Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6568
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Identidade docente na educação especial : um estudo com professoras do AEE em Nova Mutum, MT |
Autor(es): | Barbosa, Adriane Vargas |
Orientador(a): | Cotrin, Jane Teresinha Domingues |
Membro da Banca: | Cotrin, Jane Teresinha Domingues |
Membro da Banca: | Freitas, Nivaldo Alexandre de |
Membro da Banca: | Magnabosco, Molise de Bem |
Resumo : | Esta pesquisa se insere na área de Psicologia Escolar e Educacional e foca, especificamente, na Educação Especial. Compreendendo o homem como um ser histórico, social e concreto, a identidade docente é concebida como um processo de produção do sujeito que, ao longo da vida, é construída pela atividade, sendo mutável e em permanente transformação. Nessa pesquisa, a identidade é considerada a partir de uma perspectiva dialética, tendo como referencial teórico os estudos de Claude Dubar, Antônio da Costa Ciampa, Lev Semionovich Vygotsky e Alexei Leontiev. A pesquisa tem como objetivo investigar a constituição da identidade docente de professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) de escolas públicas da rede municipal e estadual de ensino do município de Nova Mutum, interior de Mato Grosso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual participaram três professoras, sendo duas de escolas municipais e uma de escola estadual. O instrumento utilizado para produção de dados para análise foi a entrevista semiestruturada individual realizada em ambiente virtual. Após a realização das entrevistas, estas foram transcritas na integra. Os dados foram analisados à luz da psicologia histórico-cultural e a técnica utilizada foi a Análise Temática, cuja discussão é feita por Virginia Braun e Victoria Clark. Os resultados apontam que a identidade docente das professoras do AEE resulta e é afetada pelas vivências pessoais com pessoas com deficiência; pela formação inicial e continuada que reverberam nas práticas pedagógicas realizadas nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM); pelos relacionamentos que estabelecem no contexto escolar a partir do espaço em que ocupam; bem como pelo sentimento de proteção e defesa dos alunos público-alvo da educação especial. |
Resumo em lingua estrangeira: | ABSTRACT: This research falls within the area of School and Educational Psychology and focuses
specifically on Special Education. Understanding man as a historical, social and concrete being,
teaching identity is conceived as a process of production of the subject that, throughout life, is
constructed by activity, being changeable and in permanent transformation. In this research,
identity is considered from a dialectical perspective, using as theoretical reference the studies
of Claude Dubar, Antônio da Costa Ciampa, Lev Semionovich Vygotsky and Alexei Leontiev.
The research aims to investigate the constitution of the teaching identity of teachers in the
Specialized Educational Service (AEE) of public schools in the municipal and state education
network in the municipality of Nova Mutum, in the interior of Mato Grosso. This is a qualitative
research in which three teachers participated, two from municipal schools and one from a state
school. The instrument used to produce data for analysis was the individual semi-structured
interview carried out in a virtual environment. After the interviews were carried out, they were
transcribed in full. The data were analyzed in the light of historical-cultural psychology and the
technique used was Thematic Analysis, whose discussion is made by Virginia Braun and
Victoria Clark. The results indicate that the teaching identity of AEE teachers results from and
is affected by personal experiences with people with disabilities; for the initial and continued
training that reverberates in the pedagogical practices carried out in the Multifunctional
Resource Rooms (SRM); for the relationships they establish in the school context based on the
space they occupy; as well as the feeling of protection and defense of students who are the target
audience for special education. RESUMEN: Esta investigación se encuadra dentro del área de la Psicología Escolar y de la Educación y se centra específicamente en la Educación Especial. Entendiendo al hombre como un ser histórico, social y concreto, la enseñanza de la identidad se concibe como un proceso de producción del sujeto que, a lo largo de la vida, se construye mediante la actividad, siendo cambiante y en permanente transformación. En esta investigación, la identidad es considerada desde una perspectiva dialéctica, utilizando como referencia teórica los estudios de Claude Dubar, Antônio da Costa Ciampa, Lev Semionovich Vygotsky y Alexei Leontiev. La investigación tiene como objetivo investigar la constitución de la identidad docente de los docentes del Servicio Educativo Especializado (AEE) de escuelas públicas de la red educativa municipal y estatal del municipio de Nova Mutum, en el interior de Mato Grosso. Se trata de una investigación cualitativa en la que participaron tres docentes, dos de escuelas municipales y uno de una estatal. El instrumento utilizado para producir datos para el análisis fue la entrevista individual semiestructurada realizada en un ambiente virtual. Una vez realizadas las entrevistas, se transcribieron íntegramente. Los datos fueron analizados a la luz de la psicología histórico cultural y la técnica utilizada fue el Análisis Temático, cuya discusión es realizada por Virginia Braun y Victoria Clark. Los resultados indican que la identidad docente de los docentes de AEE resulta y se ve afectada por experiencias personales con personas con discapacidad; por la formación inicial y continua que repercute en las prácticas pedagógicas realizadas en las Classes de Recursos Multifuncionales (SRM), por las relaciones que establecen en el contexto escolar a partir del espacio que ocupan; así como el sentimiento de protección y defensa de los estudiantes que son el público objetivo de la educación especial. |
Palavra-chave: | Identidade docente Educação especial Psicologia escolar e educacional Atendimento educacional especializado |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teaching identity Special education School and educational psychology Specialized educational service |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Referência: | BARBOSA, Adriane Vargas. Identidade docente na educação especial: um estudo com professoras do AEE em Nova Mutum, MT. 2024. 95 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6568 |
Data defesa documento: | 15-Mar-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGPsi - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2024_Adriane Vargas Barbosa.pdf | 1.6 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.