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Tipo documento: Dissertação
Título: História, cinema e governos autoritários : aula-oficina sobre perseguições as minorias no tempo presente
Autor(es): Tomazela, Fernanda Santos
Orientador(a): Sotana, Edvaldo Correa
Membro da Banca: Marques, Ana Maria
Membro da Banca: Fronza, Marcelo
Membro da Banca: Sotana, Edvaldo Correa
Membro da Banca: Silva, Sônia Maria de Meneses
Resumo : Esse trabalho pretende relacionar o ensino de história, o uso do cinema e a realização de Aulasoficinas. Diante do cenário político mundial em que governos autoritários de extrema-direita avançaram nos últimos anos, considera-se fundamental tratar dessa temática por acreditarmos na necessidade de compreender esse novo fenômeno político do século XXI e defender os princípios que regem as sociedades democráticas. Entende-se que o cinema pode ser utilizado para refletir sobre o tema. Assim, nossa intenção é utilizar o filme V de vingança (2006) como fonte histórica no processo de aprendizagem histórica de jovens estudantes. Nele, pretendese selecionar cenas que possibilitem discutir o tema minorias. A partir da produção cinematográfica, pretende-se dialogar com outras fontes de pesquisa para o ensino de história. Confrontando diferentes fontes e considerando os discentes como sujeitos ativos no processo formação, o presente trabalho objetiva apresentar o seguinte produto: Aula-oficina para trabalhar com cenas de longa-metragem e refletir sobre a perseguição das minorias por regimes autoritários. Espera-se, assim, fomentar a reflexão sobre as práticas dos governos autoritários.
Resumo em lingua estrangeira: This work intendsto relate the teaching of history, the use of cinema and the holding of classesworkshops. Given the global political scenario in which far-right authoritarian governments have advanced in recent years, it is considered essential to address this issue as we believe in the need to understand this new political phenomenon of the 21st century and defend the principles that govern democratic societies. It is understood that cinema can be used to reflect on a topic. Thus, our intention isto use the film V for Vendetta (2006) as a historicalsources in the historical learning process of young students. In it, we intend to select scenes that make it possible to discuss the topic of minorities. Based on cinematographic production, the intention isto dialogue with other sources of research for teaching history. Comparing different sources and considering students as active subjects in the training process, this work aims to present the following product: Workshop Class to work with scenes from the film to reflect on the persecution of minorities by authoritarian regimes. It is hoped, therefore, to encourage reflection on the practices of authoritarian governments.
Palavra-chave: Ensino de história
Aprendizagem histórica
Aula-oficina
Cinema
Regimes autoritários
Minorias
Palavra-chave em lingua estrangeira: Historical teaching
Historical learning
Workshop class
Movie theater
Authoritarian regimes
Minorities
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA
Referência: TOMAZELA, Fernanda Santos. História, cinema e governos autoritários: aula-oficina sobre perseguições as minorias no tempo presente. 2024. 138 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6675
Data defesa documento: 10-Abr-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

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