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http://ri.ufmt.br/handle/1/6406
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Representações sociais de um grupo de professores da Rede Municipal de Cuiabá sobre as famílias de seus alunos (2001/2002) |
Autor(es): | Araujo, Sheila de Souza |
Orientador(a): | Paredes, Eugenia Coelho |
Membro da Banca: | Madeira, Margot Campos |
Membro da Banca: | Tanus, Maria Ignez Joffre |
Membro da Banca: | Paredes, Eugenia Coelho |
Resumo : | A pesquisa foi desenvolvida em 2001/2002, com a finalidade de conhecer as representações sociais de alguns professores da rede municipal de Cuiabá, sobre as famílias de seus alunos. O referencial utilizado foi o da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici e a Teoria do Núcleo Central de Jean-Claude Abric, que permitem identificar o conteúdo e a organização dos elementos constitutivos das representações. A investigação da representação de família se mostra relevante quando se compreende sua integração na vida infantil e no contexto educacional, observando sua importância na construção do processo de vida social Os professores, que partilham experiências, reflexões e práticas sociais foram escolhidos como sujeitos da pesquisa. A amostra consta de trezentos e vinte e sete professores, dentro de um universo de seiscentos profissionais das sessenta e sete escolas municipais de Cuiabá, que trabalham com o primeiro ciclo, considerado o período de alfabetização. Para a coleta de dados utilizou-se a observação, questionário para caracterização dos sujeitos escolhidos e a técnica de associação livre. O tratamento dos dados foi feito com auxilio do software EVOC. Os resultados indicam que a participação da família é vista como positiva no processo educacional. Os professores parecem construir suas representações em dois eixos: a) na formação da família e seu vínculo com a criança; b) no relacionamento da família com a escola, destacando-se os elementos participativa e desestruturada como centrais nas suas representações. Distinguem também dois grupos familiares, um que reúne os aspectos positivos das representações, presente, preocupada e colaboradora e o outro, ausente, despreocupada e desinteressada, onde são identificados os aspectos negativos. |
Resumo em lingua estrangeira: | The research was developed in 2001/2002, in order to know the social representations of some teachers from the local county schools in Cuiabá, about the families of their students. The Theory of Social Representations of Serge Moscovici and Jean-Claude Abric’s cognitive-structural complementary theory were used as reference, which permitted to identify the content and the organization of the elements which formed the representations. The investigation of the family representation is relevant when its integration in the infant’s life and the educational context are comprehended, considering its importance in the social life building process. The teachers who share their experiences, reflections and social practise were chosen as objects in the research. The group was composed of three hundred and twenty-seven teachers, among six hundred professionals seventy-seven county schools in Cuiabá, that work with the first cycle, also known as primary school. For the data gathering were used observation, questionnaire to identify the objects chosen and the free association thecnique. To work with the data collected the software EVOC was used. The results indicate that the family participation is seen as positive in the educational process. The teachers seem to built their representations on two bases: a) in the family formation and its bound with the child; b) the relationship between the family and the school, highlighting the participative but the not estructured families as central points in their representations. Two family groups were found, one which has the positive aspects from the representations, participative, worried and helpful and the other, absent, not worried and not interrested, where the negative elements were identified. |
Palavra-chave: | Educação Psicologia social Representações sociais Psicologia educacional Família Escola |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Education Social psychology Social representations Educational psychology Family School |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | ARAUJO, Sheila de Souza. Representações sociais de um grupo de professores da Rede Municipal de Cuiabá sobre as famílias de seus alunos (2001/2002). 2002. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2002. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6406 |
Data defesa documento: | 13-Nov-2002 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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