Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6681
Tipo documento: Dissertação
Título: As histórias que não te contaram : a representação das mulheres nos materiais didáticos de história do sistema estruturado de ensino para o ensino médio em Mato Grosso
Autor(es): Fenerich, Lúcia Marestone
Orientador(a): Mendes, Luís César Castrillon
Membro da Banca: Mendes, Luis Cesar Castrillon
Membro da Banca: Marques, Ana Maria
Membro da Banca: Almeida, Marli Auxiliadora de
Resumo : Essa pesquisa objetiva analisar a presença e a participação das mulheres nas narrativas dos livros didáticos de História para o Ensino Médio, bem como elas estão neles representadas a partir das perspectivas do conceito de representação proposto por Roger Chartier (1990) e Sandra Jatahy Pesavento (2012). Intenciona também promover a reflexão e o debate em sala de aula acerca das representações, dos representados, das intencionalidades dos processos de construção do imaginário social, do questionamento e da desnaturalização destes enquadramentos dos espaços sociais tão profundamente arraigados no imaginário coletivo. Uma reflexão ancorada no não-protagonismo feminino, mas cuja compreensão permitirá aos professores e estudantes do Ensino Médio uma ampla conexão com as demandas de outros grupos silenciados pelas narrativas tradicionais. As estratégias metodológicas foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. A pesquisa bibliográfica foi desenvolvida com base em material já elaborado, construído principalmente de livros e artigos científicos (Gil, 2002) e as fontes analisadas foram as apostilas de História do Sistema Estruturado de Ensino para o Ensino Médio, Sistema Maxi de Ensino, Fundação Getúlio Vargas, SEDUC – MT, 2023. O produto final da pesquisa foi a elaboração de um material paradidático intitulado de Mulheres infames – as histórias que não te contaram, apresentando algumas mulheres apagadas e invisibilizadas nas narrativas dos livros didáticos e na própria História.
Resumo em lingua estrangeira: This research aims to analyze the presence and participation of women in the narratives of History textbooks for High School, as well as how they are represented in them from the perspectives of the concept of representation proposed by Roger Chartier (1990) and Sandra Jatahy Pesavento (2012). It also intends to promote reflection and debate in the classroom about representations, those represented, the intentionalities of the processes of construction of the social imaginary, the questioning and denaturalization of these frameworks of social spaces so deeply rooted in the collective imagination. A reflection anchored in female non-protagonism, but whose understanding will allow high school teachers and students a broad connection with the demands of other groups silenced by traditional narratives. The methodological strategies were bibliographical research and documentary research. The bibliographical research was developed based on already prepared material, mainly made up of books and scientific articles (Gil, 2002) and the sources analyzed were the History booklets of the Structured Education System for High School, Maxi Education System, Fundação Getúlio Vargas, SEDUC – MT, 2023. The final product of the research was the creation of a paradidactic material entitled Infamous Women – the stories they didn't tell you, presenting some women erased and made invisible in the narratives of textbooks and in History itself.
Palavra-chave: Ensino de história
Livros didáticos
Sistema estruturado de ensino
Ensino médio
Representação das mulheres
Palavra-chave em lingua estrangeira: History teaching
Didatic books
Structured education system
High school
Representation of women
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA
Referência: FENERICH, Lúcia Marestone. As histórias que não te contaram: a representação das mulheres nos materiais didáticos de história do sistema estruturado de ensino para o ensino médio em Mato Grosso. 2024. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6681
Data defesa documento: 1-Oct-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2024_Lucia Marestone Fenerich.pdf13.24 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.