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http://ri.ufmt.br/handle/1/6638
Tipo documento: | Tese |
Título: | Racismo, colonialismo e descolonização curricular : caminhos da implementação da Lei 10.639/03 e da educação antirracista no IFMT (2008-2021) |
Autor(es): | Café, Lucas Santos |
Orientador(a): | Rodrigues Júnior, Osvaldo |
Coorientador: | Ribeiro, Renilson Rosa |
Membro da Banca: | Rodrigues Júnior, Osvaldo |
Membro da Banca: | Oliva, Anderson Ribeiro |
Membro da Banca: | Guimarães, Maristela Abadia |
Membro da Banca: | Borges, Ana Carolina da Silva |
Membro da Banca: | Marques, Ana Maria |
Resumo : | Esta pesquisa teve como objetivo primordial identificar e analisar os percursos trilhados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso na sua responsabilidade de implementar a Lei 10.639/03 no intervalo temporal de 2009 a 2021. Nesse contexto, buscase investigar se a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) desenvolvida na instituição está intrinsecamente entrelaçada a uma educação antirracista, fundamentada na descolonização curricular, na insurgência epistêmica e na multiplicidade de saberes, conhecimentos e epistemologias. Para concretizar esse propósito, a pesquisa empreendeu uma discussão aprofundada acerca dos conceitos de raça, racismo, colonialismo e colonialidade, bem como explorou suas repercussões na sociedade, particularmente no âmbito educacional da instituição em análise. A condução do estudo abrangeu não somente uma investigação bibliográfica minuciosa, mas também contemplou reflexões sobre práticas pedagógicas vivenciadas no contexto da educação antirracista. Adicionalmente, realizaram-se a análise qualitativa de questionários aplicados às e aos estudantes, e a análise de documentos e instrumentos normativos institucionais, incluindo a avaliação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos Integrados ao Nível Médio. A tese defendida nesta pesquisa é a de que o IFMT deve elevar a luta educacional contra o racismo e o colonialismo, que permeiam as relações sociais, à condição de prioridade institucional. Essa mudança garantiria que as ações antirracistas ultrapassem esforços individuais, tornando-se uma empreitada coletiva e institucionalizada, culminando em uma abrangente transformação tanto administrativa quanto pedagógica. Nessa perspectiva, argumentou-se também que a descolonização do currículo, concretizada por meio do diálogo com a pluralidade de saberes e da desobediência epistêmica, apresenta-se como uma medida imperativa para viabilizar a implementação da Lei 10.639/03 e alcançar uma educação antirracista emancipatória e insurgente, capaz de contribuir para a superação do racismo, do colonialismo, eurocentrismo e de todas as opressões advindas do atual sistema-mundo. Por fim, delinearam-se passos que orientam a comunidade acadêmica na trajetória de efetivação da legislação educacional antirracista e na construção coletiva de um sistema educacional voltado às relações raciais e étnico-raciais, visando à edificação de uma sociedade plural, diversa e inclusiva, na qual as diferenças raciais e étnico-raciais não apenas sejam respeitadas, mas também valorizadas, culminando em relações sociais re-humanizadas. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present research aims to primarily identify and analyze the paths taken by the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Mato Grosso (IFMT) in its responsibility to implement Law 10.639/03 within the time frame of 2009 to 2021. In this context, the investigation seeks to ascertain whether the Technical Professional Education at the Medium Level developed within the institution is inherently intertwined with an antiracist education, grounded in curricular decolonization, epistemic insurgency, and a multiplicity of knowledge, insights, and epistemologies. To achieve this purpose, the research undertakes an in-depth discussion on the concepts of race, racism, colonialism, and coloniality, as well as explores their repercussions in society, particularly in the educational sphere of the institution under analysis. The study's methodology encompasses not only meticulous bibliographic research but also reflections on pedagogical practices experienced in the context of antiracist education. Additionally, qualitative analysis was conducted on questionnaires administered to students, as well as the examination of institutional documents and normative instruments, including the evaluation of Pedagogical Projects of Integrated Technical Courses at the Medium Level. The thesis posited in this research is that IFMT must elevate the educational struggle against racism and colonialism, which permeate social relations, to the status of institutional priority. This shift would ensure that antiracist actions go beyond individual efforts, becoming a collective and institutionalized endeavor, culminating in comprehensive transformation both administratively and pedagogically. From this perspective, it is also argued that curricular decolonization, achieved through dialogue with a plurality of knowledge and epistemic disobedience, is imperative to enable the implementation of Law 10.639/03 and achieve an emancipatory and insurgent antiracist education capable of contributing to the overcoming of racism, colonialism, eurocentrism, and all oppressions stemming from the current world-system. Finally, steps are outlined that guide the academic community on the path to actualizing antiracist educational legislation and collectively constructing an educational system focused on racial and ethnic-racial relations, with the aim of building a plural, diverse, and inclusive society where racial and ethnic-racial differences are not only respected but also valued, leading to rehumanized social relations. |
Palavra-chave: | Lei 10.639/03 Racismo Colonialismo Educação antirracista Descolonização curricular |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Law 10.639/03 Racism Colonialism Antiracist education Curricular decolonization |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Referência: | CAFÉ, Lucas Santos. Racismo, colonialismo e descolonização curricular: caminhos da implementação da Lei 10.639/03 e da educação antirracista no IFMT (2008-2021). 2023. 601 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6638 |
Data defesa documento: | 5-Dez-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IGHD - PPGHis - Teses de doutorado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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