Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6676
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A Educação de Jovens e Adultos - EJA na Escola Professora Edeli Mantovani, SINOP-MT : história, educação e cidadania |
Autor(es): | Valendolf, Silvio Cesar |
Orientador(a): | Fronza, Marcelo |
Membro da Banca: | Fronza, Marcelo |
Membro da Banca: | Bonete, Wilian Junior |
Membro da Banca: | Gomes, Cristiane Thais do Amaral Cerzosimo |
Membro da Banca: | Rodrigues Júnior, Osvaldo |
Resumo : | A presente dissertação investiga o Ensino de História na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Professora Edeli Mantovani, em Sinop – MT e explora o entrelaçamento entre os elementos-chave de História, Cidadania e Democracia. Ao abordar a Educação de Jovens e Adultos (EJA), focalizamos não apenas na transmissão de conhecimento histórico, mas, também, na formação de cidadãos conscientes e participativos, elementos fundamentais para o fortalecimento dos pilares democráticos e para o resgate das condições cidadãs desses estudantes. Tendo por base metodológica a pesquisa qualitativa participante, analisamos as práticas pedagógicas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que promovem uma compreensão crítica da História, identificando suas influências na construção da cidadania. Destacamos, também, a importância de serem desenvolvidas estratégias educacionais que capacitem os jovens e adultos a compreenderem não apenas o passado, mas, também, a participarem ativamente da sociedade contemporânea. Este estudo contribui para o avanço do campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), fornecendo luz sobre como o Ensino de História pode ser uma ferramenta eficaz na formação de cidadãos engajados, capazes de contribuir para a consolidação dos valores democráticos em suas comunidades e, por conseguinte, na sociedade em geral. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present dissertation investigates the Teaching of History in Adult and Youth Education (EJA) at the Professora Edeli Mantovani School in Sinop – MT, exploring the interconnection among the key elements of History, Citizenship, and Democracy. When approaching the Adult and Youth Education (EJA), we focus not only on the transmission of historical knowledge but also on the formation of conscious and participative citizens, essential elements for strengthening democratic pillars and reclaiming the civic conditions of these students. Using participatory qualitative research, we analyze pedagogical practices in Adult and Youth Education (EJA) that promote a critical understanding of History, identifying its influence on citizenship construction. We also emphasize the importance of developing educational strategies that empower young people to comprehend not only the past but also to actively participate in contemporary society. This study contributes to the advancement of the Adult and Youth Education (EJA), providing light on how the Teaching of History can be an effective instrument in training capable engaged citizens of contributing to the consolidation of democratic values in their communities and, consequently, in society at large. |
Palavra-chave: | Ensino de história Educação de jovens e adultos História Cidadania Democracia |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teaching of history Youth and adult education History Citizenship Democracy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA |
Referência: | VALENDOLF, Silvio Cesar. A Educação de Jovens e Adultos - EJA na Escola Professora Edeli Mantovani, SINOP-MT: história, educação e cidadania. 2023. 79 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6676 |
Data defesa documento: | 11-Dec-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2023_Silvio Cesar Valendolf.pdf | 1.38 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.