Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6671
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Ensino de história e a Rusga em Mato Grosso : o conflito, suas tramas e personagens |
Autor(es): | Souza, Neriane Rios |
Orientador(a): | Ribeiro, Renilson Rosa |
Coorientador: | Rodrigues Júnior, Osvaldo |
Membro da Banca: | Ribeiro, Renilson Rosa |
Membro da Banca: | Marques, Ana Maria |
Membro da Banca: | Valério, Mairon Escorsi |
Membro da Banca: | Rodrigues Júnior, Osvaldo |
Membro da Banca: | Dourado, Nileide Souza |
Resumo : | A presente dissertação desenvolve um material paradidático sobre o evento da Rusga em Mato Grosso, em 1834. Para isso, foi realizado um diálogo sobre a história do ensino de História e sobre a Rusga, perpassando pelo conflito, suas tramas e personagens. Em primeiro lugar, foi feita uma análise dos percursos do ensino de História e dos livros didáticos, visando compreender a história da educação brasileira e, ao mesmo tempo, a história do ensino de História, observando as mudanças e permanências ao longo do tempo. Além disso, focou-se na educação em Mato Grosso durante os períodos colonial e imperial, destacando singularidades e divergências em relação ao contexto educacional nacional. Em seguida, analisamos a partir do debate historiográfico, as motivações que levaram as camadas populares a participarem da Rusga, compreendendo os aspectos políticos, sociais e econômicos da década de 1830 na província de Mato Grosso, que culminaram nesse evento. Nesse sentido, foram revisados os estudos realizados por diversos pesquisadores sobre a história política de Mato Grosso, que apresentaram uma variedade de perspectivas e análises sobre a rebelião. Por fim, com base nesses dados, desenvolveu-se um livro paradidático destinado aos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, a ser adotado como material complementar durante as aulas de História. |
Resumo em lingua estrangeira: | This dissertation develops paradidactic material about the Rusga event, in Mato Grosso, in 1834. To this end, a dialogue was held about the history of History teaching and about the Rusga, going through the conflict, its plots and characters. Firstly, an analysis of the history teaching paths and textbooks was carried out, aiming to understand the history of Brazilian education and, at the same time, the history of History teaching, observing changes and continuances over time. Furthermore, it focused on education in Mato Grosso during the colonial and imperial periods, highlighting singularities and divergences in relation to the national educational context. Next, we analyze, based on the historiographical debate, the motivations that led the popular classes to participate in the Rusga, understanding the political, social and economic aspects of the 1830s in the province of Mato Grosso that culminated in this event. In this sense, studies carried out by several researchers on the political history of Mato Grosso were reviewed, which presented a variety of perspectives and analyzes on the rebellion. Finally, based on these data, a textbook was developed for students in the final years of Elementary School, to be used as complementary material during History classes. |
Palavra-chave: | Ensino de história História de Mato Grosso Rusga Memória Livro paradidático |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | History teaching History of Mato Grosso Rusga Memory Paradidactic Book |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA |
Referência: | SOUZA, Neriane Rios. Ensino de história e a Rusga em Mato Grosso: o conflito, suas tramas e personagens. 2024. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6671 |
Data defesa documento: | 27-Jun-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2024_Neriane Rios Souza.pdf | 11.83 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.