Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6479
Tipo documento: Tese
Título: Educação e patrimônio : a gênese de representações sociais sobre o Centro Histórico de Cuiabá por crianças
Autor(es): Cunha, Jeysson Ricardo Fernandes da
Orientador(a): Andrade, Daniela Barros da Silva Freire
Membro da Banca: Andrade, Daniela Barros da Silva Freire
Membro da Banca: Costa, Alessandra David Moreira da
Membro da Banca: Nienow, Naiara dos Santos
Membro da Banca: Silva, Marijâne Silveira da
Membro da Banca: Monteiro, Filomena Maria de Arruda
Resumo : O presente estudo intenta compreender a relação da criança com os aspectos materiais, históricos e culturais do Centro Histórico de Cuiabá/MT, de modo a investigar a produção de sentidos e o compartilhamento de significados que concorrem para a gênese de representações sociais no interior do grupo de pares. O eixo norteador deste estudo, portanto, refere-se a análise das interrelações existentes entre a infância e a educação patrimonial com ênfase no Centro Histórico de Cuiabá/MT, e como este é sentido, assimilado, interpretado e apropriado pelas crianças envolvidas, de modo a delinear processos identitários conferindo significados às memórias sociais. A ancoragem teórica escolhida para o presente estudo fundamenta-se na Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 1978; 2013; Jodelet, 2001; 2002) e na abordagem ontogenética das representações sociais (Duveen, 1995; Castorina; Kaplan, 2003) em diálogo com a Teoria Histórico Cultural (Vigotski, 2006; 2009; 2010). Os estudos sobre a memória coletiva e social (Halbwachs, 2003; Sá, 2015) contribuíram no que tange ao debate sobre pensar a construção processual da memória que marca a vivência numa estreita relação com o passado. Tais escolhas permitiram pensar uma perspectiva psicossocial da Educação Patrimonial participativa (IPHAH, 2014), compreendendo os processos de conhecimento social e desenvolvimento humano em diálogo com a cultura e a memória. Complementa as discussões as perspectivas acerca da construção simbólica do Centro Histórico segundo Massey (2006; 2008), Searget (1981), Tuan (2005) e Jodelet (2005). Aborda também aspectos relacionados à Geografia da Infância (Lopes; Vasconcelos, 2005) considerando a existência de uma linguagem espacial das crianças. O desenho metodológico desse estudo assume a perspectiva psicossocial de ênfase qualitativa que, de acordo com Gunther (2006), se caracteriza pela compreensão dos fenômenos sócio-históricos no contexto em que ocorrem as relações sociais. Trata-se de um estudo de caso único (Marková, 2017) sobre a relação das crianças com o Centro Histórico de Cuiabá. Participaram deste estudo cinco crianças com idade entre sete e 12 anos. Os dados foram produzidos a partir de um passeio orientado por um roteiro narrativo no Centro Histórico de Cuiabá/MT. Os dados foram gerados pelas crianças através do uso de uma câmera de ação. Os dados foram processados pelo software de análise qualitativa ALTAS.TI e analisados compreensivamente. De modo geral, as crianças deste estudo demonstraram que o Centro Histórico de Cuiabá foi significado como sendo lugar possível para as crianças. Um lugar aberto à inovação, à criatividade e ao imprevisível. Relevaram também que a cidade é um espaço para ser vivido, compreendido e que seus tensionamentos e conflitos fazem parte da realidade a ser enfrentada com a participação das crianças. A interação das crianças demonstrou que o Centro Histórico salvaguarda testemunhos do passado vivido e é símbolo de resiliência no presente com potencial para a emergência de condições favoráveis ao processo de significação das crianças que, a partir do diálogo intergeracional, pode criar formas de cuidado, conservação e apropriação deste lugar como uma metáfora de si e essencial para a efetiva democracia. A Educação Patrimonial desenvolvida neste estudo a partir do roteiro narrativo, demonstrou ser uma estratégia pedagógica relevante ao propiciar o protagonismo das crianças, contribuindo simultaneamente para o exercício da cidadania, participação e do direito das crianças à cidade.
Resumo em lingua estrangeira: The present study aims to understand the child's relationship with the material, historical, and cultural aspects of the Historical Center of Cuiabá/MT, in order to investigate the production of meanings and the sharing of significances that contribute to the genesis of social representations within the peer group. The guiding axis of this study, therefore, concerns the analysis of the interrelations between childhood and heritage education with an emphasis on the Historical Center of Cuiabá/MT and how it is perceived, assimilated, interpreted, and appropriated by the involved children, in order to outline identity processes conferring meanings to social memories. The theoretical framework chosen for this study is based on Social Representations Theory (Moscovici, 1978; 2013; Jodelet, 2001; 2002) and the ontogenetic approach to social representations (Duveen, 1995; Castorina; Kaplan, 2003) in dialogue with the Cultural-Historical Theory (Vygotsky, 2006; 2009; 2010). Studies on collective and social memory (Halbwachs, 2003; Sá, 2015) contributed to the debate on the procedural construction of memory that marks experience in a close relationship with the past. These choices allowed for a psychosocial perspective of participatory Heritage Education (IPHAH, 2014), understanding the processes of social knowledge and human development in dialogue with culture and memory. The perspectives on the symbolic construction of the Historical Center according to Massey (2006; 2008), Searget (1981), Tuan (2005), and Jodelet (2005) complement the discussions. Also addressed are aspects related to the Geography of Childhood (Lopes; Vasconcelos, 2005), considering the existence of a spatial language of children. The methodological design of this study assumes a psychosocial perspective with qualitative emphasis, characterized by the understanding of socio-historical phenomena in the context of social relations, according to Gunther (2006). It is a single case study (Marková, 2017) on the relationship of children with the Historical Center of Cuiabá. Five children aged between seven and 12 participated in this study. Data were produced during a guided tour using a narrative script in the Historical Center of Cuiabá/MT. The children generated data using an action camera, and the data were processed using the qualitative analysis software ALTAS.TI and analyzed comprehensively. In general, the children in this study demonstrated that the Historical Center of Cuiabá was meaningful as a place for children—an open space for innovation, creativity, and unpredictability. They also revealed that the city is a space to be lived, understood, and that its tensions and conflicts are part of the reality to be faced with the participation of children. The interaction of the children showed that the Historical Center preserves testimonies of lived past and is a symbol of resilience in the present with the potential to create favorable conditions for the children's meaningmaking process. Through intergenerational dialogue, the city can foster forms of care, conservation, and appropriation as a metaphor for oneself and essential for effective democracy. The Heritage Education developed in this study through the narrative script proved to be a relevant pedagogical strategy by enabling the children's protagonism, simultaneously contributing to the exercise of citizenship, participation, and the right of children to the city.
Palavra-chave: Educação
Patrimônio
Representações sociais
Crianças
Centro Histórico
Palavra-chave em lingua estrangeira: Education
Patrimony
Social representations
Children
Historic Center
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: CUNHA, Jeysson Ricardo Fernandes da. Educação e patrimônio: a gênese de representações sociais sobre o Centro Histórico de Cuiabá por crianças. 2024. 214 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6479
Data defesa documento: 26-Fev-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2024_Jeysson Ricardo Fernandes da Cunha.pdf7.37 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.