Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6473
Tipo documento: Tese
Título: Ópera saindo da caixa : atravessamentos decoloniais em óperas brasileiras contemporâneas
Autor(es): Dickmann, Maidi Leonice
Orientador(a): Carneiro, Maristela
Coorientador: Bragagnolo, Bibiana Maria
Membro da Banca: Carneiro, Maristela
Membro da Banca: Bragagnolo, Bibiana Maria
Membro da Banca: Soares, Teresinha Rodrigues Prada
Membro da Banca: Campos, Helen Luce
Membro da Banca: Molinari, Paula Maria Aristides de Oliveira
Resumo : A presente tese discute os tensionamentos entre elementos decoloniais e hegemônicos em óperas brasileiras contemporâneas. Para tal, foram realizados estudos sobre a constituição do pensamento colonial e decolonial, as relações de poder, ser e saber na ópera estrangeira e brasileira, trazidas e discutidas as concepções do termo ópera em obras que circulam no Brasil, bem como exponho o meu conceito de ópera. Após, foram analisadas três óperas brasileiras contemporâneas acessíveis por meio digital, que são: As Malibrans (2000), de Jocy de Oliveira, Lídia de Oxum (2019), de Lindembergue Cardoso e Ildásio Tavares e Ópera Café (2022), de Felipe Senna e Sérgio de Carvalho. As óperas estudadas têm como marco temporal as três últimas décadas e abordam temáticas decoloniais de gênero, relações étnico-raciais e subalternidade. As análises foram tratadas como uma investigação exploratória dos dados, em que são discutidas as variáveis e as relações entre elas quanto a temática e os elementos artísticos na música instrumental, na música vocal, na teatralidade, nas expressões corporais e/ou dança e nas visualidades. Os dados revelaram que no Brasil há performances operísticas em que as temáticas e os elementos artísticos foram retrabalhados, trazendo outros olhares para o contexto operístico brasileiro.
Resumo em lingua estrangeira: This thesis discusses the tensions between decolonial and hegemonic elements in contemporary Brazilian operas. To this end, studies were carried out on the constitution of colonial and decolonial thought, the relations of power, being and knowledge in foreign and Brazilian opera, the conceptions of the term opera in works circulating in Brazil were brought and discussed, and I also explain my conception of opera. Afterwards, three contemporary Brazilian operas accessible via digital media were analyzed, which are: As Malibrans (2000), by Jocy de Oliveira, Lídia de Oxum (2019), by Lindembergue Cardoso and Ildásio Tavares, and Ópera Café (2022), by Felipe Senna and Sérgio de Carvalho. The operas studied have the last three decades as a time frame and address decolonial themes of gender, ethnic-racial relations and subalternity. The analyses were undertaken as an exploratory investigation of the data, in which the variables and the relationships between them are discussed regarding the theme and artistic elements in instrumental music, vocal music, in theatricality, in body expressions and/or dance and in visuals. The data revealed that in Brazil there are operatic performances in which these themes and artistic elements were reworked, bringing other perspectives to the Brazilian operatic context.
Palavra-chave: Ópera
Ópera brasileira
Decolonialidade
Feminismos
Relações étnico-raciais e subalternidade
Palavra-chave em lingua estrangeira: Opera
Brazilian opera
Decoloniality
Feminisms
Ethnic-racial relations and subalternity
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
Referência: DICKMANN, Maidi Leonice. Ópera saindo da caixa: atravessamentos decoloniais em óperas brasileiras contemporâneas. 2023. 206 f. Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6473
Data defesa documento: 17-Oct-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Teses de doutorado

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