Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6676
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorValendolf, Silvio Cesar-
dc.date.accessioned2025-03-26T20:24:04Z-
dc.date.available2024-06-04-
dc.date.available2025-03-26T20:24:04Z-
dc.date.issued2023-12-11-
dc.identifier.citationVALENDOLF, Silvio Cesar. A Educação de Jovens e Adultos - EJA na Escola Professora Edeli Mantovani, SINOP-MT: história, educação e cidadania. 2023. 79 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6676-
dc.description.abstractThe present dissertation investigates the Teaching of History in Adult and Youth Education (EJA) at the Professora Edeli Mantovani School in Sinop – MT, exploring the interconnection among the key elements of History, Citizenship, and Democracy. When approaching the Adult and Youth Education (EJA), we focus not only on the transmission of historical knowledge but also on the formation of conscious and participative citizens, essential elements for strengthening democratic pillars and reclaiming the civic conditions of these students. Using participatory qualitative research, we analyze pedagogical practices in Adult and Youth Education (EJA) that promote a critical understanding of History, identifying its influence on citizenship construction. We also emphasize the importance of developing educational strategies that empower young people to comprehend not only the past but also to actively participate in contemporary society. This study contributes to the advancement of the Adult and Youth Education (EJA), providing light on how the Teaching of History can be an effective instrument in training capable engaged citizens of contributing to the consolidation of democratic values in their communities and, consequently, in society at large.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-03-20T12:55:46Z No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Silvio Cesar Valendolf.pdf: 1410825 bytes, checksum: 61cd309114bfbe1ea0751530fc6377a3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-03-26T20:24:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Silvio Cesar Valendolf.pdf: 1410825 bytes, checksum: 61cd309114bfbe1ea0751530fc6377a3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-26T20:24:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Silvio Cesar Valendolf.pdf: 1410825 bytes, checksum: 61cd309114bfbe1ea0751530fc6377a3 (MD5) Previous issue date: 2023-12-11en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA Educação de Jovens e Adultos - EJA na Escola Professora Edeli Mantovani, SINOP-MT : história, educação e cidadaniapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de históriapt_BR
dc.subject.keywordEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subject.keywordHistóriapt_BR
dc.subject.keywordCidadaniapt_BR
dc.subject.keywordDemocraciapt_BR
dc.contributor.advisor1Fronza, Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0732803418759032pt_BR
dc.contributor.referee1Fronza, Marcelo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0732803418759032pt_BR
dc.contributor.referee2Bonete, Wilian Junior-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7339543110127451pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9652720516665455pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação investiga o Ensino de História na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Professora Edeli Mantovani, em Sinop – MT e explora o entrelaçamento entre os elementos-chave de História, Cidadania e Democracia. Ao abordar a Educação de Jovens e Adultos (EJA), focalizamos não apenas na transmissão de conhecimento histórico, mas, também, na formação de cidadãos conscientes e participativos, elementos fundamentais para o fortalecimento dos pilares democráticos e para o resgate das condições cidadãs desses estudantes. Tendo por base metodológica a pesquisa qualitativa participante, analisamos as práticas pedagógicas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que promovem uma compreensão crítica da História, identificando suas influências na construção da cidadania. Destacamos, também, a importância de serem desenvolvidas estratégias educacionais que capacitem os jovens e adultos a compreenderem não apenas o passado, mas, também, a participarem ativamente da sociedade contemporânea. Este estudo contribui para o avanço do campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), fornecendo luz sobre como o Ensino de História pode ser uma ferramenta eficaz na formação de cidadãos engajados, capazes de contribuir para a consolidação dos valores democráticos em suas comunidades e, por conseguinte, na sociedade em geral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2Teaching of historypt_BR
dc.subject.keyword2Youth and adult educationpt_BR
dc.subject.keyword2Historypt_BR
dc.subject.keyword2Citizenshippt_BR
dc.subject.keyword2Democracypt_BR
dc.contributor.referee3Gomes, Cristiane Thais do Amaral Cerzosimo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5536589010345097pt_BR
dc.contributor.referee4Rodrigues Júnior, Osvaldo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4998638258339975pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2023_Silvio Cesar Valendolf.pdf1.38 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.