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dc.creatorCarvalho, Patrícia Simone da Silva-
dc.date.accessioned2025-02-11T18:39:20Z-
dc.date.available2024-01-09-
dc.date.available2025-02-11T18:39:20Z-
dc.date.issued2023-07-31-
dc.identifier.citationCARVALHO, Patrícia Simone da Silva. “O ardil da precarização”: o trabalho docente nas escolas de ensino médio em tempos de pandemia. 2023. 94 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6521-
dc.description.abstractJust like the capitalist mode of production, teaching work has been remodeled according to constant crises, and structurally it is conditioned to the implications of capitalism. In the current scenario, the centrality of formal, industrialized and salaried work is being discussed, given the emergence of various forms of marginal work, essentially caused by the change from the mostly Fordist/Taylorist model to the flexible accumulation model or commonly known as Toyotism. The informality and precariousness of teaching work gain space and imply debates about its potential in overcoming unemployment and its functionality for capital. In order to deal with the precariousness of teaching work in the times of Covid-19, with a focus on the public education network in Mato Grosso - MT, it is necessary to investigate the world of work, educational policies, teacher training, social recognition, working conditions, teachers' health, among other factors that lead us to understand the profession. Faced with these questions, this research seeks to understand the professionalization and precariousness of teaching work in public schools in MT, considering the current challenges faced during the pandemic. Throughout this study, it was possible to follow the socio-historic path of teaching work and its precariousness within the educational system. This research has an exploratory bias, combined with appropriation of qualitative approaches. The results indicate that there were advances and setbacks in the scope of teaching work in the State of Mato Grosso, and, above all, establishing mediations that allowed inscribing the concrete reality as a synthesis of multiple determinations. In short, the dynamics of capital accumulation in Mato Grosso cost the precariousness of the workforce, transforming remote teaching by hand into a perverse dynamic of exploitation and precariousness of teaching work.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-02-11T13:17:23Z No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Patrícia Simone da Silva Carvalho.pdf: 1921097 bytes, checksum: 7019241f73af2760d44af32b90db99d5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-02-11T18:39:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Patrícia Simone da Silva Carvalho.pdf: 1921097 bytes, checksum: 7019241f73af2760d44af32b90db99d5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-11T18:39:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Patrícia Simone da Silva Carvalho.pdf: 1921097 bytes, checksum: 7019241f73af2760d44af32b90db99d5 (MD5) Previous issue date: 2023-07-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.title“O ardil da precarização” : o trabalho docente nas escolas de ensino médio em tempos de pandemiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTrabalho docentept_BR
dc.subject.keywordPrecarizaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino remotopt_BR
dc.contributor.advisor1Fanta, Daniel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6463244679229288pt_BR
dc.contributor.referee1Fanta, Daniel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6463244679229288pt_BR
dc.contributor.referee2Bitencourt, Silvana Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4982831085670610pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6314383983553339pt_BR
dc.description.resumoAssim como o modo de produção capitalista, o trabalho docente tem se remodelado conforme as constantes crises, e de modo estrutural está condicionado às implicações do capitalismo. No cenário atual rediscute-se a centralidade do trabalho formal, industrializado e assalariado, visto a emergência de diversas modalidades de trabalho marginal, provocados em essência, pela alteração do modelo majoritariamente fordista/taylorista para o modelo de acumulação flexível ou comumente conhecido como Toyotismo. A informalidade e a precarização do trabalho docente ganham espaço e implicam debates acerca de sua potencialidade na superação ao desemprego e sua funcionalidade para o capital. Para tratar a precarização do trabalho docente nos tempos da Covid-19, com foco na rede pública de ensino de Mato Grosso - MT, faz-se necessário uma investigação acerca do mundo do trabalho, das políticas educacionais, da formação docente, do reconhecimento social, das condições de trabalho, da saúde docente, dentre outros fatores que nos levam a entender a profissão. Diante dessas indagações, a presente pesquisa busca compreender o trabalho e a precarização do trabalho docente nas escolas da rede pública do MT, considerando os desafios atuais enfrentados durante a pandemia. Ao longo deste estudo, foi possível trilhar o percurso sócio histórico do trabalho docente e sua precarização no âmbito do sistema educacional. Essa pesquisa é de viés exploratório, aliada a apropriação das abordagens qualitativas. Os resultados apontam que houve retrocessos no âmbito do trabalho docente no Estado de Mato Grosso, e, sobretudo, estabelecer mediações que permitiram inscrever a realidade concreta enquanto síntese de múltiplas determinações. Em suma, a dinâmica da acumulação do capital em Mato Grosso custou a precarização da força de trabalho, transformando o ensino remoto numa perversa dinâmica de exploração e precarização do trabalho docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.subject.keyword2Teaching workpt_BR
dc.subject.keyword2Precariousnesspt_BR
dc.subject.keyword2Remote learningpt_BR
dc.contributor.referee3Caetano, Edson-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0586786960992214pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGS – Dissertações de mestrado

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