Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6465
Tipo documento: Tese
Título: Jikonahati : modo de ser e viver Haliti-Paresi na cultura contemporânea
Autor(es): Martins, Elias
Orientador(a): Rodrigues, Francisco Xavier Freire
Membro da Banca: Rodrigues, Francisco Xavier Freire
Membro da Banca: Grunennvaldt, José Tarcísio
Membro da Banca: Gushiken, Yuji
Membro da Banca: Marchi Júnior, Wanderley
Membro da Banca: Siqueira, Frankes Marcio Batista
Resumo : A presente produção destaca um jogo praticado pela etnia Haliti-Paresi, em que sua prática não fora secularizada pelo esporte contemporâneo. Dentro da organização sociocultural deste grupo étnico, o Jikonahati expressa saberes e valores, os quais teriam permitido aos indígenas se envolverem com estruturas e saberes não indígenas. Aprenderam a utilizar esse conhecimento a favor de sua etnicidade e modos de ser e viver. Buscou-se também compreender, a partir do nosso olhar, os saberes, os valores, as crenças, bem como os rituais que compõem o habitus deste jogo de bola interdependente do processo de formação, constituição e fomento da identidade étnica Haliti-Paresi. A partir de estudos bibliográficos, pertinentes ao contexto e para o uso nesta pesquisa qualitativa, procedemos à imersão no campo de pesquisa. Utilizando-nos da observação participante e de entrevistas semiestruturadas com cinco lideranças da aldeia Quatro Cachoeira, localizada na terra indígena Utiariti, em Campo Novo do Parecis/Mato Grosso. Além de os entrevistados revelarem mitos, saberes e um habitus, foi possível observar um jogo com a sociedade envolvente para que o Jikonahati representasse, no imaginário não indígena, uma identidade contemporânea inclusiva. As experiências com futebol profissional de um dos entrevistados, revelou saberes e valores que podem ser aprendidos. No entanto, o aprendizado não ocorreu de forma orgânica, pois lhe falta a corporeidade da infância e adolescência vivenciada dentro do grupo étnico Haliti-Paresi. Observamos que este jogo vai muito além de uma prática sistematizada com regras e modelos sistematizados de aprendizagem; o Jikonahati organizou a vida sociocultural, representado nos saberes, crenças e valores de um modo de ser e viver baseado no ensinamento do líder mítico Wazare, ao afirmar ser a cabeça que comanda o corpo.
Resumo em lingua estrangeira: The present production highlights a game practiced by the Haliti-Paresi ethnicity, in which its practice has not been secularized by contemporary sports. Within the sociocultural organization of this ethnic group, Jikonahati expresses knowledge and values that would have allowed indigenous people to engage with non-indigenous structures and knowledge. They learned to use this knowledge in favor of their ethnicity and ways of being and living. We also sought to understand, from our perspective, the knowledge, values, beliefs, as well as the rituals that make up the habitus of this interdependent ball game in the process of forming, constituting, and fostering the Haliti-Paresi ethnic identity. Through bibliographical studies relevant to the context and for use in this qualitative research, we immersed ourselves in the research field. Using participant observation and semi-structured interviews with five leaders from the Quatro Cachoeira village, located in the Utiariti indigenous land in Campo Novo do Parecis, Mato Grosso. In addition to revealing myths, knowledge, and a habitus, the interviewees also engaged in a game with the surrounding society so that Jikonahati represented, in the non-indigenous imaginary, an inclusive contemporary identity. The experiences with professional soccer of one of the interviewees revealed knowledge and values that can be learned. However, learning does not occur organically, as it lacks the corporeality of childhood and adolescence experienced within the Haliti-Paresi ethnic group. We observed that this game goes far beyond a systematized practice with rules and standardized learning models; Jikonahati organized sociocultural life, represented in the knowledge, beliefs, and values of a way of being and living based on the teachings of the mythical leader Wazare, stating that he is the head that commands the body.
Palavra-chave: Sistema sociocultural
Habitus
Jogo
Haliti-Paresi
Palavra-chave em lingua estrangeira: Sociocultural system
Habitus
Game
Haliti-Paresi
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
Referência: MARTINS, Elias. Jikonahati: modo de ser e viver Haliti-Paresi na cultura contemporânea. 2023. 165 f. Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6465
Data defesa documento: 24-Nov-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2023_Elias Martins.pdf2.5 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.