Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6613
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrunet, Jacqueline Nunes-
dc.date.accessioned2025-03-19T18:17:57Z-
dc.date.available2024-10-18-
dc.date.available2025-03-19T18:17:57Z-
dc.date.issued2024-09-04-
dc.identifier.citationBRUNET, Jacqueline Nunes. Musicalidades em baladas, canções, elegias e rondós de Manuel Bandeira. 2024. 316 f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6613-
dc.description.abstractThis research aims to comprehend the expression of literary musicalities in the modern lyrical forms of ballad, song, elegy, and rondo by Manuel Bandeira, and his effective contribution to the interdisciplinary field of poetry and music. We understand musicalities as the rhythmic and fluid product of working with sounds, images, and meanings of the signifier(s) in poetic language. To achieve this objective more broadly, a historical study of the connections between poetry and music was conducted within the Western branch, along with a diachronic study of works and precursors of lyrical forms, and a comparative analysis of each lyrical form, resulting in a corpus of twenty-nine poems. To conclude, we sought to establish connections between Bandeira’s poetics and music. This study, as a product of participation in the research group V!VA, Poesia II, was designed to fill gaps regarding the understanding of the sonorities of Bandeira’s poems. The analyzes have as a theoretical contribution contents sensitive to the relationship between language and musicality, such as those of Henri Meschonnic (1998) in the treatment of rhythm; Alfredo Bosi (1977) regarding sound temporality; Murray Schafer (1991) regarding intonation; and Nilce Martins (2008) on the expressiveness of phonemes. In the end, we confirmed that the resources that make up the implied musicalities (elements of rhythm and intonation) and the use of popular language represent the poetic-musical aspect that was so appealing to composers of Bandeira’s time and subsequent periods, which made our poet the most musical of his generationpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2025-03-18T14:46:18Z No. of bitstreams: 1 TESE_2024_Jacqueline Nunes Brunet.pdf: 2924514 bytes, checksum: 7e7c431e3c5e5b4715282c4bd38b487d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-03-19T18:17:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_2024_Jacqueline Nunes Brunet.pdf: 2924514 bytes, checksum: 7e7c431e3c5e5b4715282c4bd38b487d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-19T18:17:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_2024_Jacqueline Nunes Brunet.pdf: 2924514 bytes, checksum: 7e7c431e3c5e5b4715282c4bd38b487d (MD5) Previous issue date: 2024-09-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMusicalidades em baladas, canções, elegias e rondós de Manuel Bandeirapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordManuel Bandeirapt_BR
dc.subject.keywordMusicalidades literáriaspt_BR
dc.subject.keywordFormas líricaspt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Célia Maria Domingues da Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2279166326079570pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Célia Maria Domingues da Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2279166326079570pt_BR
dc.contributor.referee2Martinelli Filho, Nelson-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9186790476855298pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6949570801956834pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo compreender a expressão de musicalidades literárias nas formas líricas modernas, Balada, Canção, Elegia e Rondó, de Manuel Bandeira, e sua contribuição efetiva para o campo interdisciplinar poesia e música. Entendemos musicalidades como o produto rítmico e fluido do trabalho com os sons, as imagens e significados do(s) significante(s) na linguagem poética. Para alcançar esse objetivo de modo mais amplo, foram realizados, sempre dentro da vertente ocidental, um estudo histórico das conexões entre poesia e música, um estudo diacrônico de obras e precursores das formas líricas, e análise comparada de cada forma lírica, compondo um corpus de vinte e nove poemas. Para encerrar, buscamos relações da poética de Bandeira com a música. Esse estudo, como fruto da participação no grupo de pesquisa V!VA, Poesia II, foi projetado para preencher lacunas referentes à compreensão das sonoridades de poemas bandeirianos. As análises têm como aporte teórico conteúdos sensíveis à relação entre linguagem e musicalidade, como as de Henri Meschonnic (1998), no trato do ritmo; Alfredo Bosi (1977), no que se refere à temporalidade sonora; Murray Schafer (1991), no que tange à entoação; e Nilce Martins (2008), na expressividade dos fonemas. Ao final, confirmamos, nos recursos que compõem as musicalidades subentendidas (elementos do ritmo e da entoação) e no uso da linguagem popular, a porção poético-musical tão atraente aos compositores da época de Bandeira e de períodos posteriores, que fizeram de nosso poeta o mais musicado de sua geração.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Linguagens (IL)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Manuel Bandeirapt_BR
dc.subject.keyword2Literary musicalitiespt_BR
dc.subject.keyword2Lyrical formspt_BR
dc.contributor.referee3Mattos, Aclyse de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2249143507808968pt_BR
dc.contributor.referee4Soares, Teresinha Rodrigues Prada-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5500175848640333pt_BR
dc.contributor.referee5Morais, Maria Perla Araújo-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3954661608683588pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2024_Jacqueline Nunes Brunet.pdf2.86 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.