Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6408
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A metodologia de projetos do programa A União Faz a Vida na educação física : possibilidades de uma prática pedagógica |
Autor(es): | Pondé, Gislaine Lisboa |
Orientador(a): | Moreira, Evando Carlos |
Membro da Banca: | Moreira, Evando Carlos |
Membro da Banca: | Grunennvaldt, José Tarcísio |
Membro da Banca: | Ishibashi, Eliana de Toledo |
Resumo : | A Metodologia de Projetos do Programa A União Faz a Vida – PUFV é uma prática difundida em Nova Mutum, MT, desde 2005, e tem tido adesão por escolas de todas as redes como possibilidade de prática pedagógica que valoriza a cooperação e cidadania como atributos indispensáveis ao processo educativo. Mediante sua proposta de educação cooperativa, almejou-se verificar as implicações da metodologia de projetos de trabalho do PUFV nas aulas de Educação Física das escolas públicas da área urbana de Nova Mutum, MT. Especificamente, esperou-se identificar as motivações e justificativas dos professores para aderirem à metodologia de projetos, bem como compreender o significado dessa pedagogia no processo de intervenção profissional e suas consequências na aprendizagem dos estudantes; identificar as percepções dos gestores quanto à implementação da proposta da metodologia de projetos do PUFV nas aulas de Educação Física das escolas públicas da área urbana de Nova Mutum; identificar como a metodologia de projetos se apresenta nas aulas de Educação Física das escolas públicas da área urbana de Nova Mutum, MT. Como caminho metodológico que possa atender aos objetivos deste estudo, fizemos uma pesquisa de abordagem qualitativa descrita por Bogdan e Biklen (1994), de caráter descritivo e indutivo, nas escolas públicas da área urbana de Nova Mutum que aderiram ao PUFV e que atendam a partir do 2º ciclo do ensino fundamental, cujas aulas de Educação Física são ministradas por professores habilitados e que desenvolveram algum projeto no período entre 2016 e 2018. Participaram da pesquisa cinco escolas, sendo três da rede municipal e duas da rede estadual. O quadro docente foi composto por nove professores (que foram entrevistados), bem como pelos gestores que acompanharam o desenvolvimento dos projetos, a fim de que apresentassem suas percepções acerca dessa prática pedagógica. Subsidiou-se a análise dos dados por meio da Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2011), em que as unidades de registro são definidas e posteriormente organizadas em unidades de contexto, sendo organizadas e classificadas a partir de suas características em termos de homogeneidade pelo procedimento chamado “acervo”, que resulta da elaboração das categorias após a organização do conteúdo expresso nas entrevistas. Dentre os resultados, destacamos na proposta do PUFV um caminho metodológico pautado no protagonismo e participação dos alunos no desenvolvimento dos projetos, assim como numa relação interdisciplinar ainda fragilizada, porém que se encontra em processo de construção. Salientamos por meio dos dados a relevância do valor educativo do PUFV, entretanto a efetivação em termos de número de projetos se apresenta de maneira discreta nas aulas de Educação Física, marcados por respostas paradoxais em virtude do processo de assimilação e aplicação dos projetos do PUFV, o que permite inferir que a proposta mostra-se numa constante porém prematura aplicação no contexto da Educação Física escolar. |
Resumo em lingua estrangeira: | The Projects Methodology of the Program “A União Faz a Vida” (Union Makes Life) – PUFV is a widespread practice in Nova Mutum, Mato Grosso, since 2005, and has been adhered by schools from all the networks as a possibility of pedagogical practice which values the cooperation and citizenship as fundamental attributes for the educational process. Regarding its proposal of a cooperative education, it is aimed at verifying the implications of the projects methodology of PUFV’s work in Physical Education classes in public schools in the urban area of Nova Mutum, Mato Grosso. Specifically, it is expected to identify teachers’ motivations and justifications to adhere to the projects methodology, as well as how they comprehend the meaning of this pedagogy in the process of professional intervention, and it consequences for students’ learning; identifying the managers’ perceptions as to the implementation of the projects methodology of PUFV in Physical Education in public schools in the urban area of Nova Mutum, Mato Grosso. As a form of pedagogical way which can meet the goals of this study, we did a qualitative approach research, described by Bogdan and Biklen (1994), descriptive, inductive, in public schools of the urban area of Nova Mutum that adhered to PUFV and also attend from second year of Elementary School, whose Physical Education classes are given by qualified teachers, who developed some project between 2016 and 2018. Five schools participated, being three municipal ones and two state ones. The professors’ board Is composed by nine professors, who were interviewed, as well as the managers who accompanied the development of the projects, in order to present their perceptions considering this pedagogical practice, subsiding the data analysis by the Content Analysis, proposed by Bardin (2011), in which the register units are defined and organized in context units, being organized and classified according to their characteristics in terms of homogeneity by the procedure called “collection”, which results from the categories elaborated after the organization of the content expressed in the interviews. Among the results, we highlight on the purpose of the PUFV, a methodological way focused on protagonism and the participation of the students in the development of projects, as well as in an interdisciplinary relationship still fragile, however, it is in progress. We highlight by using charts and info graphs the importance of the educational value of PUFV. However, the effectiveness in terms of the number of projects presents itself in a discrete way in Physical Education classes. |
Palavra-chave: | Metodologia de projetos Programa A União Faz a Vida Educação física Práticas pedagógicas |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Projects methodology Program “A União Faz a Vida” (Union Makes Life) Physical education Pedagogical practices |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | PONDÉ, Gislaine Lisboa. A metodologia de projetos do programa A União Faz a Vida na educação física: possibilidades de uma prática pedagógica. 2019. 213 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6408 |
Data defesa documento: | 13-Fev-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2019_Gislaine Lisboa Pondé.pdf | 2.75 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.