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Tipo documento: Dissertação
Título: Consciência histórica e educomunicação nos materiais didáticos de história do sistema estruturado de ensino da SEDUC-MT
Autor(es): Freitas, Diego de Souza
Orientador(a): Fronza, Marcelo
Membro da Banca: Fronza, Marcelo
Membro da Banca: Rodrigues Júnior, Osvaldo
Membro da Banca: Wanderley, Sonia Maria de Almeida Ignatiuk
Resumo : A presente pesquisa propõe uma investigação interdisciplinar sobre o diálogo entre a Teoria da Consciência Histórica e a Teoria da Educomunicação no contexto do Livro Didático de História. A consciência histórica, segundo Jörn Rüsen, busca promover uma compreensão profunda e significativa do passado, percebendo sua relevância na vida presente, podendo antecipar o futuro, enquanto a Educomunicação explora as possibilidades comunicativas e tecnológicas para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. Dividida em três capítulos, a pesquisa aborda a perspectiva de Rüsen sobre a consciência histórica, a Educomunicação e suas contribuições para o Ensino de História e a análise do material didático de História do Sistema Estruturado de Ensino da SEDUC-MT, à luz das teorias abordadas. O objetivo é identificar como esses conceitos podem influenciar o ensino, promovendo uma educação mais participativa, reflexiva e contextualizada. Apesar de reconhecer a complexidade do tema e sua dinâmica em constante evolução, a pesquisa busca contribuir para a reflexão crítica sobre o diálogo entre Consciência Histórica e Educomunicação, oferecendo sugestões para aprimorar o material didático e capacitar os estudantes a compreenderem e interpretarem o passado de forma relevante e transformadora.
Resumo em lingua estrangeira: La presente investigación propone una indagación interdisciplinaria sobre el diálogo entre la teoría de la Conciencia Histórica y la teoría de la Educomunicación en el contexto del Libro Didáctico de Historia. La Conciencia Histórica, según Jörn Rüsen, busca promover una comprensión profunda y significativa del pasado, percibiendo su relevancia en la vida presente, pudiendo anticipar el futuro, mientras que la Educomunicación explora las posibilidades comunicativas y tecnológicas para enriquecer el proceso de enseñanza y aprendizaje. Dividida en tres capítulos, la investigación abordará la perspectiva de Rüsen sobre la Conciencia Histórica, la Educomunicación y sus contribuciones para la Enseñanza de Historia y el análisis del material didáctico de Historia del Sistema Estructurado de Enseñanza de la SEDUC-MT, a la luz de las teorías abordadas. El objetivo es identificar cómo estos conceptos pueden influir en la enseñanza, promoviendo una educación más participativa, reflexiva y contextualizada. A pesar de reconocer la complejidad del tema y su dinámica en constante evolución, la investigación busca contribuir a la reflexión crítica sobre el diálogo entre Conciencia Histórica y Educomunicación, ofreciendo sugerencias para mejorar el material didáctico y capacitar a los estudiantes para comprender e interpretar el pasado de manera relevante y transformadora.
Palavra-chave: Educação Histórica
Ensino de História
Linguagens e narrativas históricas
Consciência histórica
Educomunicação
Livro didático de história
Palavra-chave em lingua estrangeira: Educación histórica
Enseñanza de historia
Lenguajes y narrativas históricas
Conciencia histórica
Educomunicación
Libro didáctico de historia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA
Referência: FREITAS, Diego de Souza. Consciência histórica e educomunicação nos materiais didáticos de história do sistema estruturado de ensino da SEDUC-MT. 2024. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6669
Data defesa documento: 5-Sep-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

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