Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6683
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMorais, Edenilson José de-
dc.date.accessioned2025-04-01T18:21:21Z-
dc.date.available2019-08-09-
dc.date.available2025-04-01T18:21:21Z-
dc.date.issued2019-03-25-
dc.identifier.citationMORAIS, Edenilson José de. Aprendizagem histórica através das pinturas de Moacyr Freitas: os usos e apropriações de imagens no ensino de história regional. 2019. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6683-
dc.description.abstractThis dissertation had as main objective to investigate the use of iconography in the teaching of Regional History, particularly using the historical pictures produced by the painter Cuiabano Moacyr Freitas and present in the didactic book History of Mato Grosso: from the ancestry to the present days, that were constituted in our object of study. It was intended to analyze the way these images incorporated the official speeches, produced by the Historical and Geographical Institute of Mato Grosso. It was tried to verify that writers and historians influenced in the elaboration of the screens and that intentionality can be evidenced when observing these historical pictures. It was sought to emphasize in what ways the teacher of History of Basic Education can make use of such images in the classroom trying to understand them and interpret them critically together with the students. For the development of this work, the works of Moacyr Freitas, painter and writer, member of the IHGMT, historical institution that contributed to the construction of a Mato Grosso regional identity and to the legitimation of an official History of positivist orientation were used.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2024-12-03T14:23:30Z No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Edenilson José de Morais.pdf: 2889593 bytes, checksum: 1e6d3cb47a94998ae7c108a8c5b62608 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-04-01T18:21:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Edenilson José de Morais.pdf: 2889593 bytes, checksum: 1e6d3cb47a94998ae7c108a8c5b62608 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-01T18:21:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Edenilson José de Morais.pdf: 2889593 bytes, checksum: 1e6d3cb47a94998ae7c108a8c5b62608 (MD5) Previous issue date: 2019-03-25en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAprendizagem histórica através das pinturas de Moacyr Freitas : os usos e apropriações de imagens no ensino de história regionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordIconografiapt_BR
dc.subject.keywordHistória regionalpt_BR
dc.subject.keywordEnsino de históriapt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Renilson Rosa-
dc.contributor.advisor-co1Marques, Ana Maria-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3982340840178047pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4919452710416508pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Renilson Rosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4919452710416508pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues Junior, Osvaldo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4998638258339975pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8808582964132220pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação teve como objetivo principal investigar a utilização da iconografia no ensino de História Regional, particularmente recorrendo aos quadros históricos produzidos pelo pintor cuiabano Moacyr Freitas e presents no livro didático História de Mato Grosso: da ancestralidade aos dias atuais, que se constituíram em nosso objeto de estudo. Pretendeu-se analisar a maneira como estas imagens incorporaram o discursos oficial, produzido pelo Instituto Histórico e Geografico de Mato Grosso. Procurou-se verificar que escritores e historiadores influenciaram na elaboração das telas e que intencionalidades podem ser evidenciadas ao se observar estes quadros históricos. Procurou-se enfatizar de que maneiras o professor de História da Educação Básica pode fazer uso de tais imagens na sala de aula procurando compreendê-las e interpretá- las de maneira crítica juntamente com seus alunos. Para o desenvolvimento desse trabalho foram utilizadas as reproduções das obras de Moacyr Freitas, pintor e escritor, membro do IHGMT, instituto histórico que contribuiu para a construção de uma identidade regional mato-grossense e para a legitimação de uma História oficial neste estado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2Iconographypt_BR
dc.subject.keyword2Regional historypt_BR
dc.subject.keyword2History teachingpt_BR
dc.contributor.referee3Mendes, Luís César Castrillon-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8467284121434242pt_BR
dc.contributor.referee4Marques, Ana Maria-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3982340840178047pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2019_Edenilson José de Morais.pdf2.82 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.