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Tipo documento: Dissertação
Título: Formação em serviço social em tempos de pandemia : os direcionamentos das entidades representativas do serviço social em relação à implementação do ensino remoto emergencial
Autor(es): Corrêa, Edjane da Silva Barbosa
Orientador(a): Santos, Tânia Maria Santana dos
Membro da Banca: Santos, Tânia Maria Santana dos
Membro da Banca: Azevedo, Eva Emilia Freire do Nascimento
Membro da Banca: Pinheiro, Paulo Wescley Maia
Resumo : Os direcionamentos adotados pelas entidades representativas do Serviço Social, tais como Conselho Federal de Serviço Social-CFESS, Conselho Regional de Serviço Social-CRESS, Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social-ABEPSS e Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social-ENESSO para adoção do Ensino Remoto Emergencial-ERE na formação em Serviço Social que é o tema desta dissertação e tem como objetivo: analisar os direcionamentos das entidades representativas do Serviço Social em relação ao ensino a distância (EaD) e a implementação do ensino emergencial (ERE) que se desdobrou nos seguintes objetivos específicos: averiguar a implementação do EAD no Brasil e a mercantilização do Ensino Superior; resgatar a discussão do EAD no Serviço Social; Identificar a documentação elaborada e publicada pelas entidades representativas do Serviço acerca do ensino remoto emergencial e identificar os direcionamentos adotados pelas entidades representativas do Serviço para implementação do ensino remoto emergencial no interior dos cursos de Serviço Social. A pesquisa foi desenvolvida a partir da análise documental e bibliográfica com uma abordagem qualitativa. É um estudo exploratório e traz como resultado que as entidades representativas do Serviço Social reafirmam a defesa da formação presencial e reforçam o discurso da incompatibilidade do EaD para a formação. Assim, mantém o mesmo posicionamento em relação ao ERE. Quanto aos direcionamentos na adoção do ERE, as entidades: CFESS, CRESS, ABEPSS e ENESSO publicaram documentos nos quais fazem um chamamento à categoria profissional para debater o ERE. A partir deste debate se revelou que com a experiência de adoção do ERE demonstra as tendências de permanência com o uso das TIC ainda continuará sendo adotada como estratégias de ensino. O que tem desafiado a categoria na formação em Serviço Social é a manutenção da qualidade para que esta não diminua, uma vez que o estudo revela que o ERE proporcionou a fragmentação do ensino e um exemplo disto foi a banalização do Estágio Supervisionado.
Resumo em lingua estrangeira: The directions adopted by the entities representing the Social Service, Federal Council of Social Service-CFESS, Regional Council of Social Service-CRESS, Brazilian Association of Teaching and Research in Social Service-ABEPSS and National Executive of Social Service Students-ENESSO for the adoption of Emergency Remote Teaching-ERE in training in Social Service is the theme of this dissertation and its objective is to: Analyze the directions of Social Service representative entities in relation to distance learning-EaD and the implementation of ERE, which unfolded into the following specific objectives: to investigate the implementation of EAD in Brazil and the commodification higher education; revive the discussion of distance learning in Social Services; Identify the documentation prepared and published by the Service's, Representative entities regarding emergency remote teaching and identify the guidelines adopted by the Service's representative entities for implementing emergency remote teaching within Social Service courses. The research will developed based on documentary and bibliographic analysis with a qualitative approach. It is an exploratory study and results in the representative entities of Social Service reaffirming the defense of face-to-face training and reinforcing the discourse on the incompatibility of distance learning for training. Therefore, it maintains the positioning as ERE. Regarding the guidelines for adopting the ERE, the entities: CFESS, CRESS, ABEPSS, and ENESSO published documents calling on the professional category to debate the ERE. From this debate, it revealed that the experience of adopting ERE demonstrates the trends of permanence with the use of ICTs that will continue to adopted as teaching strategies. The major challenge of the category in Social Work training is maintaining the quality of teaching, challenges that show that the ERE teaching model has led to fragmentation in the quality of teaching, mainly the trivialization of supervised internships.
Palavra-chave: Formação profissional
Ensino à distância
Ensino remoto emergencial
Palavra-chave em lingua estrangeira: Professional training
Distance learning
Emergency remote teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Política Social
Referência: CORRÊA, Edjane da Silva Barbosa. Formação em serviço social em tempos de pandemia: os direcionamentos das entidades representativas do serviço social em relação à implementação do ensino remoto emergencial. 2023. 107 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6501
Data defesa documento: 21-Dez-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGPS – Dissertações de mestrado

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