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Tipo documento: Dissertação
Título: Tecnologias digitais no ensino de história : discurso solucionista e plataformização na SEDUC/MT
Autor(es): Soares, Carlos Rodrigo
Orientador(a): Rodrigues Junior, Osvaldo
Membro da Banca: Rodrigues Júnior, Osvaldo
Membro da Banca: Fronza, Marcelo
Membro da Banca: Marques, Ana Maria
Membro da Banca: Costa, Marcella Albaine Farias da
Resumo : Esta pesquisa buscou entender as relações entre o Ensino de História e as Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC). Primeiramente passamos a realizar um levantamento bibliográfico fazendo um diálogo com as discussões da filosofia da tecnologia, partindo da perspectiva teórica da teoria ator-rede, de Bruno Latour e do realismo ontológico e limites analógicos discutidos por Ethan Kleinberg. Neste sentido, procuramos compreender o papel de uma História Digital no contexto contemporâneo e os discursos entorno de sua implementação na educação pública. Para isso, em segundo lugar buscamos as políticas públicas no estado de Mato Grosso para compreender as relações entre os discursos solucionistas tecnológicos e a racionalidade neoliberal. Em um terceiro momento, realizamos uma pesquisa empírica, através da análise de conteúdo, onde foi aplicado um questionário com os profissionais de História atuantes em 2023 nas escolas estaduais do polo da Diretoria Regional de Educação de Barra do Garças, no Mato Grosso. A partir desta pesquisa, percebemos a importância do desenvolvimento crítico entorno dos artefatos digitais no Ensino de História e do conhecimento da orientação de políticas públicas dentro de uma racionalidade neoliberal. Por fim, na dimensão propositiva desta pesquisa, foi desenvolvido um site para, primeiramente compartilhar os resultados desta pesquisa de maneira digital. Em segundo lugar, para criar um ambiente de divulgação histórica sobre o Ensino de História e as TDIC.
Resumo em lingua estrangeira: Thisresearch soughtto understand the relationship between History Teaching and Digital Communication and Information Technologies (TDIC). Firstly, we carried out a bibliographical survey, engaging in a dialogue with discussions on the philosophy of technology, starting from the theoretical perspective of the actor-network by Bruno Latour and the anthological realism and analogue limits discussed by Ethan Kleinberg. In this sense, we began to understand the role of a Digital History in the contemporary context and the discourses surrounding its implementation in public education. Secondly, we looked at public policies in the state of Mato Grosso to understand the relationship between technological solutionist discourses and neoliberal rationality. In a third step, we moved on to empirical research, using thematic content analysis, where a questionnaire was carried out with History professionals working in 2023 in the state schools of the Barra do Garças Regional Directorate of Education, in Mato Grosso. From this research, we realised the importance of critical development around digital artefacts in History Teaching and knowledge of the orientation of public policies within a neoliberal rationality. Finally, in the propositional dimension of this research, a website was developed to firstly share the results of this research digitally. Secondly, to create an environment for disseminating historical information on History Teaching and TDIC.
Palavra-chave: Ensino de história
Saberes e práticas no espaço escolar
Escola
Currículo e ensino de história
Tecnologias digitais
Palavra-chave em lingua estrangeira: History teaching
Knowledge and practices in the school space
School
Curriculum and history teaching
Digital technologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA
Referência: SOARES, Carlos Rodrigo. Tecnologias digitais no ensino de história: discurso solucionista e plataformização na SEDUC/MT. 2024. 159 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6673
Data defesa documento: 18-Mai-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

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