Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6678
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Victor Póvoas Jucá Corrêa-
dc.date.accessioned2025-04-01T17:30:54Z-
dc.date.available2024-06-07-
dc.date.available2025-04-01T17:30:54Z-
dc.date.issued2023-09-20-
dc.identifier.citationLIMA, Victor Póvoas Jucá Corrêa. "Maçonaria": entrecruzando a história do Brasil e a história da África com o rap de Azagaia. 2023. 200 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6678-
dc.description.abstractThis research in the field of history education, comprising the situated historical cognition of young people and the didactics of history as a verification of the historical consciousness of young people and adults, aims to reflect on historical learning through the historical source of rap, by Mozambican Azagaia (Edson da Luz). With the intention of building an education that liberates, by reflecting sensitive themes, such as colonization and the structural permanence of the post-colonial world system, and the continuity of colonialism, by addressing historical narrative in rap songs, freemasonry and Azagaia's bomber, so that from decolonial thinking and approaching rap and its historical narrative, as a decolonizing practice of teaching the history of Africa from the perspective of the Mozambican rapper. The historical class is held as a way of understanding the historical learning of young people through youth culture artifacts in high school in a public school in the city of Várzea Grande in the State of Mato Grosso, felt by young people in experience, expressed in narratives, which are your interpretations. The reflection regarding young people's ways of thinking, sampled in their narratives understood as a reflection of their historical consciousness, are constituted in the interaction with historical culture, expressed in the rap narrative, enabling temporal orientation in the present, mobilizing a liberating historical education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-03-20T13:28:30Z No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Victor Póvoas Jucá Corrêa Lima.pdf: 4305870 bytes, checksum: 3821354d45e4e7a3967af2d27685a838 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-04-01T17:30:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Victor Póvoas Jucá Corrêa Lima.pdf: 4305870 bytes, checksum: 3821354d45e4e7a3967af2d27685a838 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-01T17:30:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Victor Póvoas Jucá Corrêa Lima.pdf: 4305870 bytes, checksum: 3821354d45e4e7a3967af2d27685a838 (MD5) Previous issue date: 2023-09-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.title"Maçonaria" : entrecruzando a história do Brasil e a história da África com o rap de Azagaiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de históriapt_BR
dc.subject.keywordDidática da históriapt_BR
dc.subject.keywordRappt_BR
dc.subject.keywordAzagaiapt_BR
dc.contributor.advisor1Fronza, Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0732803418759032pt_BR
dc.contributor.referee1Fronza, Marcelo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0732803418759032pt_BR
dc.contributor.referee2Borges, Ana Carolina da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5376386779095092pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7004667079376594pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa no campo da educação histórica, compreendendo a cognição histórica situada dos jovens e a didática da história como verificação da consciência histórica de jovens e adultos, tem como objetivo refletir acerca da aprendizagem histórica através da fonte histórica do rap, do moçambicano Azagaia (Edson da Luz). Com a intenção de construir uma educação que liberte, ao refletir temas sensíveis, como a colonização e a permanência estrutural do sistema mundo pós-colonial, e a continuidade do colonialismo, ao abordar narrativa histórica nas músicas de rap, maçonaria e homem bomba de Azagaia, para que a partir do pensamento decolonial e ao abordar o rap e sua narrativa histórica, como prática descolonizadora de ensinar a história da África na perspectiva do rapper moçambicano. Realiza-se a aula histórica como forma de perceber a aprendizagem histórica de jovens através dos artefatos da cultura jovem no ensino médio em uma escola pública na cidade de Várzea Grande no Estado de Mato Grosso, sentidos pelos jovens na experiência, expressados em narrativas, que são suas interpretações. A reflexão referente às maneiras de pensar dos jovens, amostradas em suas narrativas entendidas enquanto reflexo de sua consciência histórica, são constituídas na interação com a cultura histórica, expressa na narrativa do rap possibilitando a orientação temporal no presente mobilizando uma educação histórica libertadora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2History teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Didactics of historypt_BR
dc.subject.keyword2Rappt_BR
dc.subject.keyword2Azagaiapt_BR
dc.contributor.referee3Azambuja, Luciano de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3584532898039896pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2023_Victor Póvoas Jucá Corrêa Lima.pdf4.2 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.