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http://ri.ufmt.br/handle/1/6452
Tipo documento: | Tese |
Título: | Dramaturgia da imagem : potências e ativações em cena |
Autor(es): | Horevicht, Tatiana Mendes |
Orientador(a): | Azevedo, Maria Thereza de Oliveira |
Membro da Banca: | Azevedo, Maria Thereza de Oliveira |
Membro da Banca: | Gomes, Ricardo Carlos |
Membro da Banca: | Concilio, Vicente |
Membro da Banca: | Bragagnolo, Bibiana Maria |
Membro da Banca: | Carneiro, Maristela |
Resumo : | Como se apresenta a dramaturgia da imagem no teatro contemporâneo? O presente trabalho discute a potência das imagens cênicas enquanto ativadoras de uma dramaturgia imagética. Para o debate utilizo o entendimento de dramaturgia da imagem, de modelo orgânico e mecânico, proposto por José Sànchez (2002), observando as montagens cênicas que acompanhei entre os anos de 2021 e 2022, sendo elas, A Divina Comédia | Paraíso (2022), do Teatro O Bando, e Thebes at the time of yellow fever (2022), do Odin Teatret. Em adição, verifico como a dramaturgia da imagem se apresenta na minha produção teatral nos espetáculos Cidade dos Outros (2010), Criame (2018) e EntreNãoLugares (2019). Organizei, como estratégia de abordagem, três pistas para a observação da potencialidade da dramaturgia da imagem nas obras escolhidas, as quais nomeio como: ativação da memória, ativação do virtual e ativação do imaginário. Para a construção das pistas foram empregadas as noções de memória de Henri Bergson (2006), de devir de Gilles Deleuze e Felix Guattari (2012) e a noção de imaginário desenvolvida por Gilbert Durand (1997). Por se tratar de uma pesquisa em artes, utilizo a cartografia pensada por Deleuze e Guattari (1986), e adotada por Suely Rolnik (1989), como procedimento metodológico de investigação. O percurso de investigação foi apoiado pelos cadernos de anotações e outros registros residuais das obras elencadas, buscando identificar como, no teatro contemporâneo, imagens cênicas potentes constroem uma dramaturgia da imagem. |
Resumo em lingua estrangeira: | How is image dramaturgy presented in contemporary theater? This research discusses the power of scenic images as activators of an image dramaturgy. For the discussion I use the understanding of image dramaturgy, organic and mechanical model, proposed by José Sànchez (2002), observing the scenic productions that I followed between the years 2021 and 2022, namely, A Divina Comédia | Paraíso (2022), by Teatro O Bando, and Thebes at the time of yellow fever (2022), by Odin Teatret. In addition, I check how the dramaturgy of image is presented in my theatrical production in the shows Cidade dos Outros (2010), Criame (2018), and EntreNãoLugares (2019). To create a path for debate, I organized, as an approach strategy, three clues for observing the potential of image dramaturgy in the chosen works, which I name as: activation of memory, activation of the virtual, and activation of the imaginary. To construct the tracks, Henri Bergson's (2006) notions of memory, Gilles Deleuze and Felix Guattari's (2012) notions of becoming, and the notion of imaginary developed by Gilbert Durand (1997) were used. As this is research into the arts, I use cartography designed by Deleuze and Guattari (1986), and developed by Suely Rolnik (1989), as a methodological investigation procedure. The investigation path was supported by notebooks and other residual records of the works listed, seeking to identify how, in contemporary theater, powerful scenic images construct a dramaturgy of images. |
Palavra-chave: | Teatro Dramaturgia da imagem Cartografia Modelo orgânico Modelo mecânico |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Theater Image dramaturgy Cartography Organic model Mechanical model |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea |
Referência: | HOREVICHT, Tatiana Mendes. Dramaturgia da imagem: potências e ativações em cena. 2024. [172] f. Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6452 |
Data defesa documento: | 23-Apr-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FCA - ECCO - Teses de doutorado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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