Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6474
Tipo documento: | Tese |
Título: | Dimensão comunicacional em práticas culturais : o modo de ser das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) em Mato Grosso |
Autor(es): | Lachowski, Gibran Luis |
Orientador(a): | Gushiken, Yuji |
Membro da Banca: | Gushiken, Yuji |
Membro da Banca: | Santos, Irinéia Maria Franco dos |
Membro da Banca: | Trinta, Aluizio Ramos |
Membro da Banca: | Araújo, Bruno Bernardo de |
Membro da Banca: | Tarnovski, Flávio Luiz |
Resumo : | Esta tese concebe as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) mediante uma abordagem que busca perceber e compreender a dimensão comunicacional nas práticas culturais efetuadas por seus participantes em Mato Grosso (Centro-Oeste do Brasil). Essa perspectiva angula a comunicação como partilha de sentidos, e não transmissão de informações, e é utilizada no estudo por meio de um processo de adaptação, naquilo que pode contribuir com o fazer comunicativo prioritariamente artesanal e interpessoal. Significa dizer que os parâmetros teológicos e sociopolíticos, predominantes na identificação das CEBs no contexto das Humanidades no Brasil e na América Latina, são, nesta tese, constitutivos mas não determinantes. Qualificadas como um modo de ser cristão no âmbito do catolicismo brasileiro, cuja emergência associa-se à luta contra a ditadura (1964-1985) e à atuação do laicato progressista, as CEBs são tomadas a partir de suas práticas culturais, também comunicacionais, correspondendo a atividades de teor ritualístico, lúdico, afetivo, reflexivo, pedagógico, artístico etc. Para empreender essa abordagem, pelo campo da Comunicação utilizo o modelo da comunicação como cultura em consonância com as perspectivas da comunicação ritual (fazer comunicativo cotidiano) e da comunicação enquanto ciência do comum (anterior e além da ideia de comunicação como mídia). Pelo campo da Cultura, recorro aos Estudos Culturais (cultura como modo de vida e produção em fluxo contínuo), à Antropologia Cultural (cultura enquanto ciência interpretativa) e à visão holística (compreensão de que o humano é parte e não centro do universo). Sob esta percepção teórica, acompanho principalmente mediante observação participante práticas culturais como reuniões de planejamento, cursos de formação, celebrações, místicas, passeatas, montagens de “altares no chão” e refeições partilhadas. A coleta/produção de dados conjuga memórias pessoais e minha proximidade com as CEBs, por meio da autoetnografia, com o acompanhamento junto aos sujeitos de pesquisa, a partir da etnografia multissituada, estendendo-se de 2016 a 2022, por várias cidades (Cuiabá, Várzea Grande, Jangada, Rondonópolis, Jaciara, Primavera do Leste, Nossa Senhora do Livramento, Cáceres, São Félix do Araguaia, Porto Alegre do Norte e Ribeirão Cascalheira). O período envolve dois momentos: 2016-2018, quando relaciono-me com as CEBs como participante, comunicador e assessor pastoral; 2019-2022, durante o doutorado, também enquanto pesquisador. Essa situação oportuniza-me o exercício de dar-me consciência sobre minha múltipla pertença quanto ao objeto de pesquisa e baliza a intepretação de dados via descrição densa. Possibilita uma percepção aproximada do conceito aplicado de prática cultural no funcionamento das CEBs em Mato Grosso: conjunto de práticas culturais que intercambiam-se, agregam-se, sugerem novas ações e embutem outras tantas. E além disso, permite compreender: a perspectiva simbólica de que comunidade, mais do que espaço físico delimitado, corresponde a “quem vem e participa”; a noção de que a dimensão identitária dos membros das CEBs compõe-se ao menos de três tipos de evocação (milenar, cultural e contemporânea), acionadas simultaneamente; e a existência de algumas práticas culturais de caráter transversal em meio à infinidade de ações pastorais, em especial a mística (atividade, atmosfera espiritual, cerne do modo de ser e experiência de Deus) e o culto aos mártires da caminhada (no contexto cotidiano e como romaria martirial). |
Resumo em lingua estrangeira: | RESUMEN: Esta tesis concibe las Comunidades Eclesiales de Base (CEBs) a través de un enfoque
que busca percibir y comprender la dimensión comunicacional en las prácticas
culturales realizadas por sus participantes en Mato Grosso (Centro-Oeste de Brasil).
Esta perspectiva considera la comunicación como un intercambio de significados, no
como una transmisión de información, y se utiliza en el estudio a través de un proceso
de adaptación, que puede contribuir con las actividades comunicativas que son
principalmente artesanales e interpersonales. Esto significa que los parámetros
teológicos y sociopolíticos predominantes en la identificación de las CEBs en el
contexto de las Humanidades en Brasil y América Latina son, en esta tesis, constitutivos
pero no determinantes. Calificadas como una forma de ser cristiano en el ámbito del
catolicismo brasileño, cuyo surgimiento está asociado a la lucha contra la dictadura
(1964-1985) y a la acción de los laicos progresistas, las CEBs se entienden a través del
ejercicio de sus prácticas culturales, también comunicacionales, correspondiendo por
tanto a actividades de carácter ritualista, lúdico, afectivo, reflexivo, pedagógico,
artístico, etc. Para abordar este enfoque, en el ámbito de la Comunicación, utilizo el
modelo de la comunicación como cultura en consonancia con las perspectivas de la
comunicación ritual (práctica comunicativa cotidiana) y la comunicación como ciencia
de lo común (antes y más allá de la idea de comunicación como medio). Respecto al
ámbito de la Cultura, recurro a los Estudios Culturales (la cultura como forma de vida y
producción en continuo flujo), la Antropología Cultural (la cultura como ciencia
interpretativa) y la visión holística (entendiendo que lo humano es parte y no el centro
del universo). Bajo esta percepción teórica, sigo principalmente a través de la
observación participante prácticas culturales como planificación de reuniones, cursos de
formación, celebraciones, místicas, marchas, montaje de “altares en el suelo” y comidas
compartidas. La recolección/producción de datos combina memorias personales y mi
proximidad a las CEBs, a través de la autoetnografía, con el seguimiento con sujetos de
investigación, basado en etnografía multisituada, que se extiende de 2016 a 2022, en
muchas ciudades Cuiabá, Várzea Grande, Jangada, Rondonópolis, Jaciara, Primavera do
Leste, Nossa Senhora do Livramento, Cáceres, São Félix do Araguaia, Porto Alegre do
Norte y Ribeirão Cascalheira). El período comprende dos momentos: 2016-2018,
cuando me relacioné con las CEBs como participante, comunicador y asesor pastoral;
2019-2022, durante el doctorado, también como investigador. Esta situación me da la
oportunidad de tomar conciencia de mi múltiple pertenencia al objeto de investigación y
orienta la interpretación de los datos a través de una descripción densa. Permite una
percepción aproximada del concepto de práctica cultural aplicado en el funcionamiento
de las CEBs en Mato Grosso: un conjunto de prácticas culturales que intercambian,
agregan, sugieren nuevas acciones e incorporan muchas otras. También posibilita
comprender: la perspectiva simbólica de que la comunidad, más que un espacio físico
delimitado, corresponde a “quien viene y participa”; y la noción de que la dimensión de
la identidad de los miembros de las CEBs se compone de al menos tres tipos de
evocación (milenaria, cultural y contemporánea), activadas simultáneamente. Además,
permite comprender la existencia de algunas prácticas culturales de carácter transversal
en medio de la infinidad de acciones pastorales, especialmente la mística (como
actividad, atmósfera espiritual, núcleo del modo de ser y experiencia de Dios) y el culto
a los mártires del camino (en el contexto cotidiano y como peregrinación martirial). ABSTRACT: This thesis conceives Base Ecclesiastical Communities (CEBs) through an approach that tries to perceive and understand the communicational dimension in the cultural practices carried out by its participants in Mato Grosso (Center-West of Brazil). Such a perspective angles communication as sharing of meanings, as opposed to the transmission of information, and it is used in this study through an adaptation process, which can contribute to communicative activities that are artisanal and interpersonal as a priority. It means that the theological and sociopolitical parameters, predominant in the identification of CEBs in the context of Humanities in Brazil and Latin America, are, in this thesis, constitutive but not determining. Qualified as a way of being Christian within the scope of Brazilian Catholicism, whose emergence is associated with the fight against the dictatorship (1964-1985) and the actions of progressive laity, the CEBs are taken from their cultural practices, also communicational, corresponding activities of a ritualistic, playful, affective, reflective, pedagogical, artistic nature etc. To undertake this approach, in the field of Communication I use the model of communication as culture in consonance with perspectives of ritual communication (daily communicative practice) and communication as a science of the common (prior to and beyond the idea of communication as media). In the field of Culture, I turn to Cultural Studies (culture as a way of life and production in continuous flow), Cultural Anthropology (culture as an interpretative science) and the Holistic Vision (understanding that the human is part and not the center of the universe). Under this theoretical perception, I follow, mainly through participant observation, cultural practices such as planning meetings, training courses, celebrations, mystics, marches, setting up “altars on the floor” and shared meals. Data collection/production combines personal memories and my proximity to the CEBs, through autoethnography, with monitoring with research subjects, based on multi-sited ethnography, extending from 2016 to 2022, across several cities (Cuiabá, Várzea Grande, Jangada, Rondonópolis, Jaciara, Primavera do Leste, Nossa Senhora do Livramento, Cáceres, São Félix do Araguaia, Porto Alegre do Norte and Ribeirão Cascalheira). The period includes two moments: 2016-2018, when I related to the CEBs as a participant, communicator and pastoral advisor; 2019-2022, during the doctorate, as a researcher. This situation gives me the opportunity to become aware of my multiple belonging to the research object and guides the interpretation of data via dense description. Therefore, it allows an approximate perception of the applied concept of cultural practice in the functioning of CEBs in Mato Grosso as a set of cultural practices that exchange, aggregate, suggest new actions and embed many others. Likewise, it allows us to understand: the ritualistic perspective that community, more than a delimited belonging, corresponds to “who comes and participates”; and the notion that the identity dimension of CEB members is made up of at least three types of evocation (millennial, cultural and contemporary), activated simultaneously. Furthermore, it makes it possible to perceive the existence of some cultural practices of a transversal nature amidst the infinity of pastoral actions, such as mysticism (activity, spiritual atmosphere, core of the CEBs way of being and experience of God) and the cult of the martyrs of the walk (in the daily context of its participants and in the specific form of the martyrdom pilgrimage). |
Palavra-chave: | Dimensão comunicacional Práticas culturais Modo de ser CEBs Mato Grosso |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Dimensión comunicacional Prácticas culturales Forma de ser CEBs Mato Grosso |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea |
Referência: | LACHOWSKI, Gibran Luis. Dimensão comunicacional em práticas culturais: o modo de ser das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) em Mato Grosso. 2023. 491 f. Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6474 |
Data defesa documento: | 5-Dec-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FCA - ECCO - Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2023_Gibran Luis Lachowski.pdf | 5.53 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.