Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6619
Tipo documento: Dissertação
Título: Desafios enfrentados por professoras no ensino-aprendizagem de português como língua adicional em Cuiabá, Mato Grosso
Autor(es): Tufankchi, Thais Regina da Silva
Orientador(a): Borges, Flávia Girardo Botelho
Membro da Banca: Borges, Flávia Girardo Botelho
Membro da Banca: Martins, Alexandre Ferreira
Membro da Banca: Beltrão, Márcio Evaristo
Resumo : Este trabalho se insere dentro do campo de estudos da Linguística Aplicada, sobre o ensinoaprendizagem de Línguas, especificamente o português como língua adicional (PLA). O projeto ancora-se nos estudos de Formação de professores (Dutra, 2007, Souza, 2007), línguas adicionais (Schlatter; Garcez, 2012), ensino de Português para estrangeiros (Santos, 2019, Almeida Filho, 2011, Fernandes, 2020). O interesse por este tema partiu das minhas experiências pessoais no ensino de PLA, que direcionaram a seguinte pergunta orientadora deste estudo: Quais são os desafios encontrados pelas professoras entrevistadas no ensino de PLA em Cuiabá, Mato Grosso? Para buscar a resposta a esta problemática, teve-se como objetivo geral compreender os desafios enfrentados pelas docentes no ensino-aprendizagem de PLA, em escolas públicas de Cuiabá, Mato Grosso. Para atingir o objetivo geral, este estudo teve como objetivos específicos: a) identificar os desafios enfrentados pelas docentes de PLA em Cuiabá, Mato Grosso; b) identificar quais soluções as professoras criaram para lidar com esse desafio; c) refletir sobre estes desafios no futuro da atuação docente no ensino de PLA em Cuiabá, Mato Grosso. Os dados analisados neste estudo foram gerados a partir da participação de duas sujeitas que atuam no ensino de PLA na cidade de Cuiabá, Mato Grosso, pelo método de entrevista, empregando uma abordagem semiestruturada para reunir as informações essenciais destinadas a responder às perguntas desta pesquisa. Na etapa de análise, foi adotada a abordagem qualitativa de natureza interpretativista, pois buscou-se compreender as percepções e experiências das participantes em relação ao tema abordado. Alguns pontos analisados nas falas das docentes foram: Importância da formação específica em PLA; Seleção/adaptação de materiais didáticos; Variação dos níveis de proficiência linguística entre os aprendentes; Diversidade linguística em uma sala de aula. Os resultados obtidos apontaram que os principais desafios estão relacionados ao espaço físico onde as aulas podem ocorrer, à organização das turmas, especificamente nivelamento, à disponibilidade de materiais didáticos específicos para esse público e à formação específica necessária para atuar como professoras de português para imigrantes. A partir da análise destes resultados, este estudo poderá contribuir para a elaboração de planos de ação por parte de agentes educacionais para auxiliar futuros docentes na atuação pedagógica a enfrentar os desafios de trabalhar em uma área tão específica como a de PLA.
Resumo em lingua estrangeira: Este trabajo se ubica dentro del campo de estudio de la Lingüística Aplicada, enfocado en la Enseñanza-Aprendizaje de Lenguas, específicamente el portugués como lengua adicional (PLA). El proyecto se fundamenta en los estudios de Formación de profesores (Dutra, 2007, Souza, 2007), lenguas adicionales (Schlatter; Garcez, 2012), enseñanza de Portugués para extranjeros (Santos, 2019, Almeida Filho, 2011, Fernandes, 2020). El interés en este tema surgió de mis experiencias personales en la enseñanza de PLA, que dirigieron la siguiente pregunta orientadora de este estudio: ¿Cuáles son los desafíos encontrados por las profesoras entrevistadas en la enseñanza de PLA en Cuiabá, Mato Grosso? Para buscar la respuesta a esta problemática, el objetivo general fue comprender los desafíos enfrentados por las docentes en la enseñanza-aprendizaje de PLA en escuelas públicas de Cuiabá, Mato Grosso. Para lograr el objetivo general, este estudio tuvo objetivos específicos: a) identificar los desafíos enfrentados por las docentes de PLA en Cuiabá, Mato Grosso; b) identificar las soluciones que las profesoras crearon para enfrentar este desafío; c) reflexionar sobre estos desafíos en el futuro de la actuación docente en la enseñanza de PLA en Cuiabá, Mato Grosso. La obtención de datos para este estudio se llevó a cabo con la participación de dos sujetos que trabajan en la enseñanza de PLA en la ciudad de Cuiabá, Mato Grosso. Elegimos adoptar el método de entrevista, utilizando un enfoque semiestructurado para recopilar la información esencial destinada a responder a las preguntas de esta investigación. En la etapa de análisis, adoptamos un enfoque cualitativo de naturaleza interpretativa, ya que buscamos comprender las percepciones y experiencias de las participantes con respecto al tema abordado. Categorizamos algunos puntos a analizar en las expresiones de las docentes, como: Importancia de la formación específica en PLA; Selección/adaptación de materiales didácticos; Variación de los niveles de competencia lingüística entre los aprendices; Diversidad lingüística en un aula. Los resultados obtenidos señalaron que los principales desafíos están relacionados con el espacio físico, la organización de las clases, la disponibilidad de materiales didácticos específicos para este público y la formación específica necesaria para actuar como profesoras de portugués para inmigrantes. partir del análisis de estos resultados, este estudio podrá contribuir a la elaboración de planes de acción por parte de agentes educativos para ayudar a futuros docentes en su labor pedagógica para hacer frente a los desafíos de trabajar en un área tan específica como la de PLA.
Palavra-chave: Português como língua adicional
Formação de professores
Desafios no ensino-aprendizagem de PLA
Palavra-chave em lingua estrangeira: Portugués como lengua adicional
Formación de profesores
Desafíos en la enseñanza-aprendizaje de PLA
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: TUFANKCHI, Thais Regina da Silva. Desafios enfrentados por professoras no ensino-aprendizagem de português como língua adicional em Cuiabá, Mato Grosso. 2024. 128 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6619
Data defesa documento: 18-Mar-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2024_Thais Regina da Silva Tufankchi.pdf1.87 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.