Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6470
Tipo documento: | Tese |
Título: | “Da Kabbalah à Pachamama” : percursos criativos de um autor fronteiriço |
Autor(es): | Monteiro, Glaucos Luis Flores |
Orientador(a): | Palhares, Taís Helena |
Membro da Banca: | Palhares, Taís Helena |
Membro da Banca: | Velho, Ângela Teresinha Fontana de Souza Tambara |
Membro da Banca: | Costa, Anna Maria Ribeiro Fernandes Moreira da |
Membro da Banca: | Siqueira, Aline Wendpap Nunes de |
Membro da Banca: | Bragagnolo, Bibiana Maria |
Resumo : | Esta tese de doutorado examina a minha prática artística (do início da banda de rock cuiabana Kabbalah, nos anos 1980, até os dias atuais quando busco uma sonoridade mais ligada às sonoridades ancestrais, indígenas e sul-americanas) buscando compreender como se deram as influências e atravessamentos das músicas indígenas nessa prática musical; para isso, o primeiro passo foi descobrir o que é essa música indígena no nosso atual contexto brasileiro. A pesquisa utiliza a Cartografia Deleuziana como direcionamento metodológico, aceita a sugestão da Desobediência epistêmica dos autores decoloniais, e ainda se enquadra na proposta das Epistemologias do sul (conforme descrito por Boaventura de Sousa Santos) ao assumir a prática da Ecologia dos saberes no experimento artístico. A parte empírica do experimento envolve uma composição autoral central denominada “Da Kabbalah a Pachamama”, apresentada em diversos eventos desde 2021, articuladas com movimentos sociais populares. O trabalho tem uma parte de pesquisa artística (no que diz respeito à obra Da Kabbalah à Pachamama), mas ela também consiste em uma análise da minha produção artística, ou seja, numa primeira parte é uma pesquisa sobre a arte e, noutra parte, uma pesquisa através da arte. Os resultados obtidos, através da parte empírica, responderam positivamente a hipótese inicial, testada e averiguada que questionava: existe uma música indígena brasileira? Então sim, existe uma ampla produção musical contemporânea de assinatura indígena, com vários sotaques (entre as quais o autor também se enquadra), gêneros, graus de ancestralidade, e adaptada para as atuais redes sociais. |
Resumo em lingua estrangeira: | This doctoral thesis examines my artistic practice (from the beginning of the Cuiabana rock band Kabbalah, in the 1980s, to the present day when I seek a sound more linked to ancestral, indigenous and South American sounds) seeking to understand how the influences came about and crossings of indigenous music in this musical practice; To achieve this, the first step was to discover what this indigenous music is in our current Brazilian context. The research uses Deleuzian Cartography as a methodological direction, accepts the suggestion of Epistemic Disobedience from decolonial authors, and also fits into the proposal of Southern Epistemologies (as described by Boaventura de Sousa Santos) by assuming the practice of Ecology of Knowledge in the artistic experiment. The empirical part of the experiment involves a central authorial composition called “From Kabbalah to Pachamama”, presented at several events since 2021, in conjunction with popular social movements. The work has an artistic research part (with regard to the work Da Kabbalah à Pachamama), but it also consists of an analysis of my artistic production, that is, in the first part it is a research on art and, in another part, research through art. The results obtained, through the empirical part, responded positively to the initial, tested and investigated hypothesis that asked: is there indigenous Brazilian music? So yes, there is a wide range of contemporary indigenous musical production, with various accents (among which the author also fits), genres, degrees of ancestry, and adapted for current social networks. |
Palavra-chave: | Música contemporânea Pesquisa artística Epistemologias do sul Interdisciplinaridade Música indígena |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Contemporary music Artistic research Southern epistemologies Interdisciplinarity Indigenous music |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea |
Referência: | MONTEIRO, Glaucos Luis Flores. “Da Kabbalah à Pachamama”: percursos criativos de um autor fronteiriço. 2024. 180 f. Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6470 |
Data defesa documento: | 19-Abr-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FCA - ECCO - Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2024_Glaucos Luis Flores Monteiro.pdf | 6.52 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.