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http://ri.ufmt.br/handle/1/6679
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A “Guerra do Fogo” : o uso do filme como fonte histórica para o ensino de história |
Autor(es): | Costa, Walfreds Chaves da |
Orientador(a): | Trovão, Flavio Vilas Boas |
Membro da Banca: | Trovão, Flavio Vilas Boas |
Membro da Banca: | Lourenco, Elaine |
Membro da Banca: | Sotana, Edvaldo Correa |
Resumo : | Essa dissertação tem como objeto de estudo o uso do filme histórico como fonte histórica no processo de ensino-aprendizagem de História. Como referência foi utilizado a obra fílmica A Guerra do Fogo (1981). Esse estudo tem por objetivo refletir sobre a utilização de filmes em sala de aula e como o educador pode fazer a sua análise, sendo mais um documento além dos que já estão disponíveis para os estudantes. A proposta é realizar uma decoupagem fílmica da forma que o docente faria junto aos estudantes ao analisar um filme histórico. O estudo foi orientado por teorias desenvolvidas de autores que estudaram sobre Cinema e História, como Ferro (2010), Morettin (2003), Trovão (2016, 2017) e os demais que se dedicaram a relacionar o Cinema com o Ensino de História, tais como Napolitano (2003), Fonseca (2009), Barros (2007), Trovão (2022), Abud (2004) e Mocellin (2009) e aquele que propõe a aprendizagem significativa no ensino de História como Rüsen (2009). Como metodologia, utilizei a análise fílmica, realizando a decoupagem do filme escolhido. A partir disso são traçados caminhos de como o educador pode utilizar o filme em sala de aula junto aos estudantes através da problematização. |
Resumo em lingua estrangeira: | This dissertation aims to study the use of historical film as a historical source in the History teaching-learning process. The film Quest for Fire (1981) was used as a reference. This study aims to reflect on the use fo films in the classroom and how the educator can analyze them, being another document in addition to those already avaliable to students. The proposal is to carry out a filmic decoupage in the way that the teacher would do with students when analyzing a historical film. The study was guided by theories developed by authors who studied Cinema and History, such as Ferro (2010), Morettin (2003), Trovão (2016, 2017) and others who dedicated themselves to relating Cinema with History Teaching, such as such as Napolitano (2003), Fonseca (2009), Barros (2007), Trovão (2022), Abud (2004) and Mocellin (2009) and those who propose meaningful learning in the teaching of History such as Rüsen (2009). As a methodology, I used film analysis, decoupage the chosen film. From this, paths are outlined on how the educator can use the film in the classroom with students through problematization. |
Palavra-chave: | Ensino de história Fonte histórica Cinema Filme Problematização |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teaching history Historical source Movie theater Film Problematization |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA |
Referência: | COSTA, Walfreds Chaves da. A “Guerra do Fogo”: o uso do filme como fonte histórica para o ensino de história. 2024. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6679 |
Data defesa documento: | 22-Mar-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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