Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6681
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | As histórias que não te contaram : a representação das mulheres nos materiais didáticos de história do sistema estruturado de ensino para o ensino médio em Mato Grosso |
Autor(es): | Fenerich, Lúcia Marestone |
Orientador(a): | Mendes, Luís César Castrillon |
Membro da Banca: | Mendes, Luis Cesar Castrillon |
Membro da Banca: | Marques, Ana Maria |
Membro da Banca: | Almeida, Marli Auxiliadora de |
Resumo : | Essa pesquisa objetiva analisar a presença e a participação das mulheres nas narrativas dos livros didáticos de História para o Ensino Médio, bem como elas estão neles representadas a partir das perspectivas do conceito de representação proposto por Roger Chartier (1990) e Sandra Jatahy Pesavento (2012). Intenciona também promover a reflexão e o debate em sala de aula acerca das representações, dos representados, das intencionalidades dos processos de construção do imaginário social, do questionamento e da desnaturalização destes enquadramentos dos espaços sociais tão profundamente arraigados no imaginário coletivo. Uma reflexão ancorada no não-protagonismo feminino, mas cuja compreensão permitirá aos professores e estudantes do Ensino Médio uma ampla conexão com as demandas de outros grupos silenciados pelas narrativas tradicionais. As estratégias metodológicas foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. A pesquisa bibliográfica foi desenvolvida com base em material já elaborado, construído principalmente de livros e artigos científicos (Gil, 2002) e as fontes analisadas foram as apostilas de História do Sistema Estruturado de Ensino para o Ensino Médio, Sistema Maxi de Ensino, Fundação Getúlio Vargas, SEDUC – MT, 2023. O produto final da pesquisa foi a elaboração de um material paradidático intitulado de Mulheres infames – as histórias que não te contaram, apresentando algumas mulheres apagadas e invisibilizadas nas narrativas dos livros didáticos e na própria História. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research aims to analyze the presence and participation of women in the narratives of History textbooks for High School, as well as how they are represented in them from the perspectives of the concept of representation proposed by Roger Chartier (1990) and Sandra Jatahy Pesavento (2012). It also intends to promote reflection and debate in the classroom about representations, those represented, the intentionalities of the processes of construction of the social imaginary, the questioning and denaturalization of these frameworks of social spaces so deeply rooted in the collective imagination. A reflection anchored in female non-protagonism, but whose understanding will allow high school teachers and students a broad connection with the demands of other groups silenced by traditional narratives. The methodological strategies were bibliographical research and documentary research. The bibliographical research was developed based on already prepared material, mainly made up of books and scientific articles (Gil, 2002) and the sources analyzed were the History booklets of the Structured Education System for High School, Maxi Education System, Fundação Getúlio Vargas, SEDUC – MT, 2023. The final product of the research was the creation of a paradidactic material entitled Infamous Women – the stories they didn't tell you, presenting some women erased and made invisible in the narratives of textbooks and in History itself. |
Palavra-chave: | Ensino de história Livros didáticos Sistema estruturado de ensino Ensino médio Representação das mulheres |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | History teaching Didatic books Structured education system High school Representation of women |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA |
Referência: | FENERICH, Lúcia Marestone. As histórias que não te contaram: a representação das mulheres nos materiais didáticos de história do sistema estruturado de ensino para o ensino médio em Mato Grosso. 2024. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6681 |
Data defesa documento: | 1-Oct-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2024_Lucia Marestone Fenerich.pdf | 13.24 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.