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Tipo documento: Dissertação
Título: Aprendizagem histórica através das pinturas de Moacyr Freitas : os usos e apropriações de imagens no ensino de história regional
Autor(es): Morais, Edenilson José de
Orientador(a): Ribeiro, Renilson Rosa
Coorientador: Marques, Ana Maria
Membro da Banca: Ribeiro, Renilson Rosa
Membro da Banca: Rodrigues Junior, Osvaldo
Membro da Banca: Mendes, Luís César Castrillon
Membro da Banca: Marques, Ana Maria
Resumo : Esta dissertação teve como objetivo principal investigar a utilização da iconografia no ensino de História Regional, particularmente recorrendo aos quadros históricos produzidos pelo pintor cuiabano Moacyr Freitas e presents no livro didático História de Mato Grosso: da ancestralidade aos dias atuais, que se constituíram em nosso objeto de estudo. Pretendeu-se analisar a maneira como estas imagens incorporaram o discursos oficial, produzido pelo Instituto Histórico e Geografico de Mato Grosso. Procurou-se verificar que escritores e historiadores influenciaram na elaboração das telas e que intencionalidades podem ser evidenciadas ao se observar estes quadros históricos. Procurou-se enfatizar de que maneiras o professor de História da Educação Básica pode fazer uso de tais imagens na sala de aula procurando compreendê-las e interpretá- las de maneira crítica juntamente com seus alunos. Para o desenvolvimento desse trabalho foram utilizadas as reproduções das obras de Moacyr Freitas, pintor e escritor, membro do IHGMT, instituto histórico que contribuiu para a construção de uma identidade regional mato-grossense e para a legitimação de uma História oficial neste estado.
Resumo em lingua estrangeira: This dissertation had as main objective to investigate the use of iconography in the teaching of Regional History, particularly using the historical pictures produced by the painter Cuiabano Moacyr Freitas and present in the didactic book History of Mato Grosso: from the ancestry to the present days, that were constituted in our object of study. It was intended to analyze the way these images incorporated the official speeches, produced by the Historical and Geographical Institute of Mato Grosso. It was tried to verify that writers and historians influenced in the elaboration of the screens and that intentionality can be evidenced when observing these historical pictures. It was sought to emphasize in what ways the teacher of History of Basic Education can make use of such images in the classroom trying to understand them and interpret them critically together with the students. For the development of this work, the works of Moacyr Freitas, painter and writer, member of the IHGMT, historical institution that contributed to the construction of a Mato Grosso regional identity and to the legitimation of an official History of positivist orientation were used.
Palavra-chave: Iconografia
História regional
Ensino de história
Palavra-chave em lingua estrangeira: Iconography
Regional history
History teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA
Referência: MORAIS, Edenilson José de. Aprendizagem histórica através das pinturas de Moacyr Freitas: os usos e apropriações de imagens no ensino de história regional. 2019. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6683
Data defesa documento: 25-Mar-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

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