Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6402
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Experiências de leitura de leitores jovens de uma escola pública de Cuiabá Mato Grosso |
Autor(es): | Leite, Rosana Campos |
Orientador(a): | Oliveira, Ana Arlinda de |
Membro da Banca: | Oliveira, Ana Arlinda de |
Resumo : | A presente dissertação trata da relação entre leitura e leitores jovens dos primeiros anos do Ensino Médio de uma escola pública de Cuiabá-MT. Por isso, a investigação sobre práticas e gestos de leitura constitui-se como foco central para que se possa examinar experiências e gostos relacionados ao ato de ler. Foi feita uma breve revisão da literatura, onde se procurou estudar pensadores que de modo significativo abordaram, ou trataram ainda que indiretamente, a questão da leitura e das práticas de leitura. As questões orientadoras da pesquisa são: Qual é o lugar e o significado das experiências de leitura para cada indivíduo? Quais práticas de leitura caracterizam a juventude? O que pensam jovens leitores sobre suas experiências de leitura? Como é o universo leitor do jovem em relação as práticas de leitura evidenciadas em outras épocas? Para tal, desenvolvemos um capitulo que trata sobre a história da juventude, fazendo recortes desde a juventude na Grécia Antiga até os dias atuais. O capítulo seguinte procurou trabalhar o conceito de leitor e suas formas de ler. A pesquisa foi realizada em Cuiabá e durante um bimestre foram coletados dados através do uso de entrevistas em questionários semi-abertos e fechados visando desvelar sujeitos leitores na juventude. Mesmo vivendo hoje um cotidiano que insiste em reafirmar as dificuldades em encontrar o jovem leitor ou o aluno leitor, e principalmente próximo à literatura e aos livros, percebe-se que as experiências de leitura de cada um são significativas. As leituras da juventude carregam, portanto, um referencial essencial para a formação do leitor adulto. Pretendemos com este trabalho buscar verificar práticas de leitura por quais se orientam os jovens. Práticas que ocorrem nos espaços da escola ou situações particulares e privadas de leitura apontam-nos um pouco sobre as escolhas de leitura. Estas marcadas por situações de encantamento, distração e fuga do presente. Mas também, orientadas e desenvolvidas por um caminho da obrigatoriedade e do dever presente no cotidiano escolar. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present dissertation deals with the relation between reading and young readers from first years in a secondary public school located in Cuiabá-MT. So the investigation about reading practice and reading gesture means the central focus to examine the experience and tastes related to the reading act. A brief revision of literature was made, in witch the mainly those philosophers were study in a significant way focused or at least deal with, even in an indirect way, the reading and reading practice purpose. The research was guided by the following questions: What is the place and the meaning of reading experiences to each person? Which reading practice characterize the youth teenagers? What do young people think about their reading experiences? How is universe from de young reader according to the reading practice evidenced from other time? For it, we developed a chapter dedicated to the history of youth from the teenagers who lived in Greece until up to day. The following chapter tried to show the concept of reader and his way of reading. This research was done in Cuiabá and during a school bimester were collected informations though the interviews with questionnaire and subjective open questions trying to show readers and their readings in the youth. Even though living today a routine that insist in restate the difficulty to find a young reader or a reader student, and especially close to the literature and the books, we can note that reading experiences from each one are significant. The youth readings carry, so, an essential reference to the adult reader education. We intend with this work research to check the reading practice that the young follow in their lives. Practices that happen between the spaces from the school or particular situation and private reading show us a little about their readings choices. These readings are evidently by delighted situations, distraction and escape from the present. But it is shows and developed by an obligation way and the homework present on the school routine. |
Palavra-chave: | Experiências de leitura Leitores e literatura infanto-juvenil |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Reading experiences Readers and youth literature |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | LEITE, Rosana Campos. Experiências de leitura de leitores jovens de uma escola pública de Cuiabá Mato Grosso. 2007. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2007. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6402 |
Data defesa documento: | 2007 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2007_Rosana Campos Leite.pdf | 983.31 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.