Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6449
Tipo documento: Tese
Título: Tecnologias digitais e educação superior : elementos estruturantes para a constituição de ecologias de aprendizagem
Autor(es): Maieski, Alessandra
Orientador(a): Alonso, Kátia Morosov
Membro da Banca: Alonso, Kátia Morosov
Membro da Banca: Aragón, Rosane
Membro da Banca: Moreira, José António Marques
Membro da Banca: Moreira, Evando Carlos
Membro da Banca: Casagrande, Ana Lara
Resumo : Esta pesquisa foi pensada em virtude do desenvolvimento da emergente Cultura Digital em conexão com o uso crescente das Tecnologias Digitais em âmbito educacional, o que pode proporcionar novas possibilidades de ensino-aprendizagem, permitindo que os sujeitos explorem o conhecimento de forma mais autônoma, flexível, colaborativa, interativa e personalizada, constituindo assim espaços “ecológicos” como próprios para se aprender. Essa pesquisa doutoral foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o nº CAAE 52423321.1.0000.5690, respeitando todos os aspectos éticos, metodológicos e científicos a que se propôs e tem como problema a ser investigado de que maneira se constituem as Ecologias de Aprendizagem na Educação Superior de Mato Grosso. Defende-se a Tese de que, com o uso mais intenso das Tecnologias Digitais, novos e outros entornos de aprendizagem são (re)criados e apropriados pelos sujeitos participantes da formação, constituindo-se nos elementos que estruturam as Ecologias de Aprendizagem. As Ecologias de Aprendizagem se configuram nesta Tese em uma perspectiva integradora com elementos catalizadores para aprendizagens em rede e coletivas, em espaço e tempo diversos, ensejando tanto aprendizagens formais como informais, por meio de atividades, recursos, relações e interações em rede, ou seja, têm a ver com os ‘trânsitos’ entre o virtual e o que não está nele. Desse modo, as EA se convertem em importante marco de análise sobre as formas e dinâmicas em que diferentes sujeitos, em coletividade, organizam e se organizam para aprender. O objetivo geral foi compreender e analisar os elementos que constituem as Ecologias de Aprendizagem no contexto da Educação Superior de Mato Grosso. O recorte desta pesquisa é a Educação Superior, com os cursos, disciplinas e participantes vinculados às ofertas durante o Ensino Remoto Emergencial. Nesta pesquisa, a abordagem é qualitativa com inspiração na metodologia Etnografia Virtual, que possibilita a observação das interações sociais online e offlline entre os sujeitos, compreendendo as possibilidades da internet e a implicação de seu uso no cotidiano. O arcabouço teórico foi construído sobre conceitos fundamentais para este estudo, envolvendo discussões no campo científico e acadêmico, que abordam temas relacionados dentro do domínio investigado. A análise dos dados se alicerçou em três pilares estruturantes das Ecologias de Aprendizagem, a interação social e a mediação pedagógica; a circulação de materiais e constituição de saberes; e as Ecologias de Aprendizagem: lições (re)construídas. Como resultado, essa pesquisa oferece um substrato de possibilidades para a integração das Tecnologias Digitais nos processos de ensino-aprendizagem, indicando elementos estruturantes que constituem as Ecologias de Aprendizagem e que promovem uma Educação Superior mais dinâmica, colaborativa, comunicativa e interativa. Por fim, apresenta recomendações que podem ser pensadas e implementadas por todos os participantes, instituições, coordenações de cursos, docentes e estudantes, ampliando as potencialidades da educação na Cultura Digital.
Resumo em lingua estrangeira: This research arose from the development of the emerging Digital Culture in connection with the growing use of Digital Technologies in the educational sphere, which can provide new teaching-learning possibilities, allowing subjects to explore knowledge in a more autonomous, flexible, collaborative, interactive and personalized way, thus constituting “ecological” spaces as proper for learning. This doctoral research was approved by the Research Ethics Committee under the number CAAE 52423321.1.0000.5690, respecting all the ethical, methodological and scientific aspects to which it was proposed. It also investigates the problem of how Learning Ecologies are constituted in Higher Education in Mato Grosso. The thesis is that, with the more intense use of Digital Technologies, new and other learning environments are (re)created and appropriated by the subjects participating in the training process, constituting the elements that structure the Learning Ecologies. In this research, Learning Ecologies are configured from an integrative perspective with catalyzing elements for networked and collective learning, in different spaces and times, giving rise to both formal and informal learning, through networked activities, resources, relationships and interactions. In other words, they are concerned with 'transits' between the virtual and what is not in it. In this way, EE becomes an important framework for analysing the forms and dynamics in which different subjects collectively, organize themselves to learn. The general objective was to understand and analyze the elements that constitute Learning Ecologies in the context of Higher Education in Mato Grosso. The focus of this research is Higher Education, with the courses, disciplines and participants linked to the offerings during Emergency Remote Education. In this research, the approach is qualitative, inspired by the Virtual Ethnography methodology, which enables the observation of online and offline social interactions between subjects, understanding the possibilities of the internet and the implications of its use in everyday life. The theoretical framework was built on fundamental concepts for this study, involving discussions in the scientific and academic fields, which address related themes within the domain under investigation. Data analysis was based on the three structuring pillars of Learning Ecologies: social interaction and pedagogical mediation; the circulation of materials and the constitution of knowledge; and Learning Ecologies: (re)constructed lessons. As a result, this research offers a substratum of possibilities for integrating Digital Technologies into teaching and learning processes, indicating structuring elements that constitute Learning Ecologies and that promote more dynamic, collaborative, communicative and interactive Higher Education. Finally, it presents recommendations that can be considered and implemented by all participants, institutions, course coordinators, teachers and students, expanding the potential of education in Digital Culture.
Palavra-chave: Cultura digital
Tecnologias digitais
Educação superior
Ecologias de aprendizagem
Palavra-chave em lingua estrangeira: Digital culture
Digital technologies
Higher education
Learning ecologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: MAIESKI, Alessandra. Tecnologias digitais e educação superior: elementos estruturantes para a constituição de ecologias de aprendizagem. 2024. 278 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6449
Data defesa documento: 5-Dez-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado

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