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Tipo documento: Tese
Título: O dentro é o fora : a criação nascente no pensamento de Lygia Clark
Autor(es): Magalhães, Thaís Fernanda Rocha
Orientador(a): Azevedo, Maria Thereza de Oliveira
Membro da Banca: Azevedo, Maria Thereza de Oliveira
Membro da Banca: Pimentel, Lucia Gouvêa
Membro da Banca: Cohen, Ana Paula Carvalho
Membro da Banca: Carneiro, Maristela
Membro da Banca: Leite, Mário Cezar Silva
Resumo : Esta tese propõe uma reflexão a respeito do processo criador da artista brasileira Lygia Clark. Examino os experimentos materiais, expressões recorrentes e o esforço da artista em fazer uma travessia entre a obra de arte, reduzida ao âmbito do olhar, e o objeto sensorial com capacidades potencialmente terapêuticas. Tal travessia, que constitui um processo embrionário, é parte de um contexto de rupturas com os modos tradicionais de conceber a experiência artística e seus caminhos de circulação. Aproximo as elaborações da artista das noções de paradigma estético e criação em estado nascente sugeridas por Félix Guattari (1992). Essas aproximações visam colocar em movimento modos de enunciação inerentes à ação criadora. Por esse caminho, uma hipótese para esta reflexão, a partir do princípio de criação nascente, é a de que, na trajetória de Lygia Clark, há um pensamento em arte que visa a transgressão programática dos limites da obra. Esse processo abriu um território fértil para o surgimento de diferentes modos de recriação e recepção das obras de arte. Essa hipótese dialoga com a leitura de Suely Rolnik (2018) sobre os mundos larvares deixados por Lygia Clark para a arte contemporânea. Diante dessa articulação, busco demonstrar a força do pensamento da artista que permanece como referência de experimentação de linguagens e construção de ambientes para a criação artística em toda a sua potencialidade.
Resumo em lingua estrangeira: This thesis proposes a reflection on the inventive process of Brazilian artist Lygia Clark. I examine the experiments, materials, recurring expressions and the artist's effort to make a journey between the work of art, up to the scope of the gaze, and the sensorial object with potentially therapeutic capabilities. This crossing, which constitutes an embryonic process, is part of a context of ruptures with the traditional ways of conceiving the artistic experience and its circulation paths. I bring the artist's elaborations closer to the notions of aesthetic paradigm and creation in a nascent state suggested by Félix Guattari (1992). These approaches aim to set into motion modes of enunciation inherent to creative action. Along this path, a hypothesis for this reflection, based on the principle of nascent creation, is that, in Lygia Clark's trajectory, there is a thought in art that aims at the programmatic transgression of the limits of the work. This process opened fertile territory for the emergence of different modes of recreation and reception of works of art. This hypothesis dialogues with Suely Rolnik's (2018) reading of the larval worlds left by Lygia Clark for contemporary art. Given this articulation, I seek to demonstrate the strength of the artist's thought that remains a reference for experimenting with languages and building environments for artistic creation in all its potential.
Palavra-chave: Lygia Clark
Arte contemporânea brasileira
Paradigma estético
Objetos relacionais
Estado de arte sem arte
Palavra-chave em lingua estrangeira: Lygia Clark
Brazilian contemporary art
Aesthetic paradigm
Relational objects
State of art without art
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
Referência: MAGALHÃES, Thaís Fernanda Rocha. O dentro é o fora: a criação nascente no pensamento de Lygia Clark. 2024. 250 f. Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6469
Data defesa documento: 26-Aug-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Teses de doutorado

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