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http://ri.ufmt.br/handle/1/6512
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Tinhorão em debate : disputas discursivas no campo de constituição e legitimação simbólica da música popular brasileira na década de 1960 |
Autor(es): | Pereira, André de Castro |
Orientador(a): | Paiva, Carlos Eduardo Amaral de |
Membro da Banca: | Paiva, Carlos Eduardo Amaral de |
Membro da Banca: | Estevinho, Telmo Antônio Dinelli |
Membro da Banca: | Fernandes, Dmitri Cerboncini |
Resumo : | O objetivo deste trabalho é identificar e analisar a atuação do agente discursivo José Ramos Tinhorão no contexto do campo de constituição e legitimação simbólica da música popular urbana no Brasil. Além disso, busca-se mensurar os impactos de seus posicionamentos na arena política e cultural, bem como captar a dinâmica das disputas discursivas existentes nesse campo e a estrutura de sentimentos amalgamada no ideário simbólico expresso por seus agentes. A partir da análise do conceito de música popular proposto por Tinhorão em seu pioneiro e basilar livro, Música Popular: Um Tema Em Debate (1966), somada à investigação do método de análise conceitual que sustentou suas argumentações em defesa da música popular “autêntica” e nacional – como o samba e o choro –, pretende-se apontar o sentido orientador de suas tomadas de posição teórica e política frente aos debates dos quais participou. Por fim, intenciona-se apresentar os elementos representativos da brasilidade revolucionária expressos na obra supracitada, que exemplifica de forma unificadora tal estrutura de sentimentos. |
Resumo em lingua estrangeira: | The aim of this study is to identify and analyze the role of the discursive agent José Ramos Tinhorão within the context of the field of symbolic constitution and legitimation of urban popular music in Brazil. Additionally, this study seeks to measure the impact of his positions in the political and cultural arena, as well as to capture the dynamics of discursive disputes within this field and the structure of feelings amalgamated in the symbolic ideology expressed by its agents. By analyzing the concept of popular music proposed by Tinhorão in his pioneering and foundational book Música Popular: Um Tema em Debate (1966), along with an investigation of the conceptual analysis method that supported his arguments in defense of “authentic” and national popular music—such as samba and choro—this study aims to elucidate the guiding principles of his theoretical and political stances in the debates in which he participated. Finally, it intends to present the representative elements of revolutionary Brazilianness expressed in the aforementioned work, which exemplifies in a unifying manner such a structure of feelings. |
Palavra-chave: | Música popular brasileira Música e política José Ramos Tinhorão Disputas simbólicas Cultura popular |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Brazilian popular music Music and politics José Ramos Tinhorão Symbolic disputes Popular culture |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
Referência: | PEREIRA, André de Castro. Tinhorão em debate: disputas discursivas no campo de constituição e legitimação simbólica da música popular brasileira na década de 1960. 2024. 143 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6512 |
Data defesa documento: | 27-Jun-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – ICHS – PPGS – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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