Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6616
Tipo documento: Dissertação
Título: Literatura e plataforma : o entrecruzamento de narrativas literárias e affordances do Twitter
Autor(es): Silva, Denilson Patrick Oliveira
Orientador(a): Pereira, Vinícius Carvalho
Membro da Banca: Pereira, Vinícius Carvalho
Membro da Banca: Moreira, Maria Elisa Rodrigues
Membro da Banca: Rocha, Rejane Cristina
Resumo : As mídias sociais estão no âmago de muitas práticas culturais e relações humanas contemporâneas, da política ao lazer, de afetos aos discursos de ódio e, é claro, também na produção literária. Nesse contexto, experimentalismos, hibridização, remediação e, até mesmo, novas estéticas literárias emergem das redes sociais. A twitteratura, a literatura escrita e mediada no Twitter, é um dos campos emergentes desse meio e objeto de pesquisa desta dissertação. Desse modo, com base nos estudos de literatura eletrônica de Flores (2021), de mediação de Debray (1993), de affordances em redes sociais de Ronzhyn (et al, 2023) e da influência algorítmica na navegação de usuários de Da Silveira (2019) analisamos diferentes obras produzidas nessa rede que se estendem por vários tweets, identificando os diferentes elementos verbais, não verbais e de interação usados em sua composição e, também, estabelecendo as conexões de sentido resultantes da simbiose entre as affordances do Twitter e a literatura nessa rede e, ainda, analisamos as dinâmicas do mercado twitterário. Para isso, selecionamos 4 obras: Eu, a vó e a boi, de Eduardo Hanzo (2017); Querido, David, de Adam Ellis (2017); Descobri um assassinato no Twitter, de Modesto Garcia (2018); e O anjo da guarda, de Nagore Suárez (2019). As análises mostram que as obras: exploram temáticas populares na plataforma; aproveitam a linha tênue entre real e ficcional para gerar engajamento; preferem usar a primeira pessoa do singular para, de certo modo, aproximar a narrativa dos leitores; utilizam diferentes estratégias para compor personagens, algumas se valem do uso criativo da rede, outras limitam-se a composição textual; possuem uma forte ligação estética com a brevidade, o que influencia vários aspectos das obras; e recorrem a imagens e vídeos para, dentre outras coisas, construir a ambientação nas obras; possuem dinâmicas de produção, leitura e circulação distintas; e sofrem com a influência direta de algoritmos. Desse modo, as estratégias narrativas se mostram convergentes às ferramentas do Twitter, criando produções que, em sua forma primigênia, são indissociáveis da plataforma.
Resumo em lingua estrangeira: Social media are at the heart of many contemporary cultural practices and human relations, from politics to leisure, from affection to hate speech, and, of course, also in literary production. In this context, experimentalisms, hybridization, remediation, and even new literary aesthetics emerge from social networks. Twitterature, literature written and mediated on Twitter, is one of the emerging fields of this medium and the object of research of this dissertation. Thus, based on the studies of electronic literature by Flores (2021), of mediation by Debray (1993), of affordances in social networks by Ronzhyn (et al, 2023), and of algorithmic influence on users navigation by Da Silveira (2019) we analyze different works produced on this network that extend across several tweets, identifying the different verbal, nonverbal, and interaction elements used in their composition and also establishing the connections of meaning resulting from the symbiosis between Twitter affordances and literature on this network, besides, we analyze the twitterature market. To this end, we selected four works: Eu, a vó e a boi, by Eduardo Hanzo (2017); Querido, David, by Adam Ellis (2017); Descobri um assassinato no Twitter, by Modesto Garcia (2018); and O anjo da guarda, by Nagore Suárez (2019). The analyses show that the works: explore popular themes on the platform; take advantage of the fine line between reality and fiction to generate engagement; prefer to use the first person singular to, in a way, bring the narrative closer to the readers; use different strategies to compose characters, some rely on the creative use of the network, others limit themselves to textual composition; have a strong aesthetic connection with brevity, which influences several aspects of the works; and use images and videos to, among other things, build the setting in the works; have different production, reading and circulation dynamics; and are directly influenced by algorithms. In this way, the narrative strategies converge with Twitter tools, creating productions that, in their original form, are inseparable from the platform.
Palavra-chave: Twitter
Twitteratura
Affordances
Narrativa
Algoritmos
Palavra-chave em lingua estrangeira: Twitter
Twitterature
Affordances
Narrative
Algorithms
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: SILVA, Denilson Patrick Oliveira. Literatura e plataforma: o entrecruzamento de narrativas literárias e affordances do Twitter. 2024. 96 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6616
Data defesa documento: 22-Ago-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

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