Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6671
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Neriane Rios-
dc.date.accessioned2025-03-26T18:33:57Z-
dc.date.available2024-09-15-
dc.date.available2025-03-26T18:33:57Z-
dc.date.issued2024-06-27-
dc.identifier.citationSOUZA, Neriane Rios. Ensino de história e a Rusga em Mato Grosso: o conflito, suas tramas e personagens. 2024. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6671-
dc.description.abstractThis dissertation develops paradidactic material about the Rusga event, in Mato Grosso, in 1834. To this end, a dialogue was held about the history of History teaching and about the Rusga, going through the conflict, its plots and characters. Firstly, an analysis of the history teaching paths and textbooks was carried out, aiming to understand the history of Brazilian education and, at the same time, the history of History teaching, observing changes and continuances over time. Furthermore, it focused on education in Mato Grosso during the colonial and imperial periods, highlighting singularities and divergences in relation to the national educational context. Next, we analyze, based on the historiographical debate, the motivations that led the popular classes to participate in the Rusga, understanding the political, social and economic aspects of the 1830s in the province of Mato Grosso that culminated in this event. In this sense, studies carried out by several researchers on the political history of Mato Grosso were reviewed, which presented a variety of perspectives and analyzes on the rebellion. Finally, based on these data, a textbook was developed for students in the final years of Elementary School, to be used as complementary material during History classes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2025-03-19T15:44:42Z No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Neriane Rios Souza.pdf: 12113984 bytes, checksum: bb5147fd5a8a66dd1c5b8f2ddc649df6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-03-26T18:33:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Neriane Rios Souza.pdf: 12113984 bytes, checksum: bb5147fd5a8a66dd1c5b8f2ddc649df6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-26T18:33:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Neriane Rios Souza.pdf: 12113984 bytes, checksum: bb5147fd5a8a66dd1c5b8f2ddc649df6 (MD5) Previous issue date: 2024-06-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsino de história e a Rusga em Mato Grosso : o conflito, suas tramas e personagenspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de históriapt_BR
dc.subject.keywordHistória de Mato Grossopt_BR
dc.subject.keywordRusgapt_BR
dc.subject.keywordMemóriapt_BR
dc.subject.keywordLivro paradidáticopt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Renilson Rosa-
dc.contributor.advisor-co1Rodrigues Júnior, Osvaldo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4998638258339975pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4919452710416508pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Renilson Rosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4919452710416508pt_BR
dc.contributor.referee2Marques, Ana Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3982340840178047pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4471932695449906pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação desenvolve um material paradidático sobre o evento da Rusga em Mato Grosso, em 1834. Para isso, foi realizado um diálogo sobre a história do ensino de História e sobre a Rusga, perpassando pelo conflito, suas tramas e personagens. Em primeiro lugar, foi feita uma análise dos percursos do ensino de História e dos livros didáticos, visando compreender a história da educação brasileira e, ao mesmo tempo, a história do ensino de História, observando as mudanças e permanências ao longo do tempo. Além disso, focou-se na educação em Mato Grosso durante os períodos colonial e imperial, destacando singularidades e divergências em relação ao contexto educacional nacional. Em seguida, analisamos a partir do debate historiográfico, as motivações que levaram as camadas populares a participarem da Rusga, compreendendo os aspectos políticos, sociais e econômicos da década de 1830 na província de Mato Grosso, que culminaram nesse evento. Nesse sentido, foram revisados os estudos realizados por diversos pesquisadores sobre a história política de Mato Grosso, que apresentaram uma variedade de perspectivas e análises sobre a rebelião. Por fim, com base nesses dados, desenvolveu-se um livro paradidático destinado aos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, a ser adotado como material complementar durante as aulas de História.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2History teachingpt_BR
dc.subject.keyword2History of Mato Grossopt_BR
dc.subject.keyword2Rusgapt_BR
dc.subject.keyword2Memorypt_BR
dc.subject.keyword2Paradidactic Bookpt_BR
dc.contributor.referee3Valério, Mairon Escorsi-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1086295930901085pt_BR
dc.contributor.referee4Rodrigues Júnior, Osvaldo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4998638258339975pt_BR
dc.contributor.referee5Dourado, Nileide Souza-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/7694739889520072pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2024_Neriane Rios Souza.pdf11.83 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.