Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6450
Tipo documento: | Tese |
Título: | A aula em perspectivas conceituais : um estado do conhecimento |
Autor(es): | Ruezzene, Gilcimar Bermond |
Orientador(a): | Alonso, Kátia Morosov |
Membro da Banca: | Alonso, Kátia Morosov |
Membro da Banca: | Severo, José Leonardo Rolim de Lima |
Membro da Banca: | Suanno, Marilza Vanessa Rosa |
Membro da Banca: | Koehler, Cristiane |
Membro da Banca: | Palma, Rute Cristina Domingos da |
Resumo : | Esta investigação se insere na da linha de pesquisa: Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas e seu objetivo central é identificar e analisar as perspectivas conceituais de aula a partir de teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) no período de 2009 a 2024. De forma sintética nos propomos em: mapear as publicações acadêmicas que incorporam a palavra "aula" em seus títulos e palavras-chave no sentido de se observar aquelas que são mais frequentes; apresentar as perspectivas conceituais de aula, incluindo as possíveis mudanças e as permanências ao longo do tempo; agrupar os trabalhos mapeados com base em suas semelhanças temáticas tendo em conta as perspectivas conceituais que eles abarcam; compreender as perspectivas conceituais de aula a partir do corpus dessa investigação; apresentar teóricos e suas contribuições para a compreensão das perspectivas conceituais de aula na atualidade. Optamos por uma pesquisa na qual utiliza a metodologia denominada estado do conhecimento, visando apresentar um panorama da temática em estudo. O corpus é composto por 18 trabalhos, sendo 10 teses e 8 dissertações, selecionados com base em critérios como título, idioma, ano de publicação e a presença da palavra "aula" nas palavras-chave. A análise dos dados foi realizada mediante fichamento, que identificou autor, título, ano de defesa, orientador, instituição, palavras-chave, metodologia utilizada e autores das referências bibliográficas de cada trabalho. Os resultados da pesquisa são apresentados em duas dimensões: descritiva e analítica. Na dimensão descritiva, os dados foram organizados e tabulados conforme as informações obtidas no fichamento. Na dimensão analítica, identificamos tendências e tensões presentes no corpus, com destaque especial para a relação entre educação, pedagogia e didática, a fim de favorecer uma compreensão aprofundada da perspectiva de aula na atualidade. Essa pesquisa contribui para o entendimento das nuances e complexidades do conceito de aula, proporcionando uma visão abrangente sobre como ele é tratado na produção acadêmica recente e suas implicações para a prática educativa. Ao final dessa pesquisa foi possível identificar que a concepção de aula, originalmente concebida na Grécia antiga, foi compreendida como um espaço livre e aberto. Durante a Idade Média, o termo passou a designar salões onde ocorria a disseminação da cultura e da erudição, os quais, eventualmente, foram integrados ao ambiente universitário. Com o crescimento da educação e a criação das instituições escolares no final do século XVII, a palavra "aulê" passou a ser utilizada no contexto formal da educação. Hoje, a aula é compreendida como uma "matéria em movimento" e considerada o "centro do processo pedagógico", na qual cada estudante pode ser guiado a incorporar o conhecimento que lhe seja pertinente (ou não). Portanto, o conceito se apresenta como algo complexo o qual engloba uma série de outros conceitos que se inter-relacionam, como educação, pedagogia e didática. Também identificamos que as perspectivas conceituais de aula encontradas ao longo dessa investigação nos sugerem que a aula tem um caráter mais filosófico que pedagógico. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research is part of the research line: School Organization, Training and Pedagogical Practices and its central objective is to identify and analyze the conceptual perspectives of the classroom based on theses and dissertations available in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) from 2009 to 2024. In summary, we set out to: map the academic publications that incorporate the word ―class‖ in their titles and keywords in order to observe those that are most frequent; present the conceptual perspectives of class, including possible changes and permanence over time; group the mapped works based on their thematic similarities, taking into account the conceptual perspectives they encompass; understand the conceptual perspectives of class based on the corpus of this investigation; present theorists and their contributions to understanding the conceptual perspectives of class today. We opted for a study using the methodology known as the state of knowledge, with the aim of presenting an overview of the subject under study. The corpus consists of 18 papers, 10 theses and 8 dissertations, selected on the basis of criteria such as title, language, year of publication and the presence of the word ―class‖ in the keywords. The data was analyzed by means of a file, which identified the author, title, year of defense, advisor, institution, keywords, methodology used and authors of the bibliographical references of each work. The research results are presented in two dimensions: descriptive and analytical. In the descriptive dimension, the data was organized and tabulated according to the information obtained in the binder. In the analytical dimension, we identified trends and tensions present in the corpus, with special emphasis on the relationship between education, pedagogy and didactics, in order to provide an in-depth understanding of the perspective of the classroom today. This research contributes to understanding the nuances and complexities of the concept of the classroom, providing a comprehensive view of how it is treated in recent academic production and its implications for educational practice. At the end of this research, it was possible to identify that the concept of the classroom, originally conceived in ancient Greece, was understood as a free and open space. During the Middle Ages, the term came to designate halls where culture and erudition were disseminated, which were eventually integrated into the university environment. With the growth of education and the creation of school institutions at the end of the 17th century, the word ―aulê‖ came to be used in the formal context of education. Today, the classroom is understood as a ―moving subject‖ and considered the ―center of the pedagogical process‖ where each student can be guided to incorporate the knowledge that is pertinent to them (or not). Therefore, the concept is presented as something complex in which it encompasses a series of other interrelated concepts, such as education, pedagogy and didactics. We also identified that the conceptual perspectives of the classroom found throughout this investigation suggest that the classroom has a more philosophical than pedagogical character. |
Palavra-chave: | Educação Aula Didática Constructos de aula Aula conceitos e entendimentos |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Education Classroom Didactics Classroom constructs Classroom concepts and understandings |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | RUEZZENE, Gilcimar Bermond. A aula em perspectivas conceituais: um estado do conhecimento. 2024. 162 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6450 |
Data defesa documento: | 16-Aug-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2024_Gilcimar Bermond Ruezzene.pdf | 1.78 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.