Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6698
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Educação física e interculturalidade : formação continuada e colaborativa no contexto xavantinense |
Autor(es): | Oliveira, Davidson Ferreira |
Orientador(a): | Gomes, Luciane de Almeida |
Membro da Banca: | Gomes, Luciane de Almeida |
Membro da Banca: | Alencar, Joelma Cristina Parente Monteiro |
Membro da Banca: | Kawashima, Larissa Beraldo |
Resumo : | Esta pesquisa explora a intersecção entre Educação Física e Interculturalidade, focalizando a formação continuada e colaborativa de docentes com o objetivo de fomentar uma prática pedagógica que promova a interculturalidade no contexto escolar. O estudo foi realizado com professores de Educação Física escolar de escolas urbanas não indígenas que atendem alunos da etnia Xavante na cidade de Nova Xavantina-MT. O objetivo principal é investigar a percepção e a experiência dos professores em relação à valorização da cultura indígena e à promoção da interculturalidade no ambiente escolar, identificando os anseios e os desafios na construção de espaços acolhedores e participativos. Metodologicamente, a pesquisa adota um enfoque qualitativo, sendo uma pesquisa-ação com inspiração colaborativa, baseando-se em Ibiapina (2008), utilizando ciclos de reflexões entre os professores para analisar, refletir e aprimorar suas práticas pedagógicas. Os encontros formativos foram estruturados para fomentar discussões sobre a interculturalidade, bem como sobre os aspectos legais e pedagógicos da Educação Física, com referências a autores como Fensterseifer e González (2020), Candau (2008), Walsh (2009), Neira (2009), entre outros. Ao longo desses ciclos, os professores refletiram sobre suas práticas atuais, discutiram os desafios enfrentados e propuseram soluções para promover uma educação mais participativa e intercultural. Além dos ciclos de reflexões, foram realizadas entrevistas inicial e final para a coleta de dados, com a análise seguindo uma abordagem descritiva das respostas dos partícipes. As entrevistas permitiram compreender as perspectivas, experiências e desafios dos professores em relação à valorização da cultura indígena e à promoção da interculturalidade. Os resultados indicaram que, apesar das dificuldades enfrentadas, há um comprometimento crescente dos professores em integrar práticas que respeitem e valorizem as múltiplas culturas. Dessa forma, a pesquisa evidencia que a formação continuada dos professores de Educação Física é um componente essencial para a promoção da interculturalidade nas escolas. Por meio da reflexão crítica e da prática pedagógica que valoriza a cultura indígena, é possível construir uma educação mais justa e equitativa. Portanto, esta investigação serve como um convite à ação para professores e gestores, para que a busca por uma prática pedagógica que respeite e valorize a interculturalidade seja uma meta coletiva, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes, respeitosos e engajados na construção de uma sociedade plural e equitativa. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research explores the intersection between Physical Education and Interculturality, focusing on the continuing and collaborative training of teachers with the aim of fostering a pedagogical practice that promotes interculturality in the school context. The study was conducted with Physical Education teachers from non indigenous urban schools that serve students of the Xavante ethnic group in the city of Nova Xavantina-MT. The main objective is to investigate the perception and experience of teachers in relation to the valorization of indigenous culture and the promotion of interculturality in the school environment, identifying the desires and challenges in the construction of welcoming and participatory spaces. Methodologically, the research adopts a qualitative approach, being an action research with collaborative inspiration, based on Ibiapina (2008), using cycles of reflections among teachers to analyze, reflect and improve their pedagogical practices. The training sessions were structured to encourage discussions on interculturality, as well as on the legal and pedagogical aspects of Physical Education, with references to authors such as Fensterseifer and González (2020), Candau (2008), Walsh (2009), Neira (2009), among others. Throughout these cycles, teachers reflected on their current practices, discussed the challenges faced, and proposed solutions to promote more participatory and intercultural education. In addition to the reflection cycles, initial and final interviews were conducted to collect data, with analysis following a descriptive approach of the participants' responses. The interviews allowed us to understand the perspectives, experiences, and challenges of teachers in relation to the appreciation of indigenous culture and the promotion of interculturality. The results indicated that, despite the difficulties faced, there is a growing commitment among teachers to integrate practices that respect and value multiple cultures. Thus, the research shows that the ongoing training of Physical Education teachers is an essential component for promoting interculturality in schools. Through critical reflection and pedagogical practices that value indigenous culture, it is possible to build a more just and equitable education. Therefore, this research serves as a call to action for teachers and managers, so that the search for a pedagogical practice that respects and values interculturality becomes a collective goal, contributing to the formation of more aware, respectful citizens who are engaged in the construction of a plural and equitable society. |
Palavra-chave: | Educação física Interculturalidade Formação continuada Formação colaborativa |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Physical education Interculturality Continued training Collaborative training |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF |
Referência: | OLIVEIRA, Davidson Ferreira. Educação física e interculturalidade: formação continuada e colaborativa no contexto xavantinense. 2024. 140 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6698 |
Data defesa documento: | 24-Fev-2025 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – FEF – PROEF – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2025_Davidson Ferreira Oliveira.pdf | 3.31 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.