Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6399
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A aprendizagem da docência de professoras que atuam no 1º e 2º ciclos do ensino fundamental |
Autor(es): | Damasceno, Kelly Katia |
Orientador(a): | Monteiro, Filomena Maria de Arruda |
Membro da Banca: | Monteiro, Filomena Maria de Arruda |
Resumo : | Esta pesquisa tem por objetivo investigar como as professoras que atuam no 1º e 2º ciclos do ensino fundamental constroem/reconstroem a aprendizagem da docência. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, realizada com seis professoras de uma escola da rede estadual de ensino no município de Várzea Grande. Os principais instrumentos utilizados para a coleta de dados foram narrativas escritas e orais. O referencial teórico ancora-se na literatura sobre: aprendizagem da docência, formação de professores, conhecimento docente e, ainda, sobre a utilização de narrativas como estratégia reflexiva e investigativa. Considerando a literatura utilizada, buscamos apoio em vários teóricos internacionais e nacionais, Knowles & Cole (1994), Marcelo (1999), Imbernón (2004), Nóvoa (1992), Shulman (2004), Mizukami et al. (2002), Monteiro (2003), Arroyo (2003), Freitas (2004), entre outros. A análise dos dados possibilitou a configuração de dois eixos temáticos: o primeiro, denominado “Os diferentes contextos formativos”. Consideramos aspectos identificados nesses contextos tais como: as experiências (pessoal, profissional, institucional e organizacional), a formação inicial (magistério e pedagogia) e a formação contínua, vivenciadas pelas professoras pesquisadas. No segundo eixo, denominado “O contexto de atuação das professoras pesquisadas: o ciclo”, consideramos os seguintes aspectos: a formação das professoras pesquisadas para atuar num contexto organizado por ciclos, as condições de trabalho, a organização do trabalho em sala de aula e os conhecimentos necessários à atuação docente. Desse modo, os resultados alcançados revelaram que a construção/reconstrução das aprendizagens da docência das professoras-pesquisadas, configurou-se como um processo contínuo, que acompanha todo o seu percurso pessoal e profissional, permeado de experiências vivenciadas em diferentes contextos. Revelaram, ainda, que a aprendizagem da docência foi construída de forma diferenciada, tendo em vista as diferenças nas histórias pessoais e profissionais, nos percursos de formação e experiência nas atuações no contexto do ciclo, assim, as aprendizagens vão sendo desencadeadas pela contribuição dos pares, contexto específico, pelas exigências e necessidade de novos conhecimentos docentes. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research aims at investigating how the teachers who teach in first and second cycles of basic education construct and reconstruct the teaching learning process. This study is classified like an investigation of qualitative type, carried out with six teachers of a primary school in Varzea Grande, state of Mato Grosso, in Brazil. The main instruments used for the data gathering were written and verbal narratives. The theoretical bases are anchored in literature about teaching learning and teachers’ formation and teachers’ knowledge and also the use of narratives as a mean of reflexive and investigative strategies. were also used. Based on the given literature we also counted on with some international and national theoreticians as Knowles & Cole (1994), Marcelo (1999), Imbernón (2004), Nóvoa (1992), Shulman (2004), Mizukami et. al. (2002), Hunter (2003), Arroyo (2003), Freitas (2004), among others. The analysis of the data reveiled the configuration of two thematic axles: the first axle, named "the different formative contexts", we consider aspects, such as: the experiences (personal, professional, institucional and organizacional), the initial formation (teaching and pedagogic) and the continuous formation deeply experienced by the studied teachers.The second axle, named "the context of the studied teachers ‘performance: the cycle",we consider the following aspects: the formation of the studied teachers for acting in a context organized for cycles, the conditions of teaching process the researched subjects, the necessary organization of the work in classroom and knowledge of the teaching performance. In this way, the findings revealed that the there is a continuous process that has been existing mixed by personal and professional passage of deeply experiences lived in different contexts. The findings also reveiled that the teaching learning process has been constructed of different ways, based on the differences in personal and professional histories, on the formation passages and experience, on their performances in the context of the cycles, thus, the learning process has been unchained based on the contribution of the teachers pairs, their specific context, their requirements and necessity of new teaching knowledge. |
Palavra-chave: | Aprendizagem da docência Formação de professores Narrativas Ciclos |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teaching learning Formation of teachers Narratives Cycles |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | DAMASCENO, Kelly Katia. A aprendizagem da docência de professoras que atuam no 1º e 2º ciclos do ensino fundamental. 2006. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2006. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6399 |
Data defesa documento: | 14-Jul-2006 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2006_Kelly Katia Damasceno.pdf | 432.99 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.