Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6613
Tipo documento: | Tese |
Título: | Musicalidades em baladas, canções, elegias e rondós de Manuel Bandeira |
Autor(es): | Brunet, Jacqueline Nunes |
Orientador(a): | Reis, Célia Maria Domingues da Rocha |
Membro da Banca: | Reis, Célia Maria Domingues da Rocha |
Membro da Banca: | Martinelli Filho, Nelson |
Membro da Banca: | Mattos, Aclyse de |
Membro da Banca: | Soares, Teresinha Rodrigues Prada |
Membro da Banca: | Morais, Maria Perla Araújo |
Resumo : | Esta pesquisa tem como objetivo compreender a expressão de musicalidades literárias nas formas líricas modernas, Balada, Canção, Elegia e Rondó, de Manuel Bandeira, e sua contribuição efetiva para o campo interdisciplinar poesia e música. Entendemos musicalidades como o produto rítmico e fluido do trabalho com os sons, as imagens e significados do(s) significante(s) na linguagem poética. Para alcançar esse objetivo de modo mais amplo, foram realizados, sempre dentro da vertente ocidental, um estudo histórico das conexões entre poesia e música, um estudo diacrônico de obras e precursores das formas líricas, e análise comparada de cada forma lírica, compondo um corpus de vinte e nove poemas. Para encerrar, buscamos relações da poética de Bandeira com a música. Esse estudo, como fruto da participação no grupo de pesquisa V!VA, Poesia II, foi projetado para preencher lacunas referentes à compreensão das sonoridades de poemas bandeirianos. As análises têm como aporte teórico conteúdos sensíveis à relação entre linguagem e musicalidade, como as de Henri Meschonnic (1998), no trato do ritmo; Alfredo Bosi (1977), no que se refere à temporalidade sonora; Murray Schafer (1991), no que tange à entoação; e Nilce Martins (2008), na expressividade dos fonemas. Ao final, confirmamos, nos recursos que compõem as musicalidades subentendidas (elementos do ritmo e da entoação) e no uso da linguagem popular, a porção poético-musical tão atraente aos compositores da época de Bandeira e de períodos posteriores, que fizeram de nosso poeta o mais musicado de sua geração. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research aims to comprehend the expression of literary musicalities in the modern lyrical forms of ballad, song, elegy, and rondo by Manuel Bandeira, and his effective contribution to the interdisciplinary field of poetry and music. We understand musicalities as the rhythmic and fluid product of working with sounds, images, and meanings of the signifier(s) in poetic language. To achieve this objective more broadly, a historical study of the connections between poetry and music was conducted within the Western branch, along with a diachronic study of works and precursors of lyrical forms, and a comparative analysis of each lyrical form, resulting in a corpus of twenty-nine poems. To conclude, we sought to establish connections between Bandeira’s poetics and music. This study, as a product of participation in the research group V!VA, Poesia II, was designed to fill gaps regarding the understanding of the sonorities of Bandeira’s poems. The analyzes have as a theoretical contribution contents sensitive to the relationship between language and musicality, such as those of Henri Meschonnic (1998) in the treatment of rhythm; Alfredo Bosi (1977) regarding sound temporality; Murray Schafer (1991) regarding intonation; and Nilce Martins (2008) on the expressiveness of phonemes. In the end, we confirmed that the resources that make up the implied musicalities (elements of rhythm and intonation) and the use of popular language represent the poetic-musical aspect that was so appealing to composers of Bandeira’s time and subsequent periods, which made our poet the most musical of his generation |
Palavra-chave: | Manuel Bandeira Musicalidades literárias Formas líricas |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Manuel Bandeira Literary musicalities Lyrical forms |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Linguagens (IL) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem |
Referência: | BRUNET, Jacqueline Nunes. Musicalidades em baladas, canções, elegias e rondós de Manuel Bandeira. 2024. 316 f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6613 |
Data defesa documento: | 4-Sep-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IL - PPGEL - Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2024_Jacqueline Nunes Brunet.pdf | 2.86 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.