Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6470
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMonteiro, Glaucos Luis Flores-
dc.date.accessioned2025-02-06T17:31:37Z-
dc.date.available2024-06-24-
dc.date.available2025-02-06T17:31:37Z-
dc.date.issued2024-04-19-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Glaucos Luis Flores. “Da Kabbalah à Pachamama”: percursos criativos de um autor fronteiriço. 2024. 180 f. Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6470-
dc.description.abstractThis doctoral thesis examines my artistic practice (from the beginning of the Cuiabana rock band Kabbalah, in the 1980s, to the present day when I seek a sound more linked to ancestral, indigenous and South American sounds) seeking to understand how the influences came about and crossings of indigenous music in this musical practice; To achieve this, the first step was to discover what this indigenous music is in our current Brazilian context. The research uses Deleuzian Cartography as a methodological direction, accepts the suggestion of Epistemic Disobedience from decolonial authors, and also fits into the proposal of Southern Epistemologies (as described by Boaventura de Sousa Santos) by assuming the practice of Ecology of Knowledge in the artistic experiment. The empirical part of the experiment involves a central authorial composition called “From Kabbalah to Pachamama”, presented at several events since 2021, in conjunction with popular social movements. The work has an artistic research part (with regard to the work Da Kabbalah à Pachamama), but it also consists of an analysis of my artistic production, that is, in the first part it is a research on art and, in another part, research through art. The results obtained, through the empirical part, responded positively to the initial, tested and investigated hypothesis that asked: is there indigenous Brazilian music? So yes, there is a wide range of contemporary indigenous musical production, with various accents (among which the author also fits), genres, degrees of ancestry, and adapted for current social networks.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-01-29T14:16:15Z No. of bitstreams: 1 TESE_2024_Glaucos Luis Flores Monteiro.pdf: 6671638 bytes, checksum: 769e112f956297c7ad3e5ec53b21c6a6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-02-06T17:31:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_2024_Glaucos Luis Flores Monteiro.pdf: 6671638 bytes, checksum: 769e112f956297c7ad3e5ec53b21c6a6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-06T17:31:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_2024_Glaucos Luis Flores Monteiro.pdf: 6671638 bytes, checksum: 769e112f956297c7ad3e5ec53b21c6a6 (MD5) Previous issue date: 2024-04-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.title“Da Kabbalah à Pachamama” : percursos criativos de um autor fronteiriçopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordMúsica contemporâneapt_BR
dc.subject.keywordPesquisa artísticapt_BR
dc.subject.keywordEpistemologias do sulpt_BR
dc.subject.keywordInterdisciplinaridadept_BR
dc.subject.keywordMúsica indígenapt_BR
dc.contributor.advisor1Palhares, Taís Helena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2765912623076079pt_BR
dc.contributor.referee1Palhares, Taís Helena-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2765912623076079pt_BR
dc.contributor.referee2Velho, Ângela Teresinha Fontana de Souza Tambara-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1532503141525377pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7250664258898448pt_BR
dc.description.resumoEsta tese de doutorado examina a minha prática artística (do início da banda de rock cuiabana Kabbalah, nos anos 1980, até os dias atuais quando busco uma sonoridade mais ligada às sonoridades ancestrais, indígenas e sul-americanas) buscando compreender como se deram as influências e atravessamentos das músicas indígenas nessa prática musical; para isso, o primeiro passo foi descobrir o que é essa música indígena no nosso atual contexto brasileiro. A pesquisa utiliza a Cartografia Deleuziana como direcionamento metodológico, aceita a sugestão da Desobediência epistêmica dos autores decoloniais, e ainda se enquadra na proposta das Epistemologias do sul (conforme descrito por Boaventura de Sousa Santos) ao assumir a prática da Ecologia dos saberes no experimento artístico. A parte empírica do experimento envolve uma composição autoral central denominada “Da Kabbalah a Pachamama”, apresentada em diversos eventos desde 2021, articuladas com movimentos sociais populares. O trabalho tem uma parte de pesquisa artística (no que diz respeito à obra Da Kabbalah à Pachamama), mas ela também consiste em uma análise da minha produção artística, ou seja, numa primeira parte é uma pesquisa sobre a arte e, noutra parte, uma pesquisa através da arte. Os resultados obtidos, através da parte empírica, responderam positivamente a hipótese inicial, testada e averiguada que questionava: existe uma música indígena brasileira? Então sim, existe uma ampla produção musical contemporânea de assinatura indígena, com vários sotaques (entre as quais o autor também se enquadra), gêneros, graus de ancestralidade, e adaptada para as atuais redes sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporâneapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Contemporary musicpt_BR
dc.subject.keyword2Artistic researchpt_BR
dc.subject.keyword2Southern epistemologiespt_BR
dc.subject.keyword2Interdisciplinaritypt_BR
dc.subject.keyword2Indigenous musicpt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Anna Maria Ribeiro Fernandes Moreira da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9565286522023443pt_BR
dc.contributor.referee4Siqueira, Aline Wendpap Nunes de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0511934507163474pt_BR
dc.contributor.referee5Bragagnolo, Bibiana Maria-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/6620836755250182pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2024_Glaucos Luis Flores Monteiro.pdf6.52 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.