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Tipo documento: Tese
Título: O pensamento decolonial e os feminismos negros diaspóricos : as rotas que se cruzam para pensar a reexistência em Conceição Evaristo
Autor(es): Santos, Amauri Junior da Silva
Orientador(a): Rodrigues Júnior, Osvaldo
Coorientador: Ribeiro, Renilson Rosa
Membro da Banca: Rodrigues Junior, Osvaldo
Membro da Banca: Carbonieri, Divanize
Membro da Banca: Fronza, Marcelo
Membro da Banca: Silva, Alexandra Lima da
Membro da Banca: Valério, Mairon Escorsi
Resumo : Esta tese investiga um conjunto de enunciados verbo visuais críticos à colonialidade e suas profundas sequelas psíquicas e materiais que garantiram e garantem, até hoje, o contínuo e violento processo de exploração material, cultural, sexual e intersubjetivo das populações subalternizadas. O objetivo desta tese é examinar como a produção artística e intelectual da escritora Conceição Evaristo se transformam em um potente instrumento ético-político de denúncia do sofrimento, de (re)afirmação de si e produção de realidades-outras. Parte-se do pressuposto que o discurso rexistencialista presente nos artefatos culturais, que a autora-personagem produz, é um dos pontos principais que essa investigação se detém. A principal proposição é que a produção rexistencialista é justamente uma forma fronteiriça de investigação e produção que se constitui enquanto projeto ético-político libertário a partir de sua oposição à dominação mono racional e universal produzida pela Modernidade/Colonialidade. Dessa forma, o rexistencialismo figura-se como um espaço de escrita individual e, também, como um esforço coletivo que requer novos operadores analíticos e teóricos que possuam o efeito de transformar a realidade social e política de sujeita/os negra/os. É um ato de fundação como afirma Conceição Evaristo (2021). Destaco que o propósito deste trabalho não é “fazer falar” ou “dar voz”. Afinal de contas, a capacidade de agência nunca foi inexistente as sujeitas racializadas e subalternizadas, o que ocorre, todavia, é que a História (como produto de uma narrativa colonial e, ao mesmo tempo, sendo seu dispositivo mais eficaz) se ocupou de ignorar, apagar e negar intencionalmente as múltiplas manifestações produzidas fora do eixo da Modernidade/Colonialidade. Principalmente, quando essas manifestações foram/são críticas a esse binômio. Insta assumir que através da arte, a subjetividade crítica-emancipatória ganha materialidade e encontra os meios necessários para resistir à condição multifacetada da colonialidade. O que se intenta nesse trabalho é articular os conceitos de colonialidade (Quijano, 1992); escrevivência (Conceição, 2007); racismo estrutural (Almeida, 2018); psicopatologia (Fanon, 2008); epistemicídio (Grosfoguel, 2008); necropolítica (Mbembe, 2016); sororidade (Piedade, 2017) e o machismo e o sexismo (Crenshaw, 2002) para compreender os discursos, práticas e resistências contrários à manutenção do padrão mundial de poder. Nesse processo de descolonização do Ser, o peso da palavra e a força do silencio são faces da mesma moeda.
Resumo em lingua estrangeira: This thesis investigates a set of verbal-visual statements critical of coloniality and its profound psychic and material consequences, which have guaranteed and continue to guarantee the continuous and violent process of material, cultural, sexual and intersubjective exploitation of subalternized populations. The aim of this thesis is to examine how the artistic and intellectual production of writer Conceição Evaristo is transformed into a powerful ethical-political instrument for denouncing suffering, (re)affirming oneself and producing other realities. It is assumed that the rexistentialist discourse present in the cultural artifacts that the author-character produces is one of the main points that this investigation focuses on. The main proposition is that rexistentialist production is precisely a borderline form of research and production that is constituted as a liberatory ethical-political project based on its opposition to the monorational and universal domination produced by Modernity/Coloniality. In this way, rexistentialism appears as a space for individual writing and also as a collective effort that requires new analytical and theoretical operators that have the effect of transforming the social and political reality of black subjects. It is an act of foundation, as Conceição Evaristo (2021) states. I would emphasize that the purpose of this work is not to "make people speak" or "give them a voice". After all, the capacity for agency has never been non-existent for racialized and subalternized subjects; what has happened, however, is that History (as the product of a colonial narrative and, at the same time, its most effective device) has been busy ignoring, erasing and intentionally denying the multiple manifestations produced outside the axis of Modernity/Coloniality. Especially when these manifestations were/are critical of this binomial. It must be assumed that through art, critical-emancipatory subjectivity gains materiality and finds the necessary means to resist the multifaceted condition of coloniality. The aim of this work is to articulate the concepts of coloniality (Quijano, 1992); writing (Conceição, 2007); structural racism (Almeida, 2018); psychopathology (Fanon, 2008); epistemicide (Grosfoguel, 2008); necropolitics (Mbembe, 2016); sorority (Piedade, 2017) and machismo and sexism (Crenshaw, 2002) in order to understand the discourses, practices and resistances against the maintenance of the global pattern of power. In this process of decolonizing Being, the weight of the word and the strength of silence are sides of the same coin.
Palavra-chave: Rexistencialismo
Conceição Evaristo
Modernidade/Colonialidade
Feminismos negros
Descolonial
Palavra-chave em lingua estrangeira: Rexistentialism
Conceição Evaristo
Modernity/Coloniality
Black Feminisms
Decolonial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Referência: SANTOS, Amauri Junior da Silva. O pensamento decolonial e os feminismos negros diaspóricos: as rotas que se cruzam para pensar a reexistência em Conceição Evaristo. 2023. 189 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6648
Data defesa documento: 6-Apr-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IGHD - PPGHis - Teses de doutorado

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