Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6403
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Gestão escolar : interculturalidade e protagonismo na Escola Indígena Cadete Adugo Kuiare |
Autor(es): | Mendonça, Terezinha Furtado de |
Orientador(a): | Secchi, Darci |
Membro da Banca: | Secchi, Darci |
Membro da Banca: | Silva, Rosa Helena Dias da |
Membro da Banca: | Torres, Artemis Augusta Mota |
Resumo : | Esta dissertação trata da gestão escolar como uma prática pedagógica intercultural. Tem como cenário a comunidade indígena Bóe-Bororo de Córrego Grande, localizada no município de Santo Antonio do Leverger, em Mato Grosso. A pesquisa procurou compreender e explicitar o sentido atribuído à escola pelo povo Bóe-Bororo, bem como identificar os objetivos e as estratégias adotadas para implementar um processo de gestão coletiva, caracterizada como uma experiência inovadora no âmbito da educação escolar indígena. Ao tratar da temática da gestão intercultural na aldeia Córrego Grande, percebemos que os Bóe-Bororo atualmente consideram a escola como uma instituição prioritária e essencial para o seu desenvolvimento e para a reafirmação do seu protagonismo. A gestão intercultural da escola nasce no âmbito da comunidade e se expressa por meio da decisão colegiada acerca da escolha de professores, pela elaboração coletiva do projeto político pedagógico, pela eleição dos seus gestores e pela atuação do conselho comunitário. Esse diálogo entre as organizações comunitárias e as instituições do poder público contribui para a consolidação do protagonismo indígena no campo da educação e de outros interesses da comunidade. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho priorizou a observação dirigida, entrevistas e outras técnicas utilizadas em estudos de natureza etnográficas, como as caminhadas horizontais, história de vida e pesquisa-ação. Embora se trate de estudo de caso, a pesquisa pretende contribuir para a discussão e disseminação de iniciativas de gestão consideradas culturalmente apropriadas e administrativamente viáveis e que possam ser adotadas em outras realidades similares. |
Resumo em lingua estrangeira: | This dissertation deals with management pertaining to school as na intercultural pedagogical pratie. It has scenery the indian com munity Bóe – Bororo from Córrego Grande, located at Santo Antônio do Leverger town, in Mato Grosso. The research looked to understand and to explicit the sense attributed to the school by the Bóe – Bororo people, as well identifying the objetives and the strategies adapted to implement a process of collective management, charaeterized as an innovative esperience in extent of the indian school education. When dealing with the thematic one of the intercultural management in the village Córrego Grande, we perclive that Bóe – Bororo nowadays consider the school as a priority institution and essential for their development and for the reaffirmation of their protagonism. The intercultural management of the school borns in the community ´s extent and expresses it self by means of the student body decision concerning the choice of professors, for the cellctive preparation of the politician pedagogical project for the election their manager and for the performance dialogue beturcen the communitariam organizations and the institution of the public power contributes for the consolidation of indian protogonism in the field of education and others interests of the community. The methodology used for the accomplishment of this work prioritized the directed comment entreviews and others techiniques used in studies of etnografy natures as the horizontal walked ones, history of life an Action – research. Although it deals with case study, the research intends to contribute with the dicussion and administrativily vailable considered initiatives of management abd that can be adopted in other similar realities. |
Palavra-chave: | Escola indígena Gestão escolar Protagonismo Interculturalidade |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Indigen school School management Protagonism Intercultural |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | MENDONÇA, Terezinha Furtado de. Gestão escolar: interculturalidade e protagonismo na Escola Indígena Cadete Adugo Kuiare. 2006. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2006. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6403 |
Data defesa documento: | 22-Jun-2006 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2006_Terezinha Furtado de Mendonca.pdf | 831.81 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.