Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6633
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Psicanálise on-line : de que “conexão” se faz necessária para alcançar a subjetividade de nossa época? |
Autor(es): | Ebert, Keli Virginia |
Orientador(a): | Lee, Henrique de Oliveira |
Coorientador: | Moretto, Maria Livia Tourinho |
Membro da Banca: | Lee, Henrique de Oliveira |
Membro da Banca: | Tomaz, Vera Lúcia Blum |
Membro da Banca: | Moretto, Maria Livia Tourinho |
Resumo : | Este estudo tem como objetivo trazer algumas construções teórico-prática sobre a operacionalidade da transferência e do manejo do pagamento em uma clínica psicanalítica online e gratuita. Para estas construções foram coletadas narrativas de psicanalistas que atendem voluntariamente em um projeto que possui como especificidade o formato de atendimento online e gratuito. A prática clínica investigada é assim um dos eixos constitutivos desta pesquisa que se enlaça ao segundo eixo, o arcabouço teórico freudiano e lacaniano que embasa e sustenta teoricamente a operacionalidade da transferência e do pagamento na clínica estudada. Se trata de uma investigação que produz construções teórico-prática sobre conceitos fundamentais da clínica psicanalítica, buscando alcançar a conexão necessária para se estar à altura da subjetividade de nosso tempo, uma temporalidade que se faz marcada por sujeitos banhados pela cultura digital e moldados pela lógica do capital. Desta forma, interessa a esta pesquisa desenvolver constructos teórico-prática sobre a operacionalidade da transferência e do pagamento em um dispositivo clínico on-line e gratuito, sem que isso deforme a teoria dos fundamentos da clínica. Os resultados desta pesquisa foram constituídos, através dos extratos narrativos coletados em encontros da pesquisadora com os psicanalistas atuantes da clínica aqui investigada e assim articulados a teoria psicanalítica. Foi através do legado freudiano, sobre as clínicas públicas, que esta pesquisa contextualizou a questão da gratuidade do campo investigado. Porém, se desde Freud encontramos contribuições teóricas sobre o pagamento em psicanálise, o mesmo não se faz sobre as clínicas on-line, pois, não temos teorização em Freud ou em Lacan sobre uma clínica que não existia, o que nos convoca a articular a prática estudada à teoria encontrada para extrair constructos teórico-prática sobre o que é a transferência e o pagamento nesta clínica pesquisada. Para a realização deste estudo a pesquisadora-psicanalista, através de encontros on-line, direcionou à sua escuta a experiência narrada pelos psicanalistas atuantes na clínica investigada. As narrativas coletadas foram articuladas a teoria psicanalítica formando os relatos clínicos conceituais desta pesquisa. Neste sentido, este estudo teceu amarrações possíveis entre a prática clínica investigada e a teoria psicanalítica à serviço de contribuir com os aspectos teórico-prática psicanalíticos desta clínica. |
Resumo em lingua estrangeira: | This study seeks to bring some considerations about the operationality of transference and the handling of payment at an online and free psychoanalytical clinic. In order to make these constructions, narratives of psychoanalysts were used, specifically of the analysts that work as volunteers in a project that has as a specificity the format of online and free consults. And so, the investigation of the clinical practices is one of the main thematic axes of this research and has direct relations to the second axe, specifically, the Freudian and Lacanian theoretical framework that substantiates and withholds theorically the operationality of transference and payment in this specific type of clinical work. It is an investigation that will produce theoricalpractic constructions about fundamental concepts to the psychoanalytical clinic, seeking to bring the necessary connection to reach the subjectivity of our time, a temporality that is marked by subjects bathed in digital culture and molded by the logic of capital. Thus, this research seeks to develop theorical-practic constructs about the operationality of transference and payment at a free-online dispositive, without it deforming the conceptual theory of these clinical fundaments. The results were constituted throughout the narrative extracts articulates to the psychoanalytical theory. It was through the Freudian legacy about the public clinics that this research contextualized the question of gratuity in the investigated field. Although, if ever since Freud we find theorical contributions about payment in psychoanalysis, the same cannot be said about online clinics for we do not have theorization in Freud or Lacan about a type pf clinic that did not exist, which convenes us to articulate the studied practices to the existing theory in order to extract theorical-practical constructs about what is transference and payment in the type of clinic that was researched. To the fulfilment of this study, the psychoanalyst researcher directed her hearing to the experiences narrated by the psychoanalysts through Focal Group meetings. These narratives were then articulated to the psychoanalytical theory, thus forming the conceptual clinical reports of this Search. And so, we have a work that seeks to tie possible lashings through the investigated clinical practice and the psychoanalytical theory in order to contribute to the theorical-practical psychoanalytical aspects of this type of clinic. |
Palavra-chave: | Psicanálise Análise on-line Transferência Pagamento |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Psychoanalysis Online analysis Transference Payment |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Referência: | EBERT, Keli Virginia. Psicanálise on-line: de que “conexão” se faz necessária para alcançar a subjetividade de nossa época?. 2023. 149 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6633 |
Data defesa documento: | 2-Jun-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGPsi - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2023_Keli Virginia Ebert.pdf | 5.96 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.