Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6401
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Alfabetização na escola primária em Diamantino - Mato Grosso (1930 a 1970) |
Autor(es): | Amâncio, Lázara Nanci de Barros |
Orientador(a): | Amâncio, Lázara Nanci de Barros |
Membro da Banca: | Amâncio, Lázara Nanci de Barros |
Resumo : | O estudo objetivou contribuir para a construção de uma história da Alfabetização em Diamantino – MT, por meio da localização de fontes que permitiram a compreensão e análise das relações entre as normatizações (nacional e estadual), tematizações (produções teóricas para a alfabetização) e as concretizações (diários de classe, relatórios de inspetores, atas e depoimento de sujeitos da época) buscando indícios de uma apropriação por parte das professoras, sujeitos da pesquisa, dessas possíveis orientações para a sua prática alfabetizadora. O marco histórico ficou em torno das décadas de 1930 a 1970, compreendido entre a vigência do Regulamento da Instrução Pública de Mato Grosso, de 1927, das Leis de Diretrizes e Bases - LDB 4.024/61 e 5.692/71. A investigação pautou-se nos pressupostos da história cultural, numa abordagem qualitativa, mediante pesquisa de fundo histórico, recorrendo ao levantamento, reunião, seleção e sistematização de fontes documentais e aos pressupostos da história oral. A análise dos dados foi realizada por meio do procedimento de análise da configuração textual, com base no conjunto de normatizações, fontes documentais e depoimento dos sujeitos envolvidos, buscando a descrição, interpretação e compreensão, da comparação e cruzamento de dados. Ao término da investigação, foi possível constatar que o regulamento de 1927 prescreve, para o ensino da alfabetização, o método analítico; a LDB 4.024/61, recomenda o ensino da “língua nacional”, sem enfatizar um método e a 5.692/71 orienta para o ensino da “Comunicação e Expressão”, recomendando “valorizar a leitura, a escrita e a interpretação”. Quanto às concretizações, evidenciou-se como recurso metodológico marcante na prática das professoras alfabetizadoras, no período em estudo, as cartilhas de alfabetização para o ensino da leitura, sendo que as professoras privilegiavam as lições da cartilha e suas atividades. A forma de ensinar (método) apresentou-se com algumas variações e mudanças no decorrer do período em estudo, com predominância do método de orientação sintética, provavelmente em função da liberdade de escolha e da forma singular com que cada professora ensinava, o que revela poucos indícios ou vestígios de uma apropriação das normatizações para a prática das professoras diamantinenses. |
Resumo em lingua estrangeira: | The study objected contribute for an alphabetization’s history formstion in Diamantino-MT, by the way of localization of the fonts that allowed the comprehension and analisys of the relations between the patterns (national and statual), subjects (theoretical produtions for the alphabetization) and the concretization (class diaries, statement of the inspector, register and declaration of the time subjects) searching rescues of a apropriation by the part of the teachers, subjects of the research, theses possibles orientations for your alphabetization practice. The historic mark remains in the turn of the decade of 1930 to 1970, comprehended between at the current of the Rule of the Public Instruction of Mato Grosso, from 1927, from that Laws of the Directrises and Basis – LDB 4.024/61 and 5.692/71.The investigation staffed in the pressupost of the cultural history, in a qualitative approach, by means of a research of historical profound, recoursing to a stand up, reunion, selection and a sistematization of the documental fountains and the pressupost of the spoken history.The dates analysis was realizated by the way of conduct of the analyses of the text configuration, in the basis on the conjoint of the normatizations, documental fountains, and the declaration of the involved subjects, searching the description, interpretation and comprehension, of that comparison and crossing of the dates. In the finish of the investigation, was possible to be known that the rule of 1927 prescribe, for the alphabetization instruction, the analitic method; the LDB 4.024/61, advise the instruction of the “national language”, without show a method and the 5.692/71 directs for the instruction of the “Comunication and the Expression”, advising “ value the reading, writing and the interpretation”.About the concretizations, evidenced like methodological recourse of note in the practice of the alphabetizator’s teachers, in the period in study, the books of alphabetization for the teaching of the reading, being that the teachers favored the books lesson and their activities.The way to teach (method) show with some variations and changes elapsed in the study period, with prevail the method of synthetical orientation, probability in function of the choice liberty and the singular way that each teacher teachs, whats reveal few indiciums or traces of a appropriate normatization for the practice of the diamantinenses teachers. |
Palavra-chave: | Alfabetização Escola primária Ensino da leitura e da escrita Métodos Cartilhas Normatização |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Alphabetization Primal school Instruction of the reading and writing Methods Books Normatization |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | SOUZA, Terezinha Fernandes Martins de. Alfabetização na escola primária em Diamantino - Mato Grosso (1930 a 1970). 2006. 260 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2006. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6401 |
Data defesa documento: | 25-Mai-2006 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2006_Terezinha Fernandes Martins de Souza.pdf | 5.33 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.