Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6396
Tipo documento: Dissertação
Título: Escolha de cursos superiores por alunos de uma cooperativa de ensino na região do Médio Araguaia (Barra do Garças, MT)
Autor(es): Silva, Eliel Ferreira da
Orientador(a): Morgado, Maria Aparecida
Membro da Banca: Magalhães, Roseane
Membro da Banca: Motta, Manoel Francisco de Vasconcelos
Membro da Banca: Morgado, Maria Aparecida
Resumo : O objetivo da pesquisa foi identificar os critérios considerados relevantes por alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola cooperativa de Barra do Garças – MT quanto as suas escolhas profissionais. Baseado na teoria vocacional de BOHOSLAVSKY levantou-se as principais influências que fatores internos e externos contribuíram para a direção profissional. Como metodologia, buscou-se conhecer o perfil sócio-econômico das famílias de vinte e oito alunos enquanto terceiro ano da COOPEMA (Cooperativa de Ensino do Médio Araguaia) em 2005, para, em seguida, entrevistá-los no ano seguinte quando ingresso nas faculdades da reunião Centro – Oeste. Participaram da pesquisa, nesta segunda fase, quatorze alunos que já freqüentavam universidades. Utilizou-se de entrevistas semi-estruturada individualmente nos meses de janeiro a março de 2006. O resultado mostrou que a escola cooperativa não contribuiu significantemente para o direcionamento da escolha profissional, por que a da escolha já estava determinada no repertório do aluno por toda a trajetória de vida em família e relacionamento com seus pares. A estrutura da escola agiu como mais um elemento de reforço para as escolhas.
Resumo em lingua estrangeira: The objective of the research was to identify the criteria considered relevant by third – year student of a cooperative secondary school in Barra do Garças – MT of Brazil regarding their professional choices. Based on the vocational theory of Bohoslavsky, the principal external and internal factors that could influence the professional orientation were gathered. The methodology used looked to investigate the socio – economic profile of the families of twenty eight third year students of the are COOPEMA (Coopertiva de Ensino do Médio Araguaia) in 2005. Then the next year, the students were interviewed while attending their fist year of university in the central west region of Brazil. During this second phase, individual semi directed interview were done with fourteen student already attending university in the region between the month of January and March of 2006. The results show that the fact that these students attended a cooperative secondary school does not influence significantly their professional orientation. Rather, the principles off the university shidy were determined by the students’ antecedents their family life trajectory and their relation with their pairs. The ancture of the cooperative school helped as an extra reinforcement of those choices.
Palavra-chave: Juventude
Cooperativas de ensino
Escolha de carreira
Orientação educacional
Palavra-chave em lingua estrangeira: Youth
Cooperative school
Career choice
Educational orientation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: SILVA, Eliel Ferreira da. Escolha de cursos superiores por alunos de uma cooperativa de ensino na região do Médio Araguaia (Barra do Garças, MT). 2006. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6396
Data defesa documento: 1-Sep-2006
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2006_Eliel Ferreira da Silva.pdf468 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.