Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6463
Tipo documento: Tese
Título: A poética de Gervane de Paula : tecituras em uma perspectiva decolonial e artivista
Autor(es): Fonseca, José Henrique Monteiro da
Orientador(a): Bertoloto, José Serafim
Membro da Banca: Bertoloto, José Serafim
Membro da Banca: Santos, Juliano Batista dos
Membro da Banca: Lopes, Eliete Borges
Membro da Banca: Siqueira, Aline Wendpap Nunes de
Membro da Banca: Gonçalves, Laudenir Antonio
Resumo : Objetivou-se, no presente trabalho, uma aproximação da obra do artista plástico Gervane de Paula, dos sentidos sociais, concretos e subjetivos que esta deixa em sua poética crítica e irreverente, como sua contribuição e intervenções para as mudanças de narrativas sociais da modernidade e colonialidade, com seus desdobramentos econômicos e sociais: capitalismo, neoliberalismo e necropolítica. Tal pesquisa justifica-se pela riqueza expressiva das produções desse artista cuiabano e latino-americano, as quais apontam para as realidades sociais, muitas vezes não percebidas em nosso contexto. De caráter crítico e destemido, suas expressões denunciam as estruturas contraditórias da modernidade e interagem com a realidade irreverentemente. Aproximar de sua poética torna-se de considerável relevância pelo próprio ato de contraculturalizar o pensamento hegemônico e resistir aos padrões naturalizados enquanto únicos e verídicos. Sua poética atrela-se a uma aiesthesis (fruidez) decolonial, que não se amarra e não se vende às demandas artísticas eurocêntricas, mas dá voz ao cotidiano da periferia, às brincadeiras, às festas de santo, denuncia a violência nos centros urbanos e as injustiças políticas e sociais, como também as atrocidades do mundo capitalista contra a fauna e a flora. Quanto aos aspectos metodológicos, tal pesquisa foi de cunho qualitativo, em que se recorreu à cartografia de Deleuze e Guattari, como também de um processo iconográfico para se aproximar dos sentidos e sensibilidades de suas obras. Enquanto resultados, a partir das aproximações com suas obras, pôde-se compreender os elementos-sentidos apreendidos e vivenciados a partir dessa experiência cartográfica e iconográfica, como ideologia, preconceitos, injustiças sociais, racismo, devastação do bioma e a própria crítica de arte; abrindo possibilidades de um olhar-outro, perante o fazer arte e artivismo, e das diversidades de expressão e poéticas, imbricadas ao pensamento decolonial, tão primaz na América Latina.
Resumo em lingua estrangeira: RESUMEN: En el presente trabajo, se pretende realizar un acercamiento a la obra del artista plástico Gervane de Paula, centrándose en los significados sociales, concretos y subjetivos que su poética crítica e irreverente deja, así como su contribución e intervenciones en los cambios de narrativas sociales de la modernidad y la colonialidad, con sus ramificaciones económicas y sociales: capitalismo, neoliberalismo y necropolítica. Esta investigación se justifica por la riqueza expresiva de las producciones de este artista de Cuiabá y América Latina, que señalan realidades sociales a menudo pasadas por alto en nuestro contexto. Con un carácter crítico e intrépido, sus expresiones denuncian las estructuras contradictorias de la modernidad e interactúan con la realidad de manera irreverente. Acercarse a su poética se vuelve de considerable relevancia por el propio acto de contraculturalizar el pensamiento hegemónico y resistir a los patrones naturalizados como únicos y verdaderos. Su poética está vinculada a una aesthesis (fluidez) decolonial, que no se ata y no se vende a las demandas artísticas eurocéntricas, sino que da voz a la vida cotidiana de la periferia, a las actividades lúdicas, a las festividades religiosas, denuncia la violencia en los centros urbanos, las injusticias políticas y sociales, así como las atrocidades del mundo capitalista contra la fauna y la flora. En cuanto a los aspectos metodológicos, esta investigación fue de carácter cualitativo, recurriendo a la cartografía de Deleuze y Guattari, así como a un proceso iconográfico para aproximarse a los significados y sensibilidades de sus obras. Como resultados, a partir de las aproximaciones con sus obras, fue posible comprender los elementos-sentidos experimentados a partir de esta experiencia cartográfica e iconográfica, como la ideología, los prejuicios, las injusticias sociales, el racismo, la devastación del bioma y la propia crítica del arte; abriendo posibilidades para una mirada otra, respecto a la creación artística y el artivismo, y las diversidades de expresión y poéticas, entrelazadas con el pensamiento decolonial, tan primordial en América Latina.
ABSTRACT: In the present work, an approach to the work of the visual artist Gervane de Paula is aimed, focusing on the social, concrete, and subjective meanings that his critical and irreverent poetics leave, as well as his contribution and interventions to the changes in social narratives of modernity and coloniality, with their economic and social ramifications: capitalism, neoliberalism, and necropolitics. This research is justified by the expressive richness of the productions of this artist from Cuiabá and Latin America, which point to social realities often unnoticed in our context. With a critical and fearless character, his expressions denounce the contradictory structures of modernity and interact with reality irreverently. Approaching his poetics becomes of considerable relevance by the very act of counter-culturalizing hegemonic thought and resisting naturalized patterns as unique and truthful. His poetics is linked to a decolonial aesthesis (fluidity), which does not tie itself and does not sell out to Eurocentric artistic demands, but gives voice to the everyday life of the periphery, to the playful activities, to the saint festivities, denounces violence in urban centers, political and social injustices, as well as the atrocities of the capitalist world against fauna and flora. As for the methodological aspects, this research was qualitative in nature, resorting to the cartography of Deleuze and Guattari, as well as to an iconographic process to approach the meanings and sensitivities of his works. As results, from the approximations with his works, it was possible to understand the sensed elements experienced from this cartographic and iconographic experience, such as ideology, prejudices, social injustices, racism, devastation of the biome, and the very critique of art; opening possibilities for an-other look, regarding art-making and artivism, and the diversities of expression and poetics, intertwined with decolonial thought, so paramount in Latin America.
Palavra-chave: Gervane de Paula
Obra
Arte contemporânea
Artivismo
Decolonialidade
Palavra-chave em lingua estrangeira: Gervane de Paula
Obra
Arte contemporáneo
Artivismo
Decolonialidad
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
Referência: FONSECA, José Henrique Monteiro da. A poética de Gervane de Paula: tecituras em uma perspectiva decolonial e artivista. 2024. 207 f. Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6463
Data defesa documento: 27-Mar-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2024_José Henrique Monteiro da Fonseca.pdf6.58 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.