Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6689
Tipo documento: Dissertação
Título: Ensino de história, violência e racismo : o uso do slam poetry como estratégia em sala de aula
Autor(es): Iurczak, Michely Maria Zanão
Orientador(a): Ribeiro, Renilson Rosa
Coorientador: Rodrigues Junior, Osvaldo
Membro da Banca: Ribeiro, Renilson Rosa
Membro da Banca: Marques, Ana Maria
Membro da Banca: Cavalcanti Junior, Ary Albuquerque
Membro da Banca: Rodrigues Júnior, Osvaldo
Membro da Banca: Valério, Mairon Escorsi
Resumo : O uso do Slam Poetry como estratégia em sala de aula, surgiu a partir da minha inquietação como professora de História efetiva da rede pública no Estado de Mato Grosso, lotada em escolas de perímetro urbano e periférica da cidade de Várzea Grande, onde presencio com muita freqüência atos de violência no espaço escolar. Partindo dessa situação, é possível questionar: Como debater a prática da violência no espaço escolar? Como incluir nas aulas de História temáticas de conscientização de um ensino democrático e humano? De que forma os professores de História podem utilizar o Slam Poetry como estratégia para trabalhar a questão da violência e racismo no ensino de História? É no ambiente escolar que assuntos relevantes para a sociedade são debatidos e pensados coletivamente como professora e por muitas vezes mediadora de conflitos, penso que inserir a prática do Slam Poetry em aulas de história, seja um instrumento de ensino que possibilite aos estudantes contestarem toda forma de violência que eles presenciam e sofrem, ao mesmo tempo em que se sintam estimulados a fazerem denúncias e pensarem coletivamente em possibilidades de mobilizarem ações de enfrentamento e resistência as mais diversas formas de violência e repressão que ferem sua humanidade. Nesse sentido o objetivo dessa dissertação é fazer uma reflexão sobre as possibilidades do Ensino de História levantar e debater questões pertinentes às práticas e discursos racistas que se traduzem em atos de violência na sociedade e como essas práticas refletem no espaço escolar, buscando inserir por meio de projeto pedagógico de intervenção e multidisciplinar as batalhas de poesia, conhecidas com o slams, na qual os estudantes sejam protagonistas e agentes de transformação no meio em que vivem e atuam, que o espaço escolar seja o palco de reflexões e debates diante do desafio da mudança de valores, de lógicas e representações sobre o outro, principalmente daqueles que se sentem violados de seus direitos e que fazem parte de grupos historicamente excluídos e oprimidos da sociedade.
Resumo em lingua estrangeira: El uso de laPoesíaSlam como estrategiaenel aula surgió de mis inquietudes como profesora de Historia eficaz enlared pública enel Estado de Mato Grosso, trabajandoenescuelas de las zonas urbanas y periféricas de laciudad de Várzea Grande, donde fui testigo congranfrecuencia de actos de violenciaenespacios escolares. A partir de esta situación es posiblepreguntarse: ¿Cómo podemos discutir lapráctica de laviolenciaenlasescuelas? ¿Cómo incluir temas de concientización sobre laenseñanza democrática y humana enlasclases de Historia? ¿Cómopuedenlosprofesores de Historia utilizar SlamPoetry como estrategia para trabajarel tema de laviolencia y el racismo enlaenseñanza de Historia? Es enelámbito escolar donde se debaten y reflexionancolectivamentecuestiones relevantes para lasociedad. Como docente y muchasveces mediadora de conflictos, creo que incluir laprácticadelSlamPoetryenlasclases de historia es un instrumento de enseñanza que permite a losestudiantes impugnar cualquier forma. de violencia que presencian y sufren, al mismotiempo que se sienten alentados a denunciar y pensar colectivamenteenposibilidades de movilizaracciones para enfrentar y resistir las más diversas formas de violencia y represión que dañansuhumanidad. En este sentido, el objetivo de esta disertación es reflexionar sobre lasposibilidades de la Enseñanza de la Historia para plantear y debatir cuestiones pertinentes a las prácticas y discursos racistas que se traducenenactos de violenciaenlasociedad y cómo estas prácticas se reflejanenelespacio escolar, buscando insertar a través de unproyecto pedagógico de intervención y batallas poéticas multidisciplinarias, conocidas como slams, enlas que losestudiantesson protagonistas y agentes de transformaciónenel entorno enel que viven y trabajan, que elespacio escolar sea elescenario de reflexiones y debates ante eldesafío de cambio de valores, lógicas y representaciones sobre losdemás, especialmente aquellos que sienten que sus derechoshan sido vulnerados y que forman parte de grupos históricamente excluidos y oprimidos de la sociedad.
Palavra-chave: Ensino de história
Slam poetry
Violência escolar
Ensino democrático
Palavra-chave em lingua estrangeira: Enseñanza de la historia
Poesía slam
Violencia escolar
Enseñanza democrática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA
Referência: IURCZAK, Michely Maria Zanão. Ensino de história, violência e racismo: o uso do slam poetry como estratégia em sala de aula. 2024. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6689
Data defesa documento: 3-Mai-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2024_Michely Maria Zanão Iurczak.pdf5.26 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.