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Tipo documento: Dissertação
Título: (Manaã) : canoa pantaneira do Rio Paraguai : manifestação cultural na comunidade Potreiro, Cáceres, Pantanal Mato-Grossense
Autor(es): Victoriano, Celso Ferreira da Cruz
Orientador(a): Macedo, Miramy
Membro da Banca: Ferreira, Eduardo Sebastiani
Membro da Banca: Gomes, Cleomar Ferreira
Membro da Banca: Macedo, Miramy
Resumo : A presente pesquisa procura investigar o saber do pescador pantaneiro, na construção da canoa, numa perspectiva dialógica ambiental, projetada em conhecimentos e necessidades locais que favoreçam a Educação Matemática e Ambiental. O acompanhamento dos passos construtivos de uma canoa pantaneira, na região de Cáceres, MT, é o tema central deste estudo. O local da pesquisa foi na Fazenda São Bento, localidade denominada “Potreiro”, próximo ao Distrito de Vila Aparecida, antigo Bezerro Branco, que dista 50 km de Cáceres, na Estrada Estadual MT – 343, Cáceres a Barra do Bugres - MT, a 800 (oitocentos) metros das margens do rio Paraguai, Pantanal de Cáceres-MT. Pesquisa descritiva qualitativa do tipo etnográfica. Utilizou-se para o levantamento dos dados pesquisa bibliográfica e de campo, através de observação participante, entrevista aberta com registro iconográfico e gravação de áudio. Registrou-se que para fabricar a canoa o artesão utiliza o tronco de uma árvore denominada localmente de Chimbuva (Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong – Mimosaceae), que tem sua circunferência medida por um cipó onde é feita abertura, e os espaços dos bancos, a localização da proa e da popa e também do ponto de equilíbrio por meio de raciocínios lógicos matemáticos. Nesta pesquisa, registrou-se ainda o processo construtivo do remo, valendo-se da análise interpretativa nos passos da construção da canoa. Os dados apresentados suscitam do ponto de vista da matemática como também do ponto de vista da conservação ambiental, cuidados na conservação e preservação do saber cultural.
Resumo em lingua estrangeira: This research aims at investigating the knowledge of the fisherman from Pantanal in terms of the construction of the canoe in a dialogic environmental perspective projecting the local needs and knowledge in order to promote the Math and Environmental Education. The following of the constructive steps of the canoe in Pantanal, in Cáceres Mato Grosso, is the central theme of this research. The context of the study is São Bento farm, called “Potreiro” nearby Vila Aparecida District, old Bezerro Branco which is located 50 km far from Cáceres, in the Road 343 Cáceres to Barra dos Bugres in Mato Grosso, far 800 m from the Paraguay River. Qualitative descriptive research of ethnographic type. It was used for the data survey: bibliographical and field research through the participating observation; open interview with an iconographic record and tape recordings. It was registered that in order to build a canoe the hand maker uses the trunk of the tree called Chimbuva (Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong – Mimosaceae), it is measured by vines where it was cut and the spaces for the benches, the localization of the prow and the stern and also of the equilibrium point through the logical math’s reasoning. In this research we have also considered the construction process of the canoe paddle using an interpretative analysis observing the steps to build up the canoe. The data presented here evoke, from a math point of view as also from an environmental conservation point of view, care with the conservation and preservation of the cultural knowledge.
Palavra-chave: Artesão pantaneiro
Canoa
Etnomatemática
Ambiente
Palavra-chave em lingua estrangeira: Hand maker from Pantanal
Canoe
Ethnomathematics
Environmental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: VICTORIANO, Celso Ferreira da Cruz. (Manaã): canoa pantaneira do Rio Paraguai: manifestação cultural na Comunidade Potreiro, Cáceres, Pantanal Mato-Grossense. 2006. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6394
Data defesa documento: 8-Mar-2006
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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