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http://ri.ufmt.br/handle/1/6446
Tipo documento: | Tese |
Título: | Benzeção, saberes e re-existência do povo indígena Chiquitano no espaço urbano de Porto Esperidião - MT |
Autor(es): | Silva, Elidiane Martins de Brito |
Orientador(a): | Caetano, Edson |
Membro da Banca: | Caetano, Edson |
Membro da Banca: | Pinto, Benedita Celeste de Moraes |
Membro da Banca: | Costa, Janaina Santana da |
Membro da Banca: | Del Bel, Haya |
Membro da Banca: | Monteiro, Silas Borges |
Resumo : | O presente trabalho se ancora na tese de que o ofício tradicional da benzeção possibilita um espaço de produção de cuidado-cura, de saberes, de educação não escolar e de re-existências do povo indígena Chiquitano no espaço urbano de Porto Esperidião (MT) frente aos ditames coloniais/capitalistas. Trata-se do resultado de uma pesquisa científica realizada com benzedeiras e benzedores autodeclarados de origem étnica Chiquitano que produzem suas existências no contexto urbano do referido município, localizado no sudoeste mato-grossense (Brasil). Essa proposta investigativa se articula com os estudos e discussões realizados no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE) pertencente à linha de pesquisa “Movimentos Sociais, Política e Educação Popular”, vinculada ao Programa de PósGraduação em Educação (PPGE) do Instituto de Educação (IE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A pesquisa teve como objetivo analisar os saberes e as práticas educativas que são mobilizados por meio da benzeção, com a finalidade de compreender as dimensões da vida humana que se entrecruzam no trabalho, na educação, na cultura e na re-existência dessas pessoas que exercem a benzeção, frente aos conhecimentos de matriz epistemológica científica/colonial. Esta pesquisa participante (Brandão, 1983; 1986a; 1986b; 2008; 2012; 2014) teve como base e método o referencial teórico do campo do materialismo histórico-dialético (Kosik, 1976; Frigotto, 1989; Saviani, 2007; Marx, 1980, 2004; Marx e Engels, 1998, 2007). Os dados empíricos foram coletados a partir do mapeamento social das benzedeiras e benzedores Chiquitanos, de entrevistas semiestruturadas (com benzedeiras, benzedores e pessoas benzidas), de observações nas sessões de benzeção e das oficinas formativas ministradas pelas benzedeiras e benzedores indígenas na escola sobre o ofício tradicional da benzeção e a feitura de remédios caseiros. Conclui-se que a benzeção é um trabalho que diverge da perspectiva capitalista, pois produz valor de uso manifestado em práticas de cuidado-cura que possibilitam outros modos de ensinar, aprender, cuidar e intermediar a cura por meio do diálogo com outros seres humanos, com os não humanos, com a natureza, com a religião e com a cultura. São modos autênticos e insurgentes de abrir fissuras no saber capitalista ocidental que infelizmente prepondera como o único válido frente aos seus saberes tradicionais. |
Resumo em lingua estrangeira: | This work is anchored in the thesis that the traditional art of blessing opens a space for the production of care-healing, knowledge, non-school education and re-existences of the Chiquitano indigenous people in the urban space of Porto Esperidião (MT) going against colonial/capitalist precepts. This is the result of a scientific research carried out with selfdeclared male and female healers of the Chiquitano ethnic group who manage to eke out a living in the urban context of the aforementioned municipality, located in the southwest of the State of Mato Grosso (Brazil). This investigative proposal is connected to studies and discussions carried out by the Study and Research Group on Work and Education (GEPTE) which follows the research line “Social Movements, Politics, and Popular Education” linked to the Postgraduate Program in Education (PPGE) from the Institute of Education (IE) of the Federal University of Mato Grosso (UFMT). The research aimed to analyze the knowledge and educational practices that are mobilized through blessing, in order to understand the dimensions of human life that interweave in work, education, culture and the re-existence of those people who give blessings, in the light of scientific/colonial epistemological beliefs. This participatory research (Brandão, 1983; 1986a; 1986b; 2008; 2012; 2014) had the theoretical framework of the field of dialectical and historical materialism (Kosik, 1976; Frigotto, 1989; Saviani, 2007; Marx, 1980, 2004; Marx and Engels, 1998, 2007) as a basis and a method. The empirical data were gathered from social mapping of Chiquitano male and female healers, semi-structured interviews (with male and female healers and people blessed), observations in blessing sessions and training workshops led by male and female indigenous healers at the school about the traditional art of blessing and the preparation of home remedies. The key finding is that blessing is a work that diverges from the capitalist perspective because it produces value-in-use manifested in care-healing practices which comprehend other ways of teaching, learning, caring, and mediating healing through dialogue with other human beings, with non-humans, with nature, with religion, and with culture. These are authentic and insurgent ways of opening breaches in Western capitalist knowledge that unfortunately plays a dominant role over traditional knowledge. |
Palavra-chave: | Trabalho-educação Saberes re-existentes Benzeção Povo indígena Chiquitano |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Work-education Re-existing knowledge Blessing Chiquitano indigenous people |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | SILVA, Elidiane Martins de Brito. Benzeção, saberes e re-existência do povo indígena Chiquitano no espaço urbano de Porto Esperidião - MT. 2024. 239 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6446 |
Data defesa documento: | 30-Ago-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado |
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