Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6634
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Educação mediada pela tecnologia remota no ensino médio : efeitos subjetivos e da linguagem |
Autor(es): | Pires, Midiã Ferreira |
Orientador(a): | Lee, Henrique de Oliveira |
Membro da Banca: | Lee, Henrique de Oliveira |
Membro da Banca: | Alves, Paola Biasoli |
Membro da Banca: | Gomes, Luiz Guilherme Araujo |
Resumo : | O presente trabalho surge a partir de algumas inquietações que tiveram lugar no atendimento clínico a adolescentes. Estes às voltas com as suas transformações inerentes ao desenvolvimento e angústias como sujeito e suas formas de sofrimento. No início de 2020, fomos acometidos pela Pandemia da COVID-19 e sob orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma das principais medidas para diminuir a proliferação do vírus restringia a aglomeração de pessoas. As escolas suspenderam suas atividades presenciais. Com a impossibilidade de frequentar as instituições de ensino, vislumbrou-se o desafio sobre outros modos de estruturar os processos de ensinar, a fim de promovê-los efetivamente; nesse momento as plataformas digitais estabelecem esse espaço de uma ambiência escolar, uma educação mediada pela tecnologia remota. Esta pesquisa se propôs a investigar, por meio do referencial teórico da psicanálise de orientação freud-lacaniana, como as transformações educacionais mediadas pela tecnologia afetaram adolescentes estudantes do ensino médio na cidade de Cuiabá- MT. Participaram da pesquisa cinco alunos com idade entre 15 e 18anos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cel. Octayde Jorge da Silvado. Instituição escolar escolhida como campo para a pesquisa que por meio da sua história contribui muito na evolução e papel na educação, incluindo aspectos como inclusão social, desenvolvimento territorial e relações com a comunidade. Neste sentido cabe ressaltar a necessidade de entender o contexto e particularidades das instituições de ensino para uma análise precisa. Descrevemos a implementação dos instrumentos de pesquisa, começando com um encontro com os alunos participantes. A coleta de dados ocorreu por meio de oficinas em grupo no laboratório do IFMT, com encontros semanais de 90 minutos cada. Esse método ativo permitiu a participação dos alunos e garantiu a qualidade da pesquisa. De abordagem qualitativa, o estudo é embasado pela metodologia da análise do discurso, método que propicia ao pesquisador uma investigação que considera os sentidos atribuídos ao malestar psíquico, a partir da experiência da educação mediada pela tecnologia remota em tempos de pandemia, pelos participantes. Compreende-se que a partir do discurso é possível verificar a relação entre a língua e ideologia, além de verificar como os efeitos de sentidos são gerados através dos enunciados. Cabe salientar que a análise dos dados foi orientada por uma escuta psicanalítica em interface com o contexto institucional escolar. O levantamento de dados foi realizado em duas etapas: a primeira com quatro oficinas. Na segunda etapa, entrevistas semiestruturadas individuais com os adolescentes que participaram das oficinas em grupo. Após a aplicabilidade das etapas da pesquisa passamos a análise dos dados pelo método da análise do discurso. Desde Freud, em seus escritos, encontramos evidências de que o próprio criador da psicanálise define a mesma como (1) Método de tratamento; (2) Método de investigação e (3) Uma nova ciência. Por meio dos ensinos de Lacan, reafirmam-se as definições de Freud, segundo as quais clínica e investigação, apesar de não serem o mesmo, andam juntas. A análise de discurso é um método que investiga a produção de sentidos, ou seja, a linguagem é uma estrutura que sustenta a própria materialidade da história e do inconsciente (DUNKER, AULON e RAMO, 2016). A análise do discurso, portanto, é uma abordagem que envolve uma investigação crítica e interpretativa de textos linguísticos, considerando os contextos sociais, políticos e culturais em que esses textos são produzidos e interpretados. Pesquisar sobre adolescência e as afetações que o contexto pandêmico trouxe sobre o adolescente e a educação foi um desafio. A metodologia da análise do discurso proporcionou a este estudo a compreensão de como os adolescentes se veem, como se identificam e como nomearam o sofrimento por uma educação mediada pela tecnologia remota em tempo de pandemia. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present master's research in psychology arises from some concerns that took place in the clinical care of adolescents. These involved with their transformations inherent to the development and anguish as a subject and their forms of suffering. In early 2020, we were affected by the COVID-19 Pandemic and under the guidance of the World Health Organization (WHO), one of the main measures to reduce the spread of the virus restricted the gathering of people. Schools suspended their face-to-face activities. With the impossibility of attending educational institutions, there was a challenge about other ways of structuring the teaching processes, in order to effectively promote them; at that moment, digital platforms established this space of a school ambience, an education mediated by remote technology. This research aimed to investigate, through the theoretical framework of Freud-Lacanian psychoanalysis, how educational transformations mediated by technology affected adolescent high school students in the city of Cuiabá-MT. Five students aged between 15 and 18 from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso - Campus Cel participated in the research. Octayde Jorge da Silvado. School institution chosen as a field for research that, through its history, contributes a lot to the evolution and role in education, including aspects such as social inclusion, territorial development and relations with the community. Based on our readings, we highlight the importance of Federal Institutes as a field of our research. As researchers, we were not exempt from the effects of the pandemic, for this reason we saw the need to talk about the challenges faced during the research process, including issues related to the pandemic. In this sense, it is worth emphasizing the need to understand the context and particularities of educational institutions for a precise analysis. We describe the implementation of the research instruments, starting with a meeting with the participating students. Data collection took place through group workshops at the IFMT laboratory, with weekly meetings of 90 minutes each. This active method allowed the participation of students and ensured the quality of the research. With a qualitative approach, the study is based on the methodology of discourse analysis, a method that provides the researcher with an investigation that considers the meanings attributed to psychic discomfort, based on the experience of education mediated by remote technology in times of a pandemic, by the participants. . It is understood that from the discourse it is possible to verify the relationship between language and ideology, in addition to verifying how the effects of meaning are generated through the statements. It should be noted that the analysis will be guided by a psychoanalytical listening in interface with the school institutional context. Data collection was carried out in two stages: the first with four workshops. In the second stage, individual semi-structured interviews with the adolescents who participated in the group workshops. After the applicability of the research steps, we proceeded to analyze the data using the discourse analysis method. One of the great challenges in research in psychoanalysis is the belief that there would be no materiality in its method. However, since Freud, in his writings, we find evidence that the creator of psychoanalysis himself defines it as (1) Method of treatment; (2) Research method and (3) A new science. Through Lacan's teachings, Freud's definitions are reaffirmed, according to which clinic and investigation, despite not being the same, go together. Discourse analysis is a method that produces meanings, that is, language is a structure that sustains the very materiality of history and the unconscious (DUNKER, AULON and RAMO, 2016). Discourse analysis, therefore, is an approach that involves a critical and interpretative investigation of linguistic texts, considering the social, political and cultural contexts in which these texts are produced and interpreted. |
Palavra-chave: | Adolescência Educação remota Psicanálise Análise do discurso |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Adolescence Remote education Psychoanalysis Discourse analysis |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Referência: | PIRES, Midiã Ferreira. Educação mediada pela tecnologia remota no ensino médio: efeitos subjetivos e da linguagem. 2023. 115 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6634 |
Data defesa documento: | 24-Nov-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGPsi - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2023_Midiã Ferreira Pires.pdf | 1.18 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.