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Tipo documento: Dissertação
Título: Assistência estudantil do IFMT - Câmpus Rondonópolis : imposições da pandemia à frágil política de permanência
Autor(es): Silva, Dilma Ferreira Leite
Orientador(a): Santos, Tânia Maria Santana dos
Membro da Banca: Santos, Tânia Maria Santana dos
Membro da Banca: Velasco, Erivã Garcia
Membro da Banca: Silva, Maisa Miralva da
Resumo : Esta dissertação tem como objetivo analisar as estratégias/ações institucionais da Assistência Estudantil do IFMT, do Câmpus de Rondonópolis, voltadas para a garantia da permanência dos estudantes durante a Pandemia de Covid-19, no período de 2020 a 2021.O interesse por este estudo foi determinado pelas inquietações resultantes da experiência profissional, vivenciada junto à Política de Assistência Estudantil. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que não exclui a recorrência aos dados quantitativos. Para concretizá-lo se recorreu, inicialmente, ao levantamento bibliográfico e documental e, em um segundo momento, a aplicação de questionários aplicados através da plataforma do google forms, na qual foi disponibilizado o link, via e-mail, aos estudantes beneficiários dos auxílios estudantis de permanência do Ensino Médio Integrado do IFMT Câmpus Rondonópolis. Assim, esta dissertação foi estruturada em três seções: 1) Educação Profissional e Tecnológica no Brasil; 2) Assistência estudantil na Rede federal; e 3) Desafios da Assistência Estudantil em tempo de pandemia. Partiu-se do entendimento de que a Assistência Estudantil tem desempenhado um papel relevante no enfrentamento das desigualdades educacionais, visando contribuir para a permanência dos estudantes e objetivando a prevenção da evasão escolar. A conclusão a que se chegou, com o presente estudo, é que apesar dos desafios postos pela conjuntura da crise sanitária, as estratégias e ações realizadas pelo IFMT, Câmpus Rondonópolis, durante a pandemia de Covid19, contribuíram para a permanência dos estudantes nos cursos.
Resumo em lingua estrangeira: This dissertation aims to analyze the institutional strategies/actions of the IFMT Student Assistance, at the Rondonópolis Campus, aimed at ensuring the permanence of students during the Covid-19 Pandemic, in the period from 2020 to 2021.The interest in this study was determined by the concerns resulting from the professional experience, lived with the Student Assistance Policy. This is a qualitative study that does not exclude the recurrence of quantitative data. To accomplish it, it was initially resorted to the bibliographic and documentary survey and, in a second moment, the application of questionnaires applied through the google forms platform, in which the link was made available, via e-mail, to the students benefiting from the student permanence aid of the Integrated High School of the IFMT Campus Rondonópolis. Thus, this dissertation was structured in three sections: 1) Professional and Technological Education in Brazil; 2) Student assistance in the federal network; and 3) Challenges of Student Assistance in times of pandemic. It was based on the understanding that Student Assistance has played a relevant role in confronting educational inequalities, aiming to contribute to the permanence of students and aiming at the prevention of school dropout. The conclusion reached with this study is that despite the challenges posed by the health crisis, the strategies and actions carried out by IFMT, Rondonópolis Campus, during the Covid-19 pandemic, contribute for the permanence of students in the courses.
Palavra-chave: Educação tecnológica
Assistência estudantil
Permanência
Palavra-chave em lingua estrangeira: Technological education
Student assistance
Permanence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Política Social
Referência: SILVA, Dilma Ferreira Leite. Assistência estudantil do IFMT - Câmpus Rondonópolis: imposições da pandemia à frágil política de permanência. 2023. 123 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6500
Data defesa documento: 27-Oct-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGPS – Dissertações de mestrado

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