Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6630
Tipo documento: | Tese |
Título: | O ensino de língua inglesa na rede social Instagram : uma análise dialógica do discurso digital |
Autor(es): | Silva, Priscila Aline Rodrigues |
Orientador(a): | Padilha, Simone de Jesus |
Membro da Banca: | Padilha, Simone de Jesus |
Membro da Banca: | Gonçalves, Márcia de Moura |
Membro da Banca: | Moraes, Antonio Henrique Coutelo de |
Membro da Banca: | Carreon, Renata de Oliveira |
Membro da Banca: | Baronas, Roberto Leiser |
Resumo : | O atual contexto de desenvolvimento tecnológico desencadeou diversas mudanças na contemporaneidade. Alteraram-se as formas de consumo de bens e serviços, de interação social, de uso da língua(gem) e também as formas de ensino-aprendizagem, sobretudo a partir do desenvolvimento das redes sociais. À medida que mais profissionais compartilham conhecimento diariamente nessas plataformas, a possibilidade de aprender torna-se mais presente no cotidiano daqueles que possuem acesso à essas redes sociais. Entre aqueles que partilham saberes nesses espaços virtuais, encontram-se os professores de língua inglesa. Com perfis criativos que divulgam curiosidades sobre o idioma, estratégias de estudo ou mesmo exercícios práticos, professores conseguem uma legião de seguidores nas redes, expandindo o alcance do conhecimento linguístico. Diante desse cenário, este trabalho se debruça sobre as relações dialógicas entre as metodologias de ensino de língua inglesa e as práticas tecnopedagógicas de professores influenciadores na rede social Instagram. Investigamos quatro perfis de professores de língua inglesa brasileiros e analisamos as postagens compartilhadas no período de quinze dias. O objetivo da pesquisa é compreender se existem diálogos entre a produção de conteúdo desses quatro influenciadores e as metodologias de ensino de língua já conhecidas. Para tanto, buscamos empreender uma análise dialógica dos discursos nativodigitais, compreendendo a influência do aparato técnico sobre sua produção; identificar as características dos tecnogêneros discursivos sob os quais esses tecnodiscursos se materializam; além de identificar os métodos de ensino que subjazem as publicações de professoresinfluenciadores a partir de seus enunciados concretos. A metodologia dessa pesquisa entrecruza os pressupostos da Análise do Discurso Digital, proposta por Marie-Anne Paveau e a perspectiva dialógica do Círculo de Bakhtin. Baseando-se nos estudos de José Vilson Leffa Leffa e Valesca Brasil Irala; Diene Larsen Freeman e Marti Anderson; N. S. Prabhu; Baba Kumaravadivelu e outros, recuperamos os princípios e técnicas das teorias de ensino de língua inglesa que se firmaram ao longo da história dos estudos linguísticos. Caracterizamos os tecnogêneros Bio, Publicações e Reels, elucidando suas características relativamente estáveis. Por fim, analisamos os enunciados concretos dos professores-influenciadores, reconhecendo as vozes sociais que os atravessam, bem como os ecos dialógicos com as teorias de ensino de língua. A partir das análises, observamos que os professores-influenciadores não se limitam à aplicação estrita dos métodos investigados, mas alternam entre eles para alcançar seus objetivos, o que indica que suas práticas tecnopedagógicas se movimentam em direção ao Pós Método. |
Resumo em lingua estrangeira: | The current context of technological development has triggered numerous changes in contemporary society. Several shifts have occurred concerning not only the ways people consume goods and services, engage in social interactions and use language, but also in the teaching and learning methods, particularly with the advent of social media. While more professionals share knowledge daily on these platforms, the opportunity to learn becomes more prevalent in the everyday lives of those who have access to the Internet. Among those who share knowledge in these virtual spaces are the English language teachers. Through creative profiles which disseminate language curiosities, study strategies, and practical exercises, these teachers amass a legion of followers on social media, expanding the reach of linguistic knowledge. In light of this scenario, this work explores the dialogical relationships between English language teaching methodologies and the technopedagogical practices of teacherinfluencers on the Instagram social network. We examine five profiles of Brazilian English language teachers and analyze their posts over a fifteen-day period. The research objective is to understand if there are dialogues between the content produced by these five influencers and established language teaching methodologies. To achieve this, we undertake a dialogical analysis of digital native discourses, understanding the influence of the technical apparatus on their production; identifying the characteristics of discursive technogenres under which these technodiscourses materialize themselves; and identifying the teaching methods underlying the posts of teacher-influencers through their concrete statements. The methodology of this research intersects the assumptions of Digital Discourse Analysis proposed by Marie-Anne Paveau and the dialogical perspective of the Bakhtin’s Circle. Based on the studies of José Vilson Leffa and Valesca Brasil Irala; Diene Larsen Freeman and Marti Anderson; N. S. Prabhu; Baba Kumaravadivelu and others, we recover the principles and techniques of English language teaching theories that have been established throughout the history of linguistic studies. We characterize the technogenres Bio, Publications, and Reels, elucidating their relatively stable characteristics. Finally, we analyze the concrete utterances of influencerteachers, recognizing the social voices that permeate them, as well as the dialogical echoes with language teaching theories. From the analyses, we observe that the influencer-teachers do not attach themselves to the strict application of the investigated methods. Instead, they alternate among them to achieve their goals, indicating that their technopedagogical practices move towards the Post-Method condition. |
Palavra-chave: | Análise do discurso digital Teorias de ensino de língua Dialogismo Tecnogêneros discursivos |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Digital discourse analysis Language teaching theories Dialogism Discursive technogenres |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Linguagens (IL) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem |
Referência: | SILVA, Priscila Aline Rodrigues. O ensino de língua inglesa na rede social Instagram: uma análise dialógica do discurso digital. 2024. 283 f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6630 |
Data defesa documento: | 5-Jun-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IL - PPGEL - Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2024_Priscila Aline Rodrigues Silva (1).pdf | 8.84 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.