Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6397
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorQuadros, Imara Pizzato-
dc.date.accessioned2025-01-30T19:35:34Z-
dc.date.available2006-06-09-
dc.date.available2025-01-30T19:35:34Z-
dc.date.issued2006-06-09-
dc.identifier.citationQUADROS, Imara Pizzato. Tecendo educação ambiental para escola com alunos e alunas de Limpo Grande (Várzea Grande, Mato Grosso). 2006. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6397-
dc.description.abstractThe present work was realized with the sudents from “Limpo Grande” School, situated in “Várzea Grande”, “Mato Grosso”. This class was formed by 19 components (students) and it configured in a “multi-series” class, from the Elementary School. The main objective was to study the knowledge of the people who did not have a chance to learn about the Environment as a fertile ground for the Environmental Education to be given in the School Education. The subject of this research was dealt with a theorical picture whose frame was the Environment Education, in a permanent conjunction with the idea of the “Local” Knowledge, that is cultural and Education constitutes an important part. It was used as a methodic “base” the focal instruments of retraction: Drawing (as a non-verbal subject) and a Walking in the idea of the informal collocation in the process of learning. Both activities had disclosed that in the bulge on the infantile knowledge it has constructed and incorporated conceptions already existent from our Environment even though it was not a clear concept from the ready and the finished one and critical, it is though a concept. Product that made it clear to the possibility of the students being able to leave that infantile notion and to head to the roots of the Environmental Education inside the school. All this knowledge perceived in this process of investigation was understood as a sensibilizing, in a matter of a non scholarized knowledge and the scholarized knowledge, offeering voice, the guarantee from being of the child in the local culture and in the bigger discussions about the Envirionment equilibrium and conservation, the biodiversity and the “cultural” indentity.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2024-12-03T14:11:38Z No. of bitstreams: 1 DISS_2006_Imara Pizzato Quadros.pdf: 6325527 bytes, checksum: 881e9944e20131a2738465d11cd9fd67 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-01-30T19:35:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2006_Imara Pizzato Quadros.pdf: 6325527 bytes, checksum: 881e9944e20131a2738465d11cd9fd67 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-30T19:35:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2006_Imara Pizzato Quadros.pdf: 6325527 bytes, checksum: 881e9944e20131a2738465d11cd9fd67 (MD5) Previous issue date: 2006-06-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTecendo educação ambiental para escola com alunos e alunas de Limpo Grande (Várzea Grande, Mato Grosso)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCulturapt_BR
dc.subject.keywordEducação escolarpt_BR
dc.subject.keywordMeio ambientept_BR
dc.contributor.advisor1Guarim Neto, Germano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8969553047461469pt_BR
dc.contributor.referee1Guarim Neto, Germano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8969553047461469pt_BR
dc.contributor.referee2Januário, Elias Renato da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2908573133487675pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho foi realizado com alunos e alunas da Escola de Limpo Grande, localizada no município de Várzea Grande, no estado de Mato Grosso. A sala participante compunha dezenove alunos e se configurava em uma sala multisseriada, do Ensino Fundamental. O objetivo foi estudar o saber não escolarizado (local) dos estudantes sobre Meio Ambiente como um solo fértil para a Educação Ambiental se dar na Educação Escolar. O tema deste trabalho de pesquisa foi tratado dentro de um quadro teórico, cuja moldura, foi a Educação Ambiental, em permanente conjunção com a questão do Saber Local/ Nãoescolarizado, que é cultural e a Educação se constitui parte importante. Utilizou-se como base metodológica os instrumentos focais de recolha: Desenho (como dado não-verbal) e Caminhada na idéia de conversa informal com os discentes da escola. Ambas as atividades revelaram que no bojo do saber infantil há concepções já construídas e incorporadas sobre Meio Ambiente, embora não de forma clara no sentido conceitual pronto e acabado, e nem crítico, mas se presentifica a idéia de um conceito. Produto que se desvelou patente à possibilidade de se poder partir da noção inicial infantil e rumar ao enraízamento da Educação Ambiental na escola. Todo este conhecimento percebido neste trajeto investigatório foi entendido como sensibilizador, num diálogo entre o saber não escolarizado e o escolarizado, oferecendo voz, garantia ao jeito de ser criança na cultura local e nas discussões maiores de equilíbrio e conservação ambiental, biodiversidade e da identidade cultural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Culturept_BR
dc.subject.keyword2Pertaining to school educationpt_BR
dc.subject.keyword2Environmentpt_BR
dc.contributor.referee3Gomes, Cleomar Ferreira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0686803544879354pt_BR
dc.contributor.referee4Macedo, Miramy-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5319141535987029pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2006_Imara Pizzato Quadros.pdf6.18 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.