Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6397
Tipo documento: Dissertação
Título: Tecendo educação ambiental para escola com alunos e alunas de Limpo Grande (Várzea Grande, Mato Grosso)
Autor(es): Quadros, Imara Pizzato
Orientador(a): Guarim Neto, Germano
Membro da Banca: Guarim Neto, Germano
Membro da Banca: Januário, Elias Renato da Silva
Membro da Banca: Gomes, Cleomar Ferreira
Membro da Banca: Macedo, Miramy
Resumo : O presente trabalho foi realizado com alunos e alunas da Escola de Limpo Grande, localizada no município de Várzea Grande, no estado de Mato Grosso. A sala participante compunha dezenove alunos e se configurava em uma sala multisseriada, do Ensino Fundamental. O objetivo foi estudar o saber não escolarizado (local) dos estudantes sobre Meio Ambiente como um solo fértil para a Educação Ambiental se dar na Educação Escolar. O tema deste trabalho de pesquisa foi tratado dentro de um quadro teórico, cuja moldura, foi a Educação Ambiental, em permanente conjunção com a questão do Saber Local/ Nãoescolarizado, que é cultural e a Educação se constitui parte importante. Utilizou-se como base metodológica os instrumentos focais de recolha: Desenho (como dado não-verbal) e Caminhada na idéia de conversa informal com os discentes da escola. Ambas as atividades revelaram que no bojo do saber infantil há concepções já construídas e incorporadas sobre Meio Ambiente, embora não de forma clara no sentido conceitual pronto e acabado, e nem crítico, mas se presentifica a idéia de um conceito. Produto que se desvelou patente à possibilidade de se poder partir da noção inicial infantil e rumar ao enraízamento da Educação Ambiental na escola. Todo este conhecimento percebido neste trajeto investigatório foi entendido como sensibilizador, num diálogo entre o saber não escolarizado e o escolarizado, oferecendo voz, garantia ao jeito de ser criança na cultura local e nas discussões maiores de equilíbrio e conservação ambiental, biodiversidade e da identidade cultural.
Resumo em lingua estrangeira: The present work was realized with the sudents from “Limpo Grande” School, situated in “Várzea Grande”, “Mato Grosso”. This class was formed by 19 components (students) and it configured in a “multi-series” class, from the Elementary School. The main objective was to study the knowledge of the people who did not have a chance to learn about the Environment as a fertile ground for the Environmental Education to be given in the School Education. The subject of this research was dealt with a theorical picture whose frame was the Environment Education, in a permanent conjunction with the idea of the “Local” Knowledge, that is cultural and Education constitutes an important part. It was used as a methodic “base” the focal instruments of retraction: Drawing (as a non-verbal subject) and a Walking in the idea of the informal collocation in the process of learning. Both activities had disclosed that in the bulge on the infantile knowledge it has constructed and incorporated conceptions already existent from our Environment even though it was not a clear concept from the ready and the finished one and critical, it is though a concept. Product that made it clear to the possibility of the students being able to leave that infantile notion and to head to the roots of the Environmental Education inside the school. All this knowledge perceived in this process of investigation was understood as a sensibilizing, in a matter of a non scholarized knowledge and the scholarized knowledge, offeering voice, the guarantee from being of the child in the local culture and in the bigger discussions about the Envirionment equilibrium and conservation, the biodiversity and the “cultural” indentity.
Palavra-chave: Cultura
Educação escolar
Meio ambiente
Palavra-chave em lingua estrangeira: Culture
Pertaining to school education
Environment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: QUADROS, Imara Pizzato. Tecendo educação ambiental para escola com alunos e alunas de Limpo Grande (Várzea Grande, Mato Grosso). 2006. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6397
Data defesa documento: 9-Jun-2006
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2006_Imara Pizzato Quadros.pdf6.18 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.